Dia Nacional da Saúde 2021: origem e importância da data

dia nacional da saúde

Pode parecer só mais uma data comemorativa, mas o Dia Nacional da Saúde é bem mais importante do que isso. É sobre um convite para refletir sobre como estamos cuidando da saúde e sobre como ela é capaz de tornar a vida mais tranquila e feliz, com qualidade e longevidade. Embora o Dia Nacional da Saúde seja celebrado apenas uma vez no ano, serve como lembrete que essa é uma ação para se fazer todos os dias. E você, como tem cuidado da sua? Com a pandemia causada pelo novo coronavírus , a saúde se tornou um pilar ainda mais importante. Nunca se falou tanto sobre ela e sobre os cuidados que precisamos ter para manter esse precioso bem. Então, que tal reservar alguns minutos do seu dia para refletir sobre a importância de cuidar da saúde em tempos onde contar com ela é um privilégio ainda maior? Confira neste texto tudo o que você precisa saber sobre o Dia Nacional da Saúde.

Qual é o Dia Nacional da Saúde?

No Brasil, o Dia Nacional da Saúde é celebrado sempre no dia 5 de agosto. Uma data para conscientizar os brasileiros sobre a importância de cuidar da saúde, promover a qualidade de vida e também homenagear um dos maiores nomes da medicina brasileira. Alguém que provou que medidas sanitárias são importantes aliadas para combater epidemias. Uma descoberta tão impactante que é referência até hoje para o combate ao coronavírus, seja ao usar máscara ou álcool em gel para evitar a contaminação. Oswaldo Cruz é o nome dele. Continue a leitura para saber mais sobre o que ele fez pela medicina no Brasil e conhecer outras curiosidades sobre a data.

Entenda a origem do Dia Nacional da Saúde

A origem do Dia Nacional da Saúde coincide com o dia do nascimento do médico e sanitarista Oswaldo Cruz. Nascido em um dia 5 de agosto de 1872, Oswaldo foi um importante nome no combate a perigosas epidemias, como a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Um nome que se tornou destaque no enfrentamento de muitas das doenças do século 20, porque acreditava que medidas sanitárias eram poderosas aliadas para erradicá-las. Para combater a febre amarela, por exemplo, chegou a percorrer milhares de casas para lacrar caixas d'água e conferir se existiam pessoas doentes dentro das residências. Foi uma verdadeira revolução para a época e que trouxe grandes avanços para a medicina no país. Mesmo com o pioneirismo de Oswaldo Cruz na medicina experimental e combate à infecções no Brasil, o Dia Nacional da Saúde só surgiu anos depois. Passou a fazer parte do calendário oficial brasileiro através da Lei nº 5.352 , de 8 de novembro de 1967. Desde então, a data é comemorada com uma série de ações por parte do governo e de empresas no dia 5 de agosto.

O que se comemora no dia 05 de agosto?

Como a gente destacou lá no início, o Dia Nacional da Saúde tem uma data especial, mas sua importância vale para os 365 dias do ano. Ainda assim, em 5 de agosto, muitas são as ações realizadas para lembrar a importância da saúde na vida de todos nós - na sequência, vamos falar sobre elas. Antes, uma curiosidade: você sabia que o Dia Nacional da Saúde não é o único lembrado na data? Além de ser o 217º dia do ano no calendário gregoriano, no dia 5 de agosto, se comemoram datas como: Dia da Cultura Caipira (em São Paulo) Dia da Farmácia (no Brasil) Dia Nacional da Vigilância Sanitária (no Brasil) Fundação da Paraíba (na Paraíba) E se a data cair na primeira sexta-feira de agosto, também é comemorado o Dia Internacional da Cerveja (no mundo).

Como o Dia Nacional da Saúde é comemorado

Assim como acontece em outras datas comemorativas, o Dia Nacional da Saúde é marcado por celebrações em várias cidades do Brasil. Todos os anos, são realizadas ações de conscientização, blitz educativas, campanhas públicas de esclarecimento e programações diferenciadas para celebrar a data. A maioria delas são realizadas pelo próprio governo e órgãos de saúde, como mutirões para aferir a glicemia e pressão arterial da população e oferecer exames de rotina. Além disso, também é muito comum que empresas, lojas e outros estabelecimentos comerciais ofereçam serviços de cuidado à saúde e à qualidade de vida neste dia. São formas de conscientizar os brasileiros sobre a importância de cuidar da saúde e também de se informar sobre temas ligados a esse que é o bem mais precioso que existe. Assim sendo, além de ser um trabalho de conscientização também é um evento de fundo educativo. É sempre uma oportunidade de aprender sobre o que é preciso para viver com bem-estar e tranquilidade.

