11 julho 2024
2 minutos
Aos fãs da literatura e do turismo, Santiago possui pontos turísticos que fazem parte da história do escritor
11 julho 2024
2 minutos
Nasceu em Parral, mas viveu em cidades como Valparaiso e El Quisco. E foi em Santiago que Neruda encontrou o último amor de sua vida, viu o Chile ser tomado pelos militares e faleceu em 73 ao lado de Matilde Urrutia. Ramon Nunes Mello é poeta e ativista dos Direitos Humanos. Colunista no Brasil Post, conheceu a obra de Neruda através do filme “O Carteiro e o Poeta”. Ele se lembra da cena em que o entregador de cartas, apaixonado por Beatriz (referência à Divina comédia, de Dante Alighieri), pergunta ao escritor sobre o segredo de se fazer poesia. “Então Neruda apresenta-lhe a metáfora, e a poesia... Logo fui em busca dos livros de Neruda e encontrei Veinte poemas de amor y una canción desesperada, um clássico da literatura cheio de imagens belas e apaixonadas”, completa.
“Foi emocionante conhecer o lugar onde o poeta viveu na década de 50 com Matilde, grande amor de sua vida. Me chamou a atenção como o ambiente traduz a personalidade excêntrica do poeta. Lá estão vários objetos pessoais do poeta, como livros e cartas (do período pré-ditadura de Pinochet) e manuscritos dos seus poemas”.A casa foi construída em 1953, e há quem diga que o objetivo era para os encontros secretos de Neruda com sua amante e futura esposa, Urrutia. Por causa de seu cabelo ruivo esvoaçante, a casa foi chamada de La Chascona, ou A Descabelada, na linguagem indígena. Construída com a forma de um navio, foi toda decorada pelos então namorados, desde os móveis até as flores do jardim. Foi nesta casa que Neruda viu Allende sofrer um golpe militar, o que prejudicou ainda mais a sua saúde. Hoje a casa se tornou um Museu dedicado ao escritor, mantendo os móveis e os artigos de decoração que foram acumulados durantes os anos como diplomata. É possível ver o Nobel de Literatura e o quadro pintado por Diego Rivera em homenagem ao escritor. Localizada no boêmio bairro do Bellavista, está próxima a um dos restaurantes preferidos do poeta, o Venezia.
Outro ótimo passeio é conhecer o Parque Florestal. Construído em um espaço entre o Rio Mapocho e a Alameda é um lugar repleto de árvores, banquinhos e muito frequentado pela população. Foi neste parque que Pablo Neruda conheceu Matilde Urrutia. É ainda caminho para três pontos turísticos da cidade, O Mercado Central, La Vega e o Museu de Bellas Artes. São cinco quarteirões de muita história, cultura e belezas naturais em meio ao centro movimentado de Santiago.
Pablo Neruda era grande amante da culinária, não atoa escreveu poemas como o “Ode ao caldillo de congrio”, e o Venezia era um de seus locais preferidos. Inspirado na cozinha chilena, o próprio cardápio já lhe dá motivos para escolher o Venezia como ponto de parada para um almoço tradicional. Os clássicos nacionais podem ser experimentados, como o peixe frito com salada chilena, a cazuela chilena e ainda o lomo a lo pobre.Com um cardápio totalmente temático, inspirado no poeta chileno, o chef Carlo von Muhlenbrock abriu em 2013 o Osadia. “Ode à Cebola”, “Ode à Alcachofra” e “Ode ao Milho” são apenas alguns dos poemas escritos em homenagem aos ingredientes que tanto gostava. No restaurante, o cardápio contém pratos com trechos de versos do poeta, como a Caçarola de Milho em Cama da Pacífica Pasta de Coração Verde, sendo “pacífica pasta de coração verde” uma referência à alcachofra. A poesia de Neruda caminha ainda pela sopa da casa, ou como se chama, Caldo de Congro Gigante de Nevada Carne. O prato principal é o Carré de Cordeiro Aromatizado a Lenha e Sal que Canta, acompanhado de Tomates Assados ao Alho e Talos da Redonda Rosa d'Água, em que a “redonda rosa d'água” se refere à cebola.
Descubra ofertas imperdíveis nas reservas de hotéis Accor e acumule Pontos Reward no programa de fidelidade ALL. Saiba como surgiu a Black Friday, o verdadeiro significado da Cyber Monday, e confira dicas valiosas para aproveitar essas datas da melhor forma possível, com acesso a ofertas exclusivas de hospedagem em hotéis.
São Paulo, a maior cidade da América do Sul, é um centro pulsante de cultura, gastronomia e lazer, com inúmeros parques, museus e restaurantes renomados. Para elevar o nível da sua estadia, os hotéis Pullman oferecem experiências exclusivas que capturam a essência da cidade, além de localizações estratégicas em alguns dos bairros mais icônicos. Descubra mais a seguir!
Confira dicas dos melhores lugares para conhecer no mês 9!
Vamos fazer uma roadtrip? Confira os roteiros que não podem ficar de lado na hora de fazer seu planejamento!
De praias paradisíacas ao cerrado, veja ideias para repor as energias!
Confira nossas dicas e saiba onde passar o Carnaval tranquilo!
Veja como não passar perrengue ao viajar sozinho e quais são os melhores lugares para conhecer solo. Leia!