29 abril 2024
4 minutos
29 abril 2024
4 minutos
O Mato Grosso do Sul é um estado repleto de belezas naturais, com muitas paisagens fantásticas e opções de passeios que agradam principalmente quem gosta de ecoturismo. São diversas cachoeiras, grutas, espaços com a presença de animais típicos da região, entre outras possibilidades. Para te ajudar no planejamento, listamos 4 dicas do que fazer no Mato Grosso do Sul. Confira!
(Gruta da Lagoa Azul - MS) by Alessandra Marques da Silva Thompson is licensed under CC BY-SA 4.0 . Bonito é a cidade mais famosa e mais procurada do estado, além de ser um dos principais destinos do Brasil . Seu principal cartão-postal é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago subterrâneo com coloração azulada devido à presença de minerais no fundo do lago e que ganha tons ainda mais intensos com a incidência da luz solar. A visita é oferecida por diversas agências da região e está presente em todos os roteiros, sempre com acompanhamento de um guia. E é importante reservar com antecedência, pois há um número limitado de pessoas por dia. Para chegar, é preciso fazer uma caminhada curta, de 300 metros, até a entrada da caverna. Já dentro, há mais um trecho de cerca de 200 metros por uma escadaria para chegar ao local de onde se vê o lago, admirando as estalactites e estalagmites, formações rochosas de milhares de anos. No local já foram encontrados também fósseis de animais pré-históricos. A Gruta do Lago Azul é tombada como Monumento Natural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). E por questão de segurança e de preservação, não é permitido nadar. O melhor horário para o passeio é pela manhã e é possível incluir no mesmo dia alguns locais próximos como a Gruta de São Miguel e o Balneário do Sol.
Para tomar um banho de cachoeira em um cenário fantástico, a melhor escolha é a Cachoeira Boca da Onça, que é a mais alta de todo o estado, com 156 metros de altura. Ela fica na zona rural do município de Bodoquena, a mais ou menos 55 km do centro de Bonito. A entrada para a trilha começa em uma fazenda localizada na altura do Km 26 da Rodovia Bodoquena. Embora seja possível fazer o passeio por conta própria, a melhor opção é contratar uma das agências locais, o que garante mais segurança. Não é uma trilha simples. São 4 km pela mata e há um trecho com uma escadaria que tem mais de 800 degraus. Por isso a importância de estar acompanhado de um guia que conheça bem a região. Também há quiosques de apoio onde é possível comprar lanches e ir ao banheiro. De alguns trechos do caminho já se vê a queda d’água e também o vale da Serra da Bodoquena. E, ao chegar à base, nada melhor que tomar um banho refrescante. Para os mais aventureiros, também é possível fazer rapel.
Outra atração imperdível na lista do que fazer no Mato Grosso do Sul é a flutuação no Aquário Natural de Bonito, que fica na Reserva Ecológica Baía Bonita, localizada na Rodovia Bonito, Guia Lopes da Laguna, a apenas 7 Km da cidade. A flutuação acontece nas águas cristalinas da nascente do Rio Baía Bonita, onde se chega a partir de uma trilha de 500 metros pela mata. Uma oportunidade única de ver de perto muitos peixes e outras espécies da vida subaquática, entre plantas e animais. Antes de entrar na água, é necessário tomar uma ducha para eliminar qualquer tipo de produto no corpo, seja filtro solar, hidratante ou outros, garantindo a preservação do local. E assim como os demais passeios na região, a flutuação deve ser feita por uma agência local, que fornece as roupas e equipamentos adequados, como snorkel, colete salva-vidas e máscara, além do acompanhamento profissional e de um barco de apoio. O Aquário conta também com restaurante com pratos regionais, piscina aquecida, espaço para eventos, área de lazer com sofás para descanso e loja de lembrancinhas. Uma estrutura completa para quem quer passar o dia.
Buraco das Araras by Mauricio Ximenez is licensed under CC BY-SA 3.0 .
Mais uma opção de passeio saindo de Bonito, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras, mais conhecida como Buraco das Araras, fica em território do município de Jardim. A distância é de a 55 km. Da entrada da fazenda onde é realizado o passeio, é preciso fazer ainda mais 1 km de trilha leve em um trajeto que não leva mais que 40 minutos, com muitos mirantes de onde é possível admirar a vista do local. O ponto de chegada é uma enorme cratera, chamada dolina, com cerca de 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, onde diversas espécies de pássaros vivem livres e soltos, em um verdadeiro espetáculo da natureza, principalmente durante a revoada das araras. O Buraco das Araras pode ser visitado todos os dias de 8h às 17h. Embora funcione durante todo o ano, a melhor época é entre os meses de julho e novembro, no período de reprodução. E o passeio só pode ser feito com guia, que enriquece a experiência explicando sobre a flora e a fauna locais. O local conta ainda com bar, banheiros e lojinha. Os valores, assim como nos demais passeios no Mato Grosso do Sul, vão depender de cada agência.
Além de saber mais sobre as opções de passeios e definir quais farão parte do roteiro na sua viagem, também é importante escolher bem onde ficar, pois uma boa hospedagem faz toda a diferença. Você pode escolher entre as opções de hotéis da Accor no Mato Grosso do Sul , sempre com quartos confortáveis, localizações estratégicas e estilos que agradam a diferentes perfis de viajantes, além de preços que cabem em diferentes orçamentos.Outra dica para quem gosta de viajar é se inscrever no programa de fidelidade ALL . Assim você começa a acumular pontos que podem ser trocados por descontos e muitos outros benefícios nas suas próximas viagens para os mais diversos destinos pelo Brasil e pelo mundo. Conheça!
Um encontro com belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e singelos detalhes históricos.
Explore as belezas de Porto Alegre de um novo ponto de vista
Pontos turísticos, curiosidades e novas descobertas