E o Dia Mundial da Saúde? Quando e como é comemorado?

Embora, no Brasil, o Dia Nacional da Saúde seja comemorado no dia 5 de agosto, existe ainda uma outra data do ano em que a saúde é celebrada. A diferença é que, neste caso, a comemoração acontece em nível mundial e com a adesão de vários países. Estamos falando do Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos no dia 7 de abril. A data coincide com a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi criada pela própria OMS em 1948, mas só foi comemorada pela primeira vez em 1950. Sua criação foi impulsionada pela preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população mundial. A cada ano, o Dia Mundial da Saúde tem um tema a ser trabalhado por órgãos de saúde de países de todo o mundo. Os temas escolhidos pela organização refletem os principais problemas que afetam a saúde de todos e se transformam em oportunidades para ampliar o debate e a conscientização sobre eles. Em 2019, por exemplo, o tema foi “Saúde universal: para todos e todas, em todos os lugares”. Uma forma de debater e incentivar o acesso, sem discriminação, de pessoas de todo o mundo a serviços de saúde de qualidade. Já em 2020, os homenageados foram profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento e combate ao novo coronavírus. Mesmo com a pandemia, a data reforçou a importância de pensar a saúde de modo global e homenageou médicos e enfermeiros que trabalham para combater a Covid-19. Em um momento em que a saúde pública mundial enfrenta uma crise sem precedentes , a celebração tem um simbolismo ainda maior. Seja neste ano ou em outros, o Dia Mundial da Saúde tem como objetivo conscientizar a população sobre os fatores que afetam a saúde e também sobre o que é preciso se atentar para melhorar a qualidade de vida. Na oportunidade, são levantadas questões relacionadas à saúde e realizadas ações de conscientização sobre o tema. O que também funciona como um estímulo para a criação de políticas voltadas ao bem-estar de pessoas de todo o mundo. Isso porque, segundo a Lei nº 8.080 , de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano e cabe ao Estado oferecer condições para seu exercício.

Conclusão

Como você pôde ver neste texto, o Dia Nacional da Saúde e o Dia Mundial da Saúde acontecem apenas duas vezes ao ano, mas suas celebrações devem ser diárias. Então, que tal comemorar a saúde cuidando de si mesmo e das pessoas que estão ao seu lado? Sabemos que ser saudável nos tempos atuais é um grande desafio em meio a rotinas estressantes, mas não é algo impossível. Saúde é vida: cuide da sua! Você pode fazer isso aos poucos. Ao optar por uma alimentação mais saudável e ao incluir a prática de atividades físicas na sua rotina. Dormir bem também ajuda, além de beber muita água e tentar ser positivo diante dos acontecimentos do dia a dia. Quer uma dica extra para cuidar e celebrar a saúde além do Dia Nacional da Saúde? Tirando aquela viagem que você tanto queria fazer do papel e reservando um tempinho para ela. Afinal, viajar também traz benefícios à saúde. Além de trazer mais alegria e leveza para a rotina, a viagem é um hábito que traz uma série de melhorias na qualidade de vida: Aumenta a autoestima e confiança, considerando que imprevistos podem acontecer e você vai conseguir contorná-los e se sentir muito bem por isso Aumenta a criatividade, já que amplia a visão de mundo do viajante que vai conhecer novos lugares , culturas e pessoas Aumenta o bem-estar, por funcionar como uma fuga da rotina Melhora a capacidade cognitiva, por incentivar o acesso a informações, culturas e experiências diferentes Melhora a função cardíaca, ao estimular o viajante a desbravar novos cenários e assim reduzir o sedentarismo Melhora a habilidade social, ao permitir contato com outras pessoas Permite ainda a criação de boas lembranças e, assim, o aumento de hormônios que proporcionam bem-estar, como a serotonina e a endorfina, ajudando a tornar a vida mais feliz e a afastar problemas, como a depressão. Os benefícios de viajar para a saúde são vários, assim como as oportunidades para conhecer lugares incríveis seja no Brasil ou no mundo quando tudo melhorar. Para viajar e se hospedar com conforto e praticidade você pode optar por um dos hotéis da Accor . Consulte as opções de hospedagem mais próximas ao destino que pretende conhecer e comemore não só o Dia Nacional da Saúde, como também o seu próprio bem-estar e plenitude em grande estilo.  Faça sua reserva com a ALL - Accor Live Limitless.

Nossos artigos recentes