25 julho 2024
7 minutos
Liberdade de espaço, economia e networking. Confira ainda mais benefícios do coworking!
25 julho 2024
7 minutos
Saber o que é coworking tem tudo a ver com o momento atual do mercado e suas novas configurações de trabalho.
É sobre atuar de forma remota, utilizando a estrutura de um local criado para a sua necessidade. >Esse é um tema de interesse para quem está começando a empreender, é freelancer, tem um grupo de trabalho ou precisa mudar de ambiente por, pelo menos, alguns dias. >Se você se encaixa em algum desses casos, pode encontrar apoio em um coworking. >Neste conteúdo, vamos explicar que tipo de espaço é esse, para que serve e como você pode trabalhar, criar ou planejar em um coworking. Acompanhe as dicas e boa leitura! O que é coworking?
Coworking é uma expressão que significa trabalho cooperativo ou cotrabalho. Esse conceito diz respeito a um modelo de trabalho que visa a interação entre pessoas de diferentes empresas ou áreas e o compartilhamento de espaços. O termo remete também a uma ideia de cooperativa, já que diversos indivíduos em empregos distintos dividem o mesmo local e o sustentam. Ou, ainda, é possível pensar em networking, quando as diferentes relações que são geradas pelo contato próximo com outras pessoas podem se transformar em novas oportunidades.
Esqueça aquele modelo de escritório em que cada um fica na sua sala. Um coworking costuma ser o mais interativo possível para fomentar novas relações de trabalho. Para entender como esse local funciona, você também deve saber que ele é um espaço multiuso. Não existem muitas regras sobre público-alvo, mas o que importa é apresentar possibilidades. A lógica é a do compartilhamento de uma infraestrutura especial e de alguns serviços. Os espaços de coworking, em geral, oferecem várias opções de tamanhos de salas de reunião ou ambientes mais amplos e livres para quem quer interagir ou não precisa de nada tão reservado. Tudo é de uso comum: internet, impressoras, sala do café e, geralmente, até recepcionista. Quem utiliza o espaço pode pagar por hora, dia, mensalmente ou conforme a necessidade de uso. É como alugar um escritório, mas que custa muito menos do que uma verdadeira locação de imóvel.
O termo foi usado pela primeira vez em 1999 pelo designer de jogos Bernie De Koven, um norte-americano que desenvolveu uma plataforma de trabalho online que facilitava reuniões. Aliás, tal estrutura não era tão diferente do que hoje conhecemos por home-office. Anos mais tarde, em 2005, o termo passou a denominar o uso aplicado atualmente. Isso aconteceu quando Brad Neuberg, um engenheiro norte-americano, criou uma verdadeira comunidade de trabalho, reunindo diversos tipos de profissionais e por tempos variáveis. No Brasil, o primeiro modelo surgiu em 2007, em São Paulo, com o Impact HUB. De acordo com a Coworking Brasil, em 2019, o país já contava com 1.497 unidades. O estado de São Paulo abriga a maior parte deles, tendo 663. Por cidade, a capital paulista está na frente, com 388 unidades, seguida de Rio de Janeiro (106), Belo Horizonte (64), Porto Alegre (54) e Curitiba (44).
Nem sempre trabalhar de casa é produtivo ou leva a uma rotina que instigue a inovação. Nesse sentido, o coworking pode ser o oposto disso, já que gera muita interação e novas ideias. Trabalhar em meio a pessoas diferentes todos os dias pode tirar você um pouco da sua zona de conforto, mas também é capaz de transformar a sua maneira de enxergar o seu negócio e o mercado de trabalho. Listamos abaixo 5 das principais vantagens de utilizar essa alternativa. Confira!
Optar por trabalhar em um coworking em vez de ter um escritório próprio pode garantir a você uma economia e tanto. Primeiro de tudo, não exige o pagamento de aluguel fixo. Depois disso, você não terá que lidar com outras contas, como luz, água, internet, limpeza, alvarás e todas as burocracias - que sabemos, não são poucas. Em um coworking, você tem tudo isso sem precisar se preocupar com nada. Paga pelo tempo que usar o espaço e só. Além disso, questões que vão desde um vazamento de água até a falta da tinta de impressora são problemas que não dizem respeito a você.
