São João de Campina Grande: 5 Dicas para aproveitar

Confira como nasceu essa festa e as principais atrações da tradição!

sao joao campina grande

Falar em festa junina no Brasil é falar do São João de Campina Grande, na Paraíba.

Afinal, essa celebração é mesmo impressionante! Seja nas atrações musicais, na culinária típica, no artesanato ou nas diversas opções de entretenimento da festa, tudo por lá muito variado, gostoso e divertido. Anualmente, milhões de turistas se reúnem para curtir esse festejo que não tem hora para acabar. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, isso muda um pouquinho, mas vamos torcer para que as notícias sejam verdadeiras e que a festa aconteça ainda em outubro ou novembro deste ano. Enquanto isso, é importante ter todas as informações à mão para viver a experiência do maior arraiá do Brasil, quando ele chegar. Ao longo deste texto, vamos trazer tudo que você precisa saber sobre o São João de Campina Grande. Então, não deixe de conferir até o final. Boa leitura!

Conheça a origem da festa de São João

A colonização portuguesa iniciada no século XVI trouxe a tradição da festa junina para o Brasil.  Em Portugal, ela fazia parte de um grupo de celebrações religiosas realizadas em junho, conhecidas como as festas dos santos. No Brasil, se tornou a maior e mais famosa entre as festas juninas. A celebração oficial acontece no dia de São João no calendário católico, 24 de junho, com a intenção de celebrar a vida e obra de São João Batista. Porém, é comum que paróquias e comunidades de todo o país celebrem a data nos fins de semana anteriores ou seguintes, para que possa contar com a presença da população local.

Como começou a tradição do São João de Campina Grande?

O São João de Campina Grande começou em 1983, quando o prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu trazer todas as festas juninas para o centro da cidade.  O local escolhido foi o Parque do Povo, um espaço de 42 mil metros quadrados no qual se realiza o evento até hoje. O que ele não poderia imaginar é que a sua ideia teria criado o maior arraiá do Brasil! Hoje, o São João de Campina Grande segue por um mês, com a participação de cerca de 5000 artistas, 1800 atrações culturais, 12 palcos e crescendo!  O festejo acontece todos anos. Oficialmente, o calendário inicia nos primeiros dias de junho e vai até os primeiros dias de julho, se prolongando por 30 ou 31 dias de muita festa. E o público? São nada menos de 2,5 milhões de pessoas presentes nos 30 dias de festa, vindos de todas as partes do Brasil e do mundo!

Quando acontece o São João de Campina Grande?

O festejo acontece todos anos. Oficialmente, o calendário inicia nos primeiros dias de junho e vai até os primeiros dias de julho, se prolongando por 30 ou 31 dias de muita festa.  Em 2020, porém, a data teve que ser alterada em razão do distanciamento social imposto em prevenção ao avanço do coronavírus. Ainda que tenha previsão para ocorrer entre outubro e novembro, o certo é que a festa depende de a quarentena acabar. Então, é bom ficar ligado nas notícias e atualizações antes de marcar sua viagem.

Quais são as atrações do São João de Campina Grande?

O São João de Campina Grande no Parque do Povo conta com atrações musicais, diárias, tanto no quartel general do forró (palco principal da festa), quando nos demais locais de apresentação. Além disso, apresentações religiosas e as famosas quadrilhas juninas para animar a festa e botar os presentes para dançar. Na gastronomia, tem muita comida boa : os pratos como bolo de milho, curau, cocadas, pamonhas se espalham pelas diversas barraquinhas, oferecendo opções para todos os gostos. Para os fãs de forró, a Locomotiva Forrozeira é um trem que faz o percurso de Campina Grande a Galante (cerca de 1h30 de trajeto), com os ritmistas dentro do transporte e os passageiros dançando sem parar. Já a Vila Sítio São João é uma reprodução cenográfica de um vilarejo rural do século XIX.  Por lá, o turista encontra mais atrações musicais e pratos típicos. Na Vila do Artesão, empreendedores locais vendem seus produtos em barraquinhas. A maior parte do artesanato é feito em couro, linha, madeira, renda, algodão colorido e outras matérias-primas naturais. Uma das novidades preparadas para 2020 é o projeto San Jon, com personagens contando a história dessa festa tradicional para crianças através de um desenho animado. E a atração para os pequenos não fica por aí, já que existe a previsão de uma arena no Parque do Povo destinada para ser um espaço lúdico e de diversão para os pequenos.Há também, diversas outras casas de festa e espaços pela cidade que são dominados pelo festejo, com atividades de sobra para ocupar 30 dias com a magia do São João de Campina Grande.

