Saiba o que fazer no Pará com 4 dicas

o que fazer no pará

A diversidade de atrativos turísticos faz com que o estado do Pará, na região Norte do Brasil, seja uma ótima opção de viagem. Há vários destinos que podem ser visitados, dos mais urbanos, com passeios culturais e históricos, aos que possibilitam um contato mais próximo com a natureza. Venha descobrir o que fazer no Pará!

Visitar Santarém

Localizada entre Belém e Manaus, na rota fluvial do Rio Amazonas, Santarém é a cidade que funciona como base para quem quer visitar Alter do Chão, pois é a única cidade da região com aeroporto – Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, que recebe voos diretos diários saindo de Belém, Manaus e Brasília. Embora seja apenas um local de passagem para muitas pessoas, é um destino doPará que merece pelo menos um dia inteiro para fazer alguns passeios. O principal deles é o encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, que pode ser visto do calçadão da orla à beira-rio ou nos passeios de barco que saem diariamente do Terminal Fluvial Turístico em diversos horários. Outros passeios interessantes em Santarém são o Centro Cultural João Fona, com exposição de artesanato feito pelos povos indígenas da região, e a Floresta Nacional de Tapajós, uma área preservada que fica a 50km da cidade.

Conhecer Alter do Chão

Alter do Chão é um distrito de Santarém e vem se firmando como um dos principais destinos turísticos do Pará. A distância é de 37 km e o acesso é feito pela Rodovia Everaldo Martins. Já da capital, Belém, a distância é de 1350 km, o que faz com que a maioria das pessoas opte por chegar pelo aeroporto de Santarém. Outra opção é fazer o trajeto nas embarcações que saem de Manaus ou de Belém. São viagens longas, que duram respectivamente 2 e 3 noites navegando pelo Rio Amazonas, mas que possibilitam vivenciar uma experiência diferente. As praias de água doce de Alter do Chão, nos Rios Tapajós e Arapiuns, formam paisagens espetaculares e já foram consideradas como as mais bonitas do Brasil. E, para conseguir aproveitar ao máximo, a dica é viajar entre os meses de agosto a dezembro, temporada seca que deixa o volume de água mais baixo. Também há passeios de lancha e barco para outras praias. Se quiser conhecer alguns eventos típicos locais, como a Festa do Sairé e o Festival dos Botos, que unem tradição, folclore e religiosidade, escolha viajar em setembro, quando ambas são realizadas.

Relaxar na Ilha do Marajó

Outro destino turístico no Pará que está entre as boas opções de viagens no Brasil é a Ilha do Marajó, um arquipélago na região norte do estado formado por mais de 2 mil ilhas e ilhotas e banhado pelo Rio Amazonas, Rio Tocantins e pelo Oceano Atlântico. Um lugar de muitas belezas naturais, cercado de muitas lendas, mistérios e tradições. A Ilha do Marajó tem 12 municípios, sendo Soure e Salvaterra os mais bem estruturados para o turismo e os mais procurados. A melhor forma de chegar até lá é pegar um voo para o Aeroporto de Belém e depois um barco, lancha ou catamarã saindo do Terminal Hidroviário de Belém. O trajeto fluvial leva cerca de 2 horas. Para quem está de carro, há a opção de atravessar na balsa que sai diariamente de Icoaraci e vai até o Porto Camará. Há ainda passeios no estilo bate e volta oferecidos por agências locais. E a melhor época para fazer esta viagem também é o período da seca, que vai de agosto a dezembro. Com quase 50 mil km², é considerada a maior ilha fluviomarítima do mundo. Entre os atrativos estão as praias, os passeios de barco e a proximidade com a flora e a fauna, principalmente com os búfalos, animais muito presentes na região, inclusive nas áreas urbanas. Entre os atrativos culturais na Ilha do Marajó estão as apresentações de danças típicas e as cerâmicas que são uma réplica da arte feita pelo povo marajoara, que habitava a ilha há mais de 3 mil anos e que deu origem ao nome.

Apreciar a capital paraense, Belém

A capital do estado não pode faltar na lista do que fazer no Pará. Belém é uma cidade repleta de atrações turísticas famosas, como o Mercado Ver-o-Peso, com muitos produtos típicos locais, e a Estação das Docas, que tem bares e restaurantes com vista para a Baía do Guajará. Para quem prefere passeios culturais e históricos, as melhores escolha são o Theatro da Paz, construído no século XIX, e a chamada “Cidade Velha”, no centro, onde estão a Catedral Metropolitana de Belém, a Igreja de Santo Alexandre, o Museu de Arte Sacra e a Casa das Onze Janelas, um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira. Entre os lugares com mais natureza o destaque é o Mangal das Garças, uma ampla área verde com lagos, espaços para caminhar ou descansar à beira do rio Guamá e muitas espécies de aves. Não deixe de visitar também a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, onde está a imagem da Santa que deu origem ao Círio de Nazaré, festa mais tradicional da cidade e uma das maiores festas religiosas do país.

Viaje com a Accor!

Os hotéis da Accor no Pará oferecem conforto e qualidade para os turistas, com opções de hospedagem que agradam a todos os estilos e atendem a todos os bolsos. Na capital, dois destaques são o ibis budget Belém Batista Campos, que fica no centro comercial da cidade, perto do Shopping Pátio Belém e do Teatro da Paz, e tem café da manhã e um bar 24h; e o ibis Styles Belém Hangar, com design moderno, sala de reuniões,  área de lazer com piscina e academia. É só escolher qual deles tem mais a ver com o que você procura e aproveitar todas as opções do que fazer no Pará!E suas viagens podem ficar ainda melhores com o programa de fidelidade ALL. São descontos e benefícios exclusivos para que você possa aproveitar cada vez mais os destinos dos seus sonhos no Brasil ou no exterior.

Nossos artigos recentes