17 julho 2024
7 minutos
Descubra os encantos da Terra da Cajuína e planeje sua próxima viajem ao Nordeste!
17 julho 2024
7 minutos
Teresina, no Piauí, pode até ser a única capital do Nordeste sem praia, mas nem por isso perde seu charme.
Conhecida por apelidos como Cidade Verde, Mesopotâmia Brasileira e Terra da Cajuína, ela é repleta de curiosidades e pontos turísticos interessantes. Com um povo pra lá de hospitaleiro e cultura vibrante, foi nela onde nasceu o poeta Torquato Neto, importante letrista de canções do Tropicalismo. Voltando um pouco mais no tempo, a cidade também foi residência de Barão de Castelo Branco e a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Está nos seus planos viajar para Teresina? Você vai se surpreender com as atrações que ela reserva. Encontre neste texto todas as informações que precisa para tornar sua experiência ainda mais completa na capital do Piauí.
Localizada no Centro-Norte do estado do Piauí e à margem direita do rio Parnaíba, Teresina é uma cidade limpa, organizada e tranquila. Por outro lado, reúne atrativos para todos os gostos e estilos, que começam com a hospitalidade de seu povo e vão até seus pontos turísticos. Se são de bons motivos para conhecer Teresina que você precisa para se animar ainda mais para viajar, listamos sete deles a seguir:
Diz o ditado popular que quem bebe das águas do rio Parnaíba não quer mais ir embora. >Talvez seja por isso que quem vai até Teresina se encanta não só pela cidade, como também pela hospitalidade local.
Ir até Teresina sem provar cajuína é como ir à Bahia e não comer acarajé. A bebida típica nordestina, preparada a partir do suco de caju, é considerada símbolo cultural da cidade.
A capital piauiense é emoldurada pelos rios Parnaíba e Poti. Na parte central de Teresina, eles se encontram dando a ela o apelido de Mesopotâmia do Nordeste.
Falando nos dois rios, um dos pontos turísticos mais encantadores de Teresina para quem ama natureza é o Parque Ambiental Encontro dos Rios. Com uma paisagem deslumbrante, o local conta até mesmo com um restaurante flutuante e quiosques de artesanato.
Junto com Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Goiânia, Maringá, Palmas e Salvador, Teresina é uma das cidades brasileiras planejadas. Olhando de cima, mais parece um tabuleiro de xadrez.
Em 1899, o cronista maranhense Coelho Neto deu à Teresina o título de Cidade Verde. Isso porque ela tem ruas e avenidas arborizadas e uma incrível diversidade vegetal por estar em uma zona de transição entre Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Mata de Cocais.
Os pratos oferecidos nos restaurantes de Teresina são saborosos e temperados. E se a dúvida é sobre o que fazer em Teresina, sobram opções de boates, cinemas, exposições, feiras, shows, teatros e, claro, pontos turísticos.
Fundada em 1852, ainda durante o Império, a história de Teresina começa quando tinha função administrativa e servia de capital provinciana do Piauí. Seu nome é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, quem convenceu Dom Pedro II a mudar a capital da província da cidade de Oeiras para uma cidade previamente planejada. Teresina foi desenhada por José Antônio Saraiva e João Isidoro França, com áreas separadas por atividades. De um lado ficava a esfera política e, de outro, o centro econômico, onde foi construído o mercado velho.
A cultura de Teresina mescla artesanato, danças folclóricas, como Bumba-meu-boi, Reisado e Quadrilha, além de lendas, como a Cabeça de Cuia, museus e teatros. Mas, sem dúvida, o mais marcante entre seus costumes é parar para apreciar uma cajuína fresquinha - símbolo da capital piauiense.
Com clima tropical, Teresina é uma cidade quente, com temperatura média de 27,6ºC. Como tem menos chuva no inverno do que no verão, a melhor época para viajar para esse destino com menor risco de se molhar é entre os meses de maio e agosto. Agora, para quem não liga para chuva, o verão é muito indicado. Afinal, a Teresina é quente durante todo o ano. Se gostar de festa, a dica é aproveitar o mês de junho para curtir os festejos de São João. Nessa época, a cidade ganha cores, comidas típicas, danças, música e apresentações do tradicional Bumba-meu-boi.