Festa de São João em Campina Grande em 2020: programação completa

Como já destacado, a tradicional festa de São João em Campina Grande ganhou uma nova data em 2020. Assim, em vez de ser realizada em junho, ela está prevista para 9 de outubro a 8 de novembro, mantendo 30 dias de comemoração ininterruptos.

A programação do São João de Campina Grande

Curioso para conhecer a programação completa do São João de Campina Grande? A lista de atrações que você vai ver agora foi anunciada, inicialmente, para a celebração marcada para junho. Como ela teve que ser adiada, a ideia é que se mantenha o programa, mas pode haver mudanças na ordem das apresentações e até nos artistas participantes. De qualquer forma, vale para registro e para criar uma expectativa sobre a festa: Dia 1 (abertura): Flávio José, Calcinha Preta, Biliu de Campina, Genival e João Lacerda, Eric Land Dia 2: Simone e Simaria, JM Puxado, Capilé, Tinho Lima Dia 3: Banda Encantus, Sâmya Maia, Felipe Alcântara, Fernanda Lima Dia 4: Louvor e Adoração Dia 5: Dorgival Dantas, Luan Estilizado, Pedrinho Pegação, Felipe Warley Dia 6: Kátia Cilene, Banda Cascavel, Aduílio Mendes Dia 7: Walkyria Santos, Gil Mendes, Fabiana e Forró das Antigas, Mexe Ville Dia 8: Felipe Araújo, Fabiano Guimarães, Coroné Grilo, Anna Barros Dia 9: Waldonys, Os 3 do Nordeste, Forró da Barka, Edu e Maraial Dia 10: Padre Nilson e convidados Dia 11: Geovane Júnior, Estella Alves, Filipe Santosn Dia 12: Cavalo de Pau, Forrozão das Antigas, Poeta Francinaldo, Cumpade João e Seu Cabras Dia 13: Matheus e Kauan, Jonas Esticado, Henry Freitas, Berinho Lima Dia 14: Zé Neto e Cristiano, Edyr Vaqueiro, Fabiano Guimarães, Matheus Fernandes Dia 15: Brasas do Forró, Assisão, Duquinha, Forró da Resenha Dia 16: Karkará, Forró 3x4, Niedson Lua, Candeeiro Natural Dia 17: Elba e convidados Dia 18: Ton Oliveira, Douglas Pegador, Os Parazin, Rapha Mello Dia 19: Eliane, Tan, Gitana Pimentel Dia 20: Gustavo Mioto, Naiara Azevedo, Ramon Schnayder, Garota Sertaneja Dia 21: Henrique e Juliano, Iohannes, Os Gonzagas, Coco Seco - Cesar e Artur Dia 22: Bonde do Brasil, Priscila Senna, Forró Campina, Forró do Nosso Jeito Dia 23: Luizinho Calixto, Forró D2, Diego Santana Dia 24: Evento religioso Dia 25: Ana Barros, Inaldete Amorim, João Neto Pegadão Dia 26: Cavaleiros do Forró, Forró do Garotinho, Bob Léo Mercadoria, Lucca e Wilker Dia 27: Raí Saia Rodada, Márcia Fellipe, Banda Palov, Donas da Farra Dia 28: Wesley Safadão, Luka Bass, Gegê Bismarck, Fabrício Rodrigues Dia 29: Santanna, o Cantador, Ranniery Gomes, Tony Dumond.\

5 dicas para aproveitar o maior São João do mundo

Quando a festa começar, o que você mais vai querer é aproveitar este que é o maior São João do Mundo, não é verdade? Então, fique ligado nestas dicas:

1. Quando começar a planejar a viagem?

A cidade anfitriã do evento fica no interior e tem 355 mil habitantes, mas costuma receber mais de 2 milhões no São João de Campina Grande Ou seja, toda a infraestrutura da cidade fica concentrada no evento e começa a lotar rapidamente. Por isso, planejamento é a palavra-chave para não perder o seu lugar na festa. Não deixe de fazer uma lista de tudo que é preciso reservar: hotel , passagens, estacionamentos, festas fechadas ou restaurantes que pretende conhecer.

