Explorando uma São Paulo fascinante e acessível

Embarque nesse roteiro com o blogueiro Ricardo Shimosakai e descubra atrações incríveis para pessoas com necessidades especiais

acessibilidade; pessoas com necessidades especiais; cadeirantes; mobilidade reduzida;

São Paulo é a maior cidade da América do Sul, um verdadeiro caldeirão de cultura, gastronomia e tradições, derivadas das mais diferentes etnias e tendências, que por esta enorme diversidade, sempre tem opções para agradar a todos os gostos. O centro da cidade é efervescente, e para quem quer conhecer a essência paulistana, tem nessa região as melhores opções da cidade, e sem necessitar de grandes deslocamentos. Também pode ser considerada a cidade mais acessível do Brasil, pois é possível encontrar diversos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

1 - Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade contempla um dos maiores acervos culturais do Brasil com mais de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e materiais audiovisuais. A Sala de Estudos, Sala de Convivência, Salas expositivas e Terraço funcionam todos os dias 24h. Possui intérprete de Libras e disponibiliza acervo em braile e áudio. Visitas Orientadas podem ser programadas para as terças e quintas-feiras, às 10h ou às 15h, através do telefone (11) 3775-0003.

2 - Theatro Municipal

O Teatro Municipal de São Paulo, a principal casa de ópera do país, é um local que vale a pena ser visitado fora dos horários de espetáculos. Oferece como recurso para a pessoa cega materiais táteis e olfativos sobre a história do teatro. O acesso para cadeirantes, é feito através de uma plataforma localizada no portão lateral esquerdo do teatro. Visitas guiadas são feitas através de agendamento pelo telefone (11) 3053 2092 ou pelo e-mail tmeducativo@theatromunicipal.org.br 

3 - Praça das Artes

A Praça das Artes é um complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e exposições. Criada como extensão das atividades do Theatro Municipal suas características arquitetônicas indicam que sua vocação vai além da música e dança eruditas. A mesma administração do Theatro Municipal também cuida das visitas guiadas na Praça das Artes, então o agendamento é feito pelos mesmos canais citados anteriormente. Para ambos os locais, a entrada é gratuita.

4 - Galeria do Rock

O Shopping Center Grandes Galerias se popularizou como a Galeria do Rock na década de 70, quando várias lojas de disco começaram a se intalar no local, atraindo um público interessado em música, principalmente no rock. São 450 lojas de skate, tatuadores, estúdios de piercing, lojas de roupas exóticas e customizadas, CDs, salões de beleza, fãs de hip hop, que faz do lugar um ponto bastante irreverente, atraindo visitantes para conhecer essa diversidade cultural. Possui rampas e elevadores, facilitando o acesso.

5 - Bar Brahma

O Bar Brahma é um dos mais tradicionais bares da cidade de São Paulo, localizado na famosa esquina da Avenida Ipiranga com a São João, eternizada na música de Caetano Veloso. Considerado pela imprensa como tendo um dos melhores petiscos e chopes da cidade, também tem sábados de ótima feijoada e recebe frequentemente ótimas bandas e cantores da música brasileira para animar ainda mais o ambiente.

6 - Museu da Diversidade Sexual

Considerado um dos únicos no mundo, o Museu da Diversidade Sexual e tem como objetivo valorizar a diversidade sexual no país. São Paulo valoriza muito essa parte da população, e sedia anualmente uma dos maiores eventos do público LGBT do mundo. Através do Núcleo de Ação Educativa do museu, é possível fazer visitas educativas com duração de 1 hora contemplando grupos de no máximo 30 pessoas, que podem ser agendadas de terça a sexta. A entrada é gratuita e não há classificação etária.

7 - Terraço Itália

Muito mais do que um ótimo restaurante, o Terraço Itália é um procurado atrativo turístico, por oferecer uma vista privilegiada da cidade de São Paulo, a 41 andares de altura. O restaurante é divido em Bar, Salão Nobre e Sala Panorama, todos com vista panorâmica. Vale a pena chegar um tempo antes para ver o pôr do sol, e depois aproveitar a vista da cidade iluminada pelas inúmeras lâmpadas, num lugar aconchegante e saboreando uma deliciosa refeição servida a luz de velas.

8 - Edifício Copan

O Copan é um dos mais emblemáticos edifícios da cidade. Único pela sua forma sinuosa foi projetado por Oscar Niemeyer em 1951. São mais 1.160 apartamentos, divididos em 6 blocos onde vivem mais de 5.000 moradores. É considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil e o maior edifício residencial da América Latina, tão grande que até ganhou um CEP próprio. Além dos apartamentos, o Copan ainda oferece andares comerciais, com mais de 70 lojas além de restaurantes bastante apreciados pelo gosto popular. 

Nossos artigos recentes