Mumbai sob o olhar de Maharsi Patel

Bom dia! Meu nome é Maharsi Patel e moro em Mumbai, na Índia. Não me considero um fotógrafo profissional, mas, quando me deparo com uma maravilha da natureza, não posso deixar de registrá-la para sempre! Adoro a maneira como as imagens podem traduzir emoções e contar histórias e, ao mesmo tempo, serem capazes de transmitir o clima do momento. Para mim, a essência da fotografia é estar no lugar certo, na hora certa. Geralmente não mostro minhas fotos, quero apenas capturar momentos espontâneos em todo o seu esplendor.

O Portal da Índia é um símbolo de Mumbai. É o monumento mais famoso da cidade e ponto de partida de muitos turistas que querem explorar a cidade. O Portal é uma construção histórica da época da ocupação britânica. Todos os dias, é possível ver centenas de pombos voando ao seu redor. Já no inverno, milhares de gaivotas cercam o monumento formando um oceano de plumas à sua volta. O Portal está sempre lotado de gente, então a dica é visitá-lo logo cedo. Os passeios de ferry no entorno do monumento são muito populares: oferecem uma belíssima vista do oceano, à frente do Portal da Índia e, ao fundo, o não menos imponente Taj Mahal Palace e o Taj Hotel. O melhor horário para embarcar no ferry é um pouco antes do pôr do sol.

Os Jardins Circulares de Horniman são uma atração bastante conhecida de Mumbai, ideal para atividades ao ar livre. Os moradores de seus arredores os frequentam para corridas e caminhadas logo pela manhã e no fim da tarde. Além de apreciar a bela paisagem, os visitantes também podem passear pela sofisticada região onde eles ficam. Por lá há prédios novos e antigos, como a biblioteca asiática, o Elphinstone, a catedral, etc. – tanto dentro quanto ao redor dos jardins. Os magníficos traços arquitetônicos dessas construções, que datam de diferentes épocas, fazem dessa parte da cidade o lugar perfeito para fotógrafos e amantes da arquitetura. Carros antigos e esportivos ficam estacionados ao redor do círculo todo fim de semana, atraindo muitos entusiastas e, claro, fotógrafos!

O Sanjay Gandhi é um dos parques nacionais mais raros do mundo, situado no coração de uma das cidades mais populosas do planeta: Mumbai, na Índia. É o lar de uma incrível diversidade de flora e fauna, que, além do valor estético, histórico e cultural, oferecem um benefício ecológica para a cidade – talvez não haja outro lugar como esse na Terra. Muitas atividades são oferecidas por lá, como um passeio de trem ou de barco no seu lago. Se preferir, você pode explorar o parque a pé ou de bicicleta. A vastidão de sua floresta e seu reflexo na água são de tirar o fôlego! Minha época favorita para visitar este lugar é logo pela manhã, quando está calmo e fresco. Ter um parque assim em uma cidade como Mumbai é uma bênção!

Encontradas nas tranquilas profundezas do Parque Nacional Sanjay Gandhi, em Borivali, Mumbai, essas cavernas são popularmente conhecidas como Kanher, que vem do sânscrito e significa montanha negra (Krishna giri). São 109 cavernas budistas de diferentes tamanhos espalhadas por uma colina, talhadas em rocha vulcânica. Todo o complexo de pedras foi esculpido pela natureza, até mesmo seus degraus e suas estradas de acesso. Localizadas no alto, as cavernas permitem que você aproveite respirar um ar fresco! Elas também oferecem uma vista magnífica de todo o parque nacional e da cidade que as rodeia.

Ganesh Visarjan é o último dia do Ganesh Festival. Em Mumbai, é um dia de longas procissões suntuosas e solenes, enquanto os ídolos de Ganesh são levados ao mar e imersos em suas águas. As ruas de Mumbai se transformam em uma imensa reunião de pessoas, dança, música e cores. Quando o sol se põe sobre o Mar da Arábia, mais e mais ídolos de Ganesh se reúnem para o mergulho. No crepúsculo, tudo o que vemos é um imenso mar de gente.A praia, lotada, transborda energia e emoção. A sensação é de que os ídolos resplandecentes de Ganesh estão derrubando suas bênçãos sobre os seus devotos. A jornada dos ídolos para o mar é uma experiência que vale a pena acompanhar. Os carros alegóricos que levam as estátuas são puxados pelos participantes e correm em direção ao mar a uma velocidade maluca. Às vezes, o tanque muda de rumo, e a multidão corre para sair do seu caminho!

Marine Drive é um lugar onde o ar salgado predomina e milhares de pernas incansáveis percorrem de um lado para o outro, caminhando sobre centenas de tetrápodes. Ao pôr-do-sol, quando o céu ganha uma tonalidade laranja brilhante e contrasta com o azul profundo da noite, uma multidão de pessoas aprecia a vista excepcional da baía, encarando os reflexos dourados do Hospital Saifee, ao som dos chamados de vendedores de chá e crianças oferecendo flores.É aqui que você poderá testemunhar a natureza eclética de Mumbai: uma jovem calçando tênis Nike caros, correndo entre as ondas que quebram, passando por um sem-teto adormecido e diversas outras pessoas diferentes. Mumbai não pertence a ninguém, mas todo mundo tem um pedacinho de Marine Drive.

Nossos artigos recentes