Mesmo sem praias, a capital do Piauí não deixa nada a desejar quando o assunto é o que fazer em Teresina. Bons restaurantes de culinária típica, lojas de artesanato, parques, pontos turísticos e praças arborizadas sempre são boas pedidas. Já à noite, diversas opções de apresentações, bares, boates, cinemas, shows e teatros compõem sua agitada vida noturna. Com uma variedade de atrações, a cidade se tornou, inclusive, rota de importantes congressos e feiras nacionais e internacionais.
Planejando seu roteiro pelos principais pontos turísticos de Teresina? Confira quais deles não podem ficar de fora do seu passeio:
De longe, o ponto turístico de Teresina mais bem avaliado pelos viajantes é também um de seus principais cartões-postais: o Complexo Turístico Ponte João Isidoro França. De dia, a ponte estaiada reserva uma vista privilegiada 360º de toda a cidade em seu mirante e, à noite, ganha iluminação especial, também servindo para fotos incríveis.
No coração da cidade, outra parada obrigatória é na Igreja de São Benedito. Construída em 1917, em homenagem ao padroeiro dos negros, ela fica ao lado de um cemitério de escravos e foi idealizada pelo povo negro.
Para conhecer mais detalhes da história de Teresina, a dica é ir até o Museu do Piauí. Localizado em um casarão charmoso, tem 16 salas com verdadeiros tesouros da cidade, como artefatos indígenas, fósseis, móveis e pinturas.
Com estilo neoclássico inspirado nos templos gregos, o Palácio de Karnak chama atenção por sua imponente arquitetura e paisagem composta por árvores, um belo jardim e um lago. Perfeito para fotos, também é histórico: já foi residência do Barão de Castelo Branco e, hoje, abriga o Poder Executivo do Piauí.
Guardado por uma escultura da Cabeça de Cuia logo em sua entrada, o Parque Ambiental Encontro dos Rios proporciona um momento único: o encontro dos rios Parnaíba e Poti. Com dois mirantes disponíveis, concentra ainda lojas de artesanato e produtos regionais, restaurantes, pontos de pesca e trilhas.
Uma dúvida comum a muitos turistas é se tem praia em Teresina, mas a resposta é não. Ao contrário de todas as outras capitais nordestinas, a do Piauí não é banhada pelo Oceano Atlântico. Teresina fica a 343 km do litoral, mas isso não impede uma esticada até as praias mais próximas. >Veja quais são elas:
Com águas cristalinas e tranquilas, a Praia de Barra Grande é ideal para banhos. Na maré baixa, forma piscinas naturais. Muito famosa entre amantes de esportes aquáticos como kitesurf, fica no município de Cajueiro da Praia e está a 393 km de Teresina.
Se busca uma praia mais badalada, a dica é ir até a Praia do Coqueiro. Distante a 347 km da capital piauiense, ela fica em Luís Correia e tem a melhor infraestrutura do litoral do estado, com bares e restaurantes à beira mar. Com uma barreira de corais em parte de sua extensão, visíveis apenas na maré baixa, também forma piscinas naturais de águas transparentes.
Cheia de lendas e mistérios, a Praia da Pedra do Sal fica em Parnaíba e a 349 km de Teresina. >Rochedos graníticos dividem a praia em duas regiões, mas os dois lados são paradisíacos. Diz a lenda que nela estão escondidos tesouros e que, além disso, também funciona como porto de OVNIs.
Existem várias opções de hotéis em Teresina, mas se o que busca é conforto, praticidade e economia, a sugestão é ficar no Ibis Teresina. O hotel fica bem no centro da cidade, a 400 metros da principal avenida da cidade (Av. Frei Serafim) e a 5 km do aeroporto Senador Petrônio Portella. Todos seus quartos têm ar condicionado, camas confortáveis e wi-fi grátis. Outras comodidades para quem se hospeda no Ibis Teresina são o restaurante Ibis Kitchen, bar aberto 24 horas por dia e estacionamento coberto. Anote o endereço: Rua Primeiro de Maio, 450 - Centro.
