18 julho 2024
7 minutos
Confira o que conhecer nesta cidade que mistura história, gastronomia e estilo de vida cosmopolita!
18 julho 2024
7 minutos
Com um jeitinho de cidade pequena, mas em alto crescimento econômico, você nunca vai ficar sem ter o que fazer em Ribeirão Preto. Parques, prédios históricos, museus e um amplo cenário gastronômico estão entre as atrações que esperam você por lá.
Localizada no interior do estado de São Paulo, a 315km da capital paulista, Ribeirão Preto é uma das cidades mais prósperas do país devido ao agronegócio, mas também tem grande importância cultural e turística.
Sua alavancada econômica foi iniciada ainda no final do século 19, com a expansão do setor cafeicultor, mas hoje gera riqueza especialmente com a produção de cana-de-açúcar e álcool. Em 2010, foi eleita a Capital Brasileira da Cultura e reserva mesmo muitos espaços de arte, além de um grande patrimônio histórico. O que também não falta em Ribeirão Preto são áreas verdes e belíssimos parques com trilhas e até cachoeiras. Quer saber ainda mais sobre as atrações da cidade? Siga na leitura deste texto que preparamos para você e encante-se!
É fácil afirmar que Ribeirão Preto é uma das principais cidades turísticas de São Paulo e, claro, do Brasil. Essa mistura de áreas abertas com muita natureza, museus e prédios que contam a história local, além de um cenário boêmio bastante interessante fazem dela um destino especial. Também conhecida como a “Califórnia Brasileira”, por sua prosperidade econômica, Ribeirão Preto é um lugar importante para os negócios. A sua forte estrutura de indústrias e empresas com foco em agronegócio e atividades comerciais atraem diversos visitantes para o turismo de negócios , incluindo reuniões, feiras, workshops e eventos. Seja a lazer, seja a trabalho, a cidade recebe milhares de pessoas a cada ano e garante uma boa recepção a todos.
Agora que você já sabe por que é interessante visitar Ribeirão Preto, preparamos uma lista das melhores atrações para conhecer na cidade, além de acomodações com ótimas localizações. Afinal, o conforto que você terá durante a estadia será muito importante para curtir ainda mais os passeios. Confira!
Vamos começar pelo clássico e indispensável Mercado Municipal, construído em 1889 e, hoje, um dos principais centros comerciais de Ribeirão Preto. Erguido com uma bonita arquitetura e feito de tijolos de barro com cobertura envidraçada, o prédio sofreu um curto-circuito em 1942 e só foi reaberto novamente em 1958. Atualmente, o espaço é ocupado por mais de 150 boxes em que você encontra os mais diversos alimentos, roupas, ferramentas e quase tudo o que se possa imaginar. Além das bancas, o mercado ainda abriga vários cafés e lanchonetes para completar o passeio. É um bom programa para você se sentir um morador da cidade. Para quem gosta desse tipo de atração, o Novo Mercadão da Cidade também faz sucesso. Inaugurado em 2008, o local é composto por 52 estabelecimentos comerciais e praça de alimentação. É uma alternativa mais moderna para ir às compras, mas que também é bastante frequentado pelos habitantes. Próximo ao Novo Mercadão está instalado o ibis Styles Ribeirão Preto Braz Olaia , uma opção localizada em uma ótima região e a apenas 10 minutos do centro da cidade.
Uma das construções mais importantes de Ribeirão Preo, inclusive tombado como patrimônio histórico, o Theatro Pedro II é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. Inaugurado em 1930, o prédio passou 16 anos fechado após um incêndio ocorrido em 1980, mas foi restaurado e reaberto em 1996. Ele recebeu uma incrível cúpula criada pela artista plástica Tomie Ohtake, adornada com um lustre de cristal em forma de gota d'água. É um local deslumbrante e palco para espetáculos de dança, concertos sinfônicos e apresentações populares.
Também chamada de "Velha Matriz", a Catedral Metropolitana é a principal igreja católica da cidade. Inaugurada em 1870, o prédio na Praça XV de Novembro foi tombado como patrimônio histórico e arqueológico em 2014. Com uma arquitetura de estilo romântico e neoclássico, tem lindos vitrais coloridos e altares feitos de mármore.
Enquanto ainda vivemos as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, precisamos manter os cuidados para evitar o contágio da doença. Portanto, é bom escolher corretamente os locais a serem visitados. Neste momento, não existe nada melhor do que curtir a natureza em amplos espaços abertos e bem cuidados - e Ribeirão Preto tem isso de sobra. Que tal conhecer um parque com direito a um Jardim Japonês e um zoológico no meio? Esse é o Bosque Municipal Fábio Barreto, área com 20 mil metros quadrados em que é possível relaxar e também curtir uma vista incrível da cidade em um mirante a 45m de altura. Além das belíssimas alamedas de árvores, o espaço abriga um encantador Jardim Japonês, com lagos, pontes e flores, e um zoológico com mais de 100 espécies de animais. O parque ainda conta com um aquário com tanques de 300 metros quadrados que são residência para dezenas de peixes de mais de 50 tipos. Desta vez, o ibis Ribeirão Preto Vila do Golf é a nossa sugestão de hospedagem com melhor acesso ao bosque. Localizado na região mais nobre da cidade e com dois restaurantes e um bar, o hotel é garantia de que você estará muito bem instalado. Você pode optar por uma alternativa ainda mais econômica e se instalar no ibis Budget Ribeirão Preto Vila do Golf. Leia mais: Saiba mais sobre os cuidados extras que a rede Accor assegura a você.
