O que fazer no Ceará: 4 dicas da Accor para conhecer no estado

turismo no ceara

O Ceará está entre os estados mais procurados da região Nordeste, famosa por ser repleta de belezas que atraem sempre um grande número de turistas. Com atrativos que vão das praias no extenso litoral às montanhas no interior, além de muito artesanato, cultura e história, é um ótimo destino de viagem. Confira as nossas dicas e descubra o que fazer no Ceará!

Aventurar-se no Parque Nacional de Ubajara

Para quem está acostumado a ouvir falar apenas nas praias, o Ceará é um estado que pode surpreender com muitas outras opções de belezas naturais, incluindo destinos serranos, como o Parque Nacional de Ubajara. Localizado entre montanhas, na região da Serra da Ibiapaba, a pouco mais de 300 km de Fortaleza, ele foi criado em 1959 com o objetivo de preservar o conjunto de formações geológicas e os ecossistemas locais, além de promover pesquisas sobre o tema. Seu principal atrativo turístico é a Gruta de Ubajara, que possui formações rochosas diferentes. O acesso é feito por uma trilha que leva entre 3h e 4h, com nível médio a difícil, passando em meio a muitas paisagens. Outra opção, especialmente para os que não são muito aventureiros, é o teleférico, que faz o trajeto de forma mais rápida. Há ainda rios, cachoeiras, mirantes e outras opções de trilhas. A entrada é gratuita, mas é preciso pagar separadamente pelos passeios e serviços, como trilhas, visitas às cachoeiras e outros. Vale lembrar também que é obrigatório estar com um condutor local, que garante maior segurança, além de deixar o passeio mais interessante com informações. Para chegar até o Parque Nacional de Ubajara partindo da capital, basta seguir pela BR-222 até o município de Tianguá e pela Rodovia da Confiança CE-187 até a cidade de Ubajara. A época mais tranquila para o passeio é entre os meses de agosto e novembro.

Visitar o Monumento Natural das Falésias de Beberibe

As falésias ficam na Praia de Morro Branco, a mais conhecida e mais bonita do município de Beberibe. E formam um cenário realmente espetacular, com trilhas que formam um verdadeiro labirinto em meio aos enormes paredões formados pela ação do mar, com areia em cores diferentes. Uma das características das falésias é que os formatos podem seguir passando por mudanças, assim como as cores, formando paisagens diferentes a cada época, o que faz com que cada visita seja diferente. E logo em frente fica o mar, com águas bem tranquilas e mornas, além uma extensa faixa de areia. Um passeio que realmente vale a pena! Para manter o local preservado e bem cuidado, em 2004 foi criado o Monumento Nacional das Falésias de Beberibe, uma unidade de conservação e de proteção, que tem como objetivo controlar o turismo de forma a manter a paisagem. Localizadas na costa leste do estado do Ceará, a cerca de 80 km de Fortaleza, em um trajeto feito em aproximadamente 1h30, as falésias podem ser visitadas em um bate e volta, seja de carro, de ônibus até Beberibe ou nos passeios oferecidos por agências da capital.