Alguns dos melhores restaurantes de Teresina se concentram nos bairros de Fátima, Jóquei e São Cristóvão. Mas, se estiver pelo centro, você pode encontrar restaurantes econômicos e deliciosos, como Espeto na Brasa e Sabor na Brasa. Seja qual for sua escolha, não deixe de provar as delícias da culinária local como: Arroz Maria Izabel, feito com carne-seca picada Capote, feito com galinha d’angola Paçoca, feita com carne-seca desfiada com farinha e socada no pilão Peixada de Piratininga, feita com batata doce e leite de coco.
Vai viajar para Teresina com as crianças? Além dos pontos turísticos e dos espaços kids de shoppings da cidade, também existem outras atrações para entreter os pequenos, como parques. Confira três opções para agradar a criançada:
Em uma extensa área verde, o parque tem pista de skate, espelho d’água e um anfiteatro. Uma boa pedida para dias de sol.
Perfeito para correr, pedalar ou relaxar, o Parque Potycabana tem ciclovia, pista de caminhada, pista de skate, oito quadras esportivas, dois palcos e praça de alimentação. Muito indicado para qualquer programa em família.
Com uma variedade de animais, o Parque Zoobotânico fica às margens do rio Poti. Tem três lagos, além de rica fauna e flora, o que o torna ótimo para passeios ecológicos.
Vai ter um dia para turistar em Teresina e ainda não sabe ao certo o que pode explorar pela cidade? Vamos a uma sugestão de roteiro!
Tem três dias para descobrir os encantos de Teresina? Aqui vão algumas atrações que podem fazer parte do seu roteiro de viagem:
No primeiro dia, você pode conhecer as principais construções históricas da cidade, além de igrejas e até mesmo o Palácio Karnak em uma agradável caminhada. Na Praça Pedro II, pode fazer compras na Central de Artesanato, encontrando objetos em madeira e utensílios de jantar, por exemplo Para refrescar do calor de Teresina, uma boa cajuína geladinha.
O segundo dia, pode ser dedicado às descobertas culturais na cidade. >Para isso, você pode incluir no roteiro visitas às seguintes atrações: Casa de Cultura e Museu de Teresina Complexo Cultural Clube dos Diários Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório Palácio da Música Teatro 4 de Setembro Teatro do Boi.
Já para o último dia de turismo em Teresina, a sugestão é incluir os dois passeios mais apreciados pelos turistas: Complexo Turístico Ponte Estaiada Parque Ambiental Encontro dos Rios.
Procurando atrações próximas da capital do Piauí para completar sua viagem? >Aqui vão duas opções de lugares incríveis perto de Teresina:
Eleita várias vezes como uma das mais belas do Nordeste do Brasil, a Cachoeira do Tingidor é uma das mais conhecidas no Piauí. Sua queda d’água com tonalidade azulada forma cascatas menores e ainda uma piscina natural exuberante. O Tingidor fica no município de Juazeiro do Piauí, a 163 km de Teresina.
Já em Monsenhor Gil, a apenas 60 km da capital piauiense, um riacho com águas cristalinas é um convite para um banho refrescante com direito a ver vários peixinhos. >Quem conhece o Poço Azul não esquece: é o lugar certo para relaxar e se reconectar com a natureza.
Embora Teresina não seja tão popular entre as cidades turísticas do Nordeste do Brasil, é cheia de encantos. Ao longo deste texto, você pode conhecer alguns deles, mas existe muito mais a ser desbravado. E sabe o que é ainda melhor? Tanto em Teresina quanto em todo o Nordeste do Brasil, você tem a tranquilidade de se hospedar em hotéis da ALL Accor Live Limitless . Aproveite para escolher o seu e programar a próxima viagem!
Quer saber onde passar o Ano Novo no Brasil? Confira 5 lugares incríveis em nosso país!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Veja as linhas aéreas funcionando e uma previsão de volta das viagem por avião!
Viajar gastando pouco é ainda melhor, não é mesmo? Então as nossas dica imperdíveis para se planejar para novembro!
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre
Você já ouviu falar na Semana do Saco Cheio? Confira quando acontece e como aproveitar esse período!