18 julho 2024
5 minutos
As dicas que você precisa para conhecer os melhores destinos que o Tocantins oferece! Confira:
18 julho 2024
5 minutos
Há muitos pontos turísticos de Tocantins que valem uma visita. O estado mais novo do Brasil, fundado em 1988, é repleto de belezas naturais, espaços culturais e de lazer que atraem muitos visitantes, tanto na capital, Palmas, quanto em cidades do interior. Descubra quais são os lugares imperdíveis para o seu roteiro com a Accor.
Impossível falar dos pontos turísticos de Tocantins sem mencionar o Jalapão , que se concretiza como um dos principais destinos brasileiros. O Parque Estadual do Jalapão tem uma área de mais de 34 mil m² nos municípios de São Félix do Tocantins, Ponte Alta, Novo Acordo e Mateiros, principal base para os viajantes. Para quem gosta de ter um contato maior com a natureza, é um destino perfeito. O local é preservado, longe do agito urbano, com muitas paisagens paradisíacas, entre cachoeiras, fervedouros e dunas. Um dos principais cartões-postais do Jalapão é a Pedra Furada, que fica ainda mais bonita durante o pôr do sol. Outros pontos famosos são o Fervedouro do Ceiça, o Fervedouro Bela Vista, as Dunas do Jalapão, a Cachoeira da Formiga e a Cachoeira Velha. Como a região tem temperaturas em torno de 30 °C durante todo o ano, a viagem pode ser feita em qualquer época, mas é bom evitar o período de chuvas, que vai de outubro a abril. Já os meses de maio, junho e julho são os mais secos, portanto, os mais indicados para fazer os passeios. Para chegar até o Jalapão, é preciso pegar um voo até Palmas, capital do Tocantins e, de lá, seguir de carro. O acesso é feito pela TO 030 até Santa Teresa e, na sequência, pela TO 130 até Ponte Alta. O ideal é que todos os passeios sejam feitos com guias ou contratados em agências locais, o que garante mais segurança e torna a viagem ainda melhor. Também é recomendável usar roupas leves, sapatilhas específicas para entrar na água e fazer trilhas, usar filtro solar e chapéus, entre outros acessórios de viagem .
Esse é outro belo parque que pode ser visitado em uma viagem para Tocantins, sem precisar sair da cidade. Ele é um dos principais pontos turísticos de Palma, muito frequentado pela população e por visitantes. O Parque Cesamar fica na região central de Palmas e é uma grande área verde, com pistas de caminhada, brinquedos infantis, quadras esportivas, lago com pedalinho, cascata e várias espécies de flora e fauna, principalmente capivaras e macacos, facilmente encontrados em uma passada pelo local. Também conta com lanchonetes, bares, restaurantes e banheiros. É um ótimo espaço para fazer um piquenique, se exercitar, levar as crianças ou dar uma pausa na rotina e descansar um pouco. No parque, ainda fica a Casa da Cultura, um museu que conta a história da cidade de Palmas por meio de fotos e documentos. Funciona na Casa Suçuapara, a primeira sede da prefeitura da cidade. Para quem vai de carro, há estacionamento. De ônibus, as linhas 010 e 201 passam pelo local. O Parque Cesamar fica aberto todos os dias, das 5h às 23h. A entrada é gratuita. Endereço: Área Verde, 308 sul, Avenida NS-4, s/n, Plano Diretor Sul – Palmas/TO.
Também em Palmas, a Praça dos Girassóis é um dos símbolos da cidade e um dos pontos turísticos de Tocantins que não pode faltar na lista de quem visita a capital. Ela é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo. São mais de 570 m² e muitos atrativos que valem uma visita. A partir dela, a cidade começou a se desenvolver. É um grande complexo arquitetônico, onde há vários monumentos e pontos de interesse, como o Relógio do Sol com seis metros de altura, a Cascata que representa os rios do estado, a Praça Krahô, que homenageia os povos indígenas da região, entre outros. Lá, também fica a Catedral Metropolitana de Palmas e o Palácio Araguaia, sede do poder Executivo, assim como uma fonte luminosa, com jatos d'água que chegam a 15 m de altura. O acesso à Praça dos Girassóis é bem fácil. Há várias linhas de ônibus na cidade – 010, 021, 180, 190 e 540. Também é possível ir de carro. Ela fica perto do Parque Cesamar, dois bons passeios para fazer no mesmo dia. Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n, Plano Diretor Sul – Palmas/TO
No Parque Estadual do Jalapão, um dos principais destaques são as Dunas do Jalapão, que se tornaram um dos principais símbolos da região e um dos atrativos que mais encantam os turistas que visitam o local. Elas foram formadas a partir da erosão de algumas serras rochosas. Depois, o vento levou a areia, formando um cenário único. Para chegar até o topo das dunas, há uma trilha, em uma área demarcada na lateral. Essa demarcação funciona como forma de proteção, evitando que outras áreas sejam acessadas pelos turistas. Há fiscais que observam e multam em casos de descumprimento das regras. Nas Dunas do Jalapão, também é proibido pular e escorregar, para manter o local preservado. É um ponto turístico para ser contemplado e fotografado. Ele fica ainda mais bonito durante o pôr do sol. A entrada no parque é gratuita, mas, para chegar até lá, é preciso contratar o passeio com uma agência local. O horário para subir nas dunas vai das 6h às 18h. A recomendação é ir de chinelo para facilitar a caminhada pela areia. Como não há locais para comer, é bom levar um lanche e água para se hidratar.