2. Como chegar ao São João de Campina Grande?

É possível pegar vôos diretos de algumas das principais capitais do país para o aeroporto João Suassuna. Outra opção é desembarcar no aeroporto Presidente Castro Pinto (na capital do estado, João Pessoa).De lá, é possível é seguir para Campina Grande em um voo interno, de ônibus (demora cerca de 2 horas) ou alugando um carro (o trajeto dura cerca de 1h20).

3. Onde ficar hospedado?

A nossa indicação para quem quer curtir os dias no São João de Campina Grande com conforto é o ibis Styles Campina Grande. Este hotel fica a poucos minutos do aeroporto e do shopping center da cidade. Mas o diferencial é a proximidade com a festa: são apenas 5 minutos de caminhada até o Parque do Povo, principal polo de entretenimento do São João de Campina Grande. Os quartos são decorados com temática de São João para você entrar no clima.  Além disso, oferecem frigobar, smart TV, ar condicionado, wi-fi gratuito, além de espaço e conforto para descansar depois de tanto forró.

4. Onde comer

sSe bater uma fominha, veja as nossas sugestões com o melhor da gastronomia local:

Feira Central de Campina Grande

Criada no século XVIII, na feira central, você consegue comprar todos os elementos típicos da culinária local, como a goma de tapioca, frutas típicas nordestinas, carne de bode, queijo coalho, a carne seca, entre outras iguarias.  >Além disso, há barraquinhas vendendo comidas já prontas, para provar lá mesmo.

Bar do Cuscuz

Um dos mais conhecidos da cidade, o Bar do Cuscuz oferece um cardápio extenso de culinária típica. Para acompanhar os pratos, há apresentações de trios de forró e o visual do Açude Velho.

Bobódromo

Para quem quer se aventurar na culinária paraibana, o Bobódromo se especializou em receitas com carne de bode.  >Tem bode assado, na buchada, no picadinho e de diversas outras formas.Fica na mesma região do Bar do Cuscuz e também conta com apresentação de trios de forró.

5. Visite outras atrações de Campina Grande

Sempre é uma boa ideia conhecer a cidade do evento, concorda? Então, vamos ver quais as outras atrações de Campina Grande.

Memorial Maior São João do Mundo

Esse simpático e pequeno museu fica perto do Parque do Povo.  Ele é todo dedicado a contar a história do São João de Campina Grande desde a sua criação, com cartazes, fotos, adereços típicos e roupas usadas em festas anteriores.A entrada é gratuita.

Museu de Arte Popular da Paraíba

O museu foi projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer e possui três salas em formato circular, cada uma dedicada a um aspecto da riqueza cultural nordestina: o artesanato, a música e o cordel. A exposição em cada um deles, porém, não é fixa: ela é sempre alterada para homenagear diferentes artistas da região Também tem entrada gratuita.

Museu Digital de Campina Grande

Por apenas R$ 10 de entrada, é possível aprender mais sobre a história da cidade de Campina Grande de maneira totalmente interativa. Há um mapa digital, um espaço de realidade virtual, jogos interativos, espaços projetados para a sua selfie, karaokê de músicas típicas e muito mais!

Conclusão

Animado para dançar forró e comer várias delícias ao longo dos dias de São João em Campina Grande? O Grupo Accor está presente no Nordeste e tem diversas opções de hospedagens para você curtir as férias em todos os destinos de festas juninas. Nossa rede conta com hotéis que oferecem uma vasta gama de comodidades, assim como diárias para todos os bolsos e gostos.  O que não falta em nenhum deles é o conforto que você precisa para aproveitar a estadia sem se preocupar com mais nada!  Conheça os nossos hotéis e faça já a sua reserva.

Nossos artigos recentes