Quem conhece Ribeirão Preto sabe que não tem como pensar na cidade sem se lembrar das inúmeras cervejarias. Afinal, elas contribuíram para o desenvolvimento econômico local desde a instalação da Cia. Antárctica Paulista, em 1911, e da Cia. Paulista no ano seguinte. Hoje, a cidade conta com diversas cervejarias artesanais e, portanto, as opções de bares especiais para quem quer sair à noite e apreciar a bebida são muitas. O lugar mais tradicional para isso é a Choperia Pinguim, no centro - dizem que serve o melhor chopp do Brasil e chega a vender 250 mil tulipas em um mês de calor. O espaço é decorado ao estilo dos botecos antigos e mantém um clima animado. A população local e vários turistas se encontram no Pinguim também para aproveitar os petiscos clássicos vendidos por lá. A apenas 10 minutos de carro do bar está situado o ibis Styles Ribeirão Preto Maurílio Biagi, que oferece muito conforto em meio a uma divertida decoração inspirada no pecado da preguiça. Além do Pinguim, outros pontos badalados para sair à noite são o Armazém Baixada, a Toca do Urso, a Cervejaria Invicta, o Weird Barrel e o Milwaukee American Bar.
Já falamos, mas não custa repetir: enquanto a pandemia da Covid-19 ainda estiver ativa, é bom procurar locais abertos para passeios Para tanto, conheça mais estas alternativas em Ribeirão Preto.
Esse parque é considerado a maior área de lazer de Ribeirão Preto graças aos seus 152 mil metros quadrados, cachoeiras, trilhas e lagos artificiais. Também conhecido como "Curupira", o local tem um espaço para shows com capacidade para 20 mil pessoas. Ou seja, é um lugar único para relaxar e curtir em meio à natureza.
O local oferece 40 mil metros quadrados de áreas verdes, duas cachoeiras artificiais, lagos e espaços especiais para a prática de exercícios. O parque ainda conta com uma praça de alimentação e um palco coberto para shows. Dois hotéis da rede Accor estão instalados a minutos de caminhada desse parque: você pode optar pelo Mercure Ribeirão Preto Hotel ou o ibis Styles Ribeirão Preto Jardim Botânico.
Inaugurado em 2016, o Parque das Arte é mais uma ótima opção para quem procura um lindo lugar para relaxar. Nos seus 68 mil metros quadrados, a atração oferece pista para corrida ou caminhada, três lagos artificiais, praças de convivência e, claro, muito espaço para deitar na grama ou aproveitar a sombra das árvores. Em sete minutos de caminhada, você encontra o ibis Ribeirão Preto Shopping , mais uma possibilidade econômica para sua visita.
A cidade é conhecida pelas cervejas, mas não fica atrás quando o assunto é gastronomia, Além do Mercado Municipal e do Novo Mercadão, que são bons lugares para refeições, Ribeirão Preto é repleta de opções variadas. Em alta na cidade estão os empórios, que funcionam como bar, café e são ótimos espaços para um clima de happy hour. Alguns deles são o Empório Santha Terezinha, o Una Empório e Gastronomia e o Empório Toscana. Para os apreciadores de café, saiba que a cidade também é famosa pela bebida: conheça o Grassy Spazio Café, o Marê Café e o Deliziê Caffè. Quem procura os restaurantes mais famosos da região, alguns dos queridinhos são o Noipê, La Cucina di Tullio Santini, Bello Trattoria, Amici Ristorante, Flor de Sal Bistrô e o Ancho Premium Beef. Leia mais: Quer conhecer um pouco mais do interior de São Paulo? Confira algumas dicas de viagens curtas de final de semana em SP.
Quer pegar uma estrada e conhecer um pouco dos arredores de Ribeirão Preto? A nossa melhor dica é ir até a cidadezinha de Brodowski, a cerca de 30km de distância, para visitar o Museu Casa de Portinari. A atração é a antiga moradia do artista Cândido Portinari e onde ele realizou várias experiências com pinturas murais nas paredes da casa. O local foi tombado em 1968 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e inaugurado como museu em 1970. Além das obras, também é possível conhecer o ateliê de Portinari e diversos móveis da família que ainda são mantidos e preservados. Outra sugestão que temos é você ir até a cidade de Cravinhos, na Fazenda Santa Maria, onde está instalado o Matuto Restaurante. Cercado de uma paisagem bucólica e com uma comida caseira no cardápio assinado pela chef Marina Pereira Alvim, a viagem promete ser um passeio completo e delicioso.
Quem não gosta de um belo fim de tarde para relaxar e apreciar o sol desaparecendo no horizonte em meio ao céu colorido? Em Ribeirão Preto, você pode curtir esse momento em dois pontos especiais. Um deles é no próprio parque Curupira, o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali. Por ser muito ampla, a região é perfeita para ver a sol sumindo atrás dos prédios bem ao fundo. A outra dica é conhecer o Pico da Unaerp, um local com uma vista panorâmica da cidade em que é possível aproveitar o gramado e a sombra das árvores para descansar e fotografar o lindo pôr do sol.
Crédito da imagem: Agência de Notícias Acre
Você já ouviu falar na Semana do Saco Cheio? Confira quando acontece e como aproveitar esse período!
Confira 11 destinos no Brasil incríveis para passar o Ano com seus parentes e amigos
Venha conhecer os encantos do Sul refletidos na bela cidade de Criciúma. Confira os pontos turísticos e prepare as malas!
4 pontos turísticos de Montevidéu que pedem belas fotos