Esse é mais um cenário natural espetacular na lista dos pontos turísticos de Tocantins. O Cânion Encantado fica na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, também chamada de Serras Gerais, na cidade de Almas. Por ser um lugar com difícil acesso, ainda é pouco explorado pelos turistas, o que deixa as paisagens ainda mais bonitas e faz com que seja um passeio ainda mais especial. A trilha para chegar até lá tem 6 km. O trajeto dura em média 2h (mais 2h para voltar). É uma descida bem íngreme, passando pelas fendas formadas entre os paredões com mais de 70 m de altura, mas todo o esforço é compensado pelo visual. São 4 enormes quedas d'água simultâneas, que formam um lago e uma pequena praia muito agradável. O Cânion Encantado é aberto para visitação todos os dias, das 8h às 18h. O acesso só é permitido na companhia de um guia de turismo local devidamente credenciado. A melhor época para fazer o passeio é durante o período da seca, que vai de abril a novembro. Nos demais meses do ano, o alto índice de chuvas pode aumentar os riscos de desabamentos, por isso, a visita não é recomendada.
Quem gosta de passeios históricos não pode deixar de conhecer a Catedral Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Porto Nacional, bem próxima às margens do Rio Tocantins. Mais que um ponto turístico, a Catedral é um marco do estado de Tocantins. É uma obra com inspiração francesa, que teve início no fim do século XIX, toda feita em pedra e tijolos. Além da bela e imponente fachada, tem alguns detalhes no interior, incluindo algumas imagens sacras trazidas da França. Ela fica no centro histórico da cidade, como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN. Conta com outros pontos de interesse, como a Cúria, a Casa de Câmara e Cadeia e um rico acervo arquitetônico com obras que vão da metade do século XVIII até a metade do século XX. De Palmas para Porto Nacional, a distância é de aproximadamente 60 km. O trajeto pode ser feito pela TO 050. Também há duas linhas de ônibus que saem da capital, uma pela manhã e outra à noite. A viagem é feita em 1h. As visitas à Catedral Nossa Senhora das Mercês podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 10h e das 13h às 20h. Aos fins de semana, fica fechada. É preciso consultar os horários das missas. Endereço: Rua Doutor Francisco Aires, 273, Cruzeiro do Sul – Porto Nacional/TO.
Palmas, a capital do Tocantins, é a maior e mais bem estruturada cidade do estado, além de ser a principal porta de entrada para quem quer conhecer outros destinos na região. Por isso, a melhor escolha é ficar nos hotéis de Palma. A rede Accor tem algumas opções que atendem a diferentes perfis, mesmo os que buscam uma viagem mais econômica.
Uma boa opção na cidade é o ibis Styles Palmas ,que tem acomodações confortáveis e espaçosas, além de academia e restaurante com lanches e pratos. É um hotel dog-friendly, para aqueles que viajam com os animais de estimação. Ele fica muito bem localizado na principal avenida que divide as regiões Norte e Sul da cidade, perto da Praça do Girassol, com fácil acesso a diferentes pontos. Outro hotel bem localizado é o ibis Palmas Avenida JK, uma opção mais econômica, mas com muito conforto, tanto para viagens a lazer quanto a trabalho. Tem salão de eventos, aceita cachorros e conta com um restaurante que serve almoço, café da manhã e jantar (não incluídos na diária). É só escolher qual deles tem mais a ver com o que você procura e organizar a sua viagem para conhecer os principais pontos turísticos de Tocantins.
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre
Você já ouviu falar na Semana do Saco Cheio? Confira quando acontece e como aproveitar esse período!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Venha conhecer os encantos do Sul refletidos na bela cidade de Criciúma. Confira os pontos turísticos e prepare as malas!
4 pontos turísticos de Montevidéu que pedem belas fotos