Como tudo muda muito rápido ultimamente, você pode não precisar de um local de trabalho por tanto tempo, mas é difícil encontrar aluguéis por curtos períodos. A opção mais lógica seria trabalhar de casa, mas você talvez tenha que receber pessoas, fazer reuniões. Ou simplesmente necessite de um lugar para render melhor. Um coworking ajuda em todas essas situações, já que você utiliza o espaço apenas o quanto quiser e achar necessário. O benefício do provisório é a flexibilidade que ele garante. O coworking geralmente também permite a você usar o espaço como seu endereço comercial. Isso ajuda quem não quer colocar o seu local de residência, mas precisa dessa referência para documentos (burocracias) ou mesmo para passar aos clientes.
Os ambientes de networking geralmente reúnem pessoas dispostas a trocar ideias, sonhos e até projetos. Em um coworking, é possível desde construir parcerias comerciais até simplesmente fazer novos amigos. Se você encontrar profissionais da sua área, a chance de formar sociedades é ainda maior, porém, é na diversidade de setores que seu negócio pode ver mais portas se abrirem. Na mesa ao lado pode haver um advogado, um designer, um técnico em informática, um arquiteto, um jornalista - e por aí você vai ganhando braços para contribuir com o seu projeto.
Nem todo mundo consegue se manter focado trabalhando em home office, por exemplo. Algumas pessoas buscam ainda a opção de ir para uma cafeteria ou biblioteca para trabalhar, mas não é verdadeiramente um local de trabalho. Um é muito isolado, outro é público demais. Estar em um coworking é como frequentar um escritório, mas com um ambiente mais agradável, menos “quadrado” e onde sua produtividade e criatividade podem dar um salto.
Imagine receber um potencial cliente em um ambiente agradável, dinâmico e inovador como um coworking. Em geral, espaços desse tipo são bem planejados, com um trabalho moderno de design e decoração, o que só vai agregar para suas reuniões. Algumas salas contam ainda com equipamentos que você dificilmente terá em casa, como projetores ou até cadeiras confortáveis e mesas que comportam um grupo maior de pessoas.
Pode ser que tudo isso que você leu até agora já tenha sido suficiente para buscar um espaço assim de trabalho. Ou não. Existe a chance de nenhuma dessas facilidades chamar muito sua atenção, já que trabalhar de forma tão colaborativa talvez nem funcione para você. Para descobrir isso você precisa testar. Alguns fatores podem não contribuir para a sua produtividade, como ter que atuar em horário comercial. Se você já está acostumado a trabalhar de casa, onde começa e termina seu expediente a qualquer momento, um coworking vai mudar essa rotina. Esses espaços, em geral, seguem horários comerciais como qualquer estabelecimento. Você também pode ser alguém que não consegue se concentrar com atividade em volta, muito vai e vem de pessoas, barulhos, conversas. Isso pode afetar a sua produtividade. E se quer reunir as vantagens de um coworking com a tranquilidade de ter um lugar só para você trabalhar, fique ligado. Ainda neste texto, vamos explicar como usar um quarto de hotel para isso.
Não há critérios para quem pode usar um coworking, já que os espaços podem ser adaptados a inúmeros profissionais. O Censo 2018 realizado pela Coworking Brasil buscou conhecer os perfis de quem mais utiliza tais locais. A maior parte (16%) era de pessoas do segmento de marketing e publicidade, seguidos pelo pessoal de TI (15%) e consultoria e coach (7%). Administração e serviços também aparecem no levantamento. Foi descoberto ainda que 43% dos clientes são proprietários de empresa, 31% profissionais independentes e 26% funcionários de alguma companhia. A média de idade dos coworkers é de 33 anos, indo dos 18 aos 60 anos. Ou seja, um perfil muito amplo de pessoas trabalhando juntas em um mesmo ambiente.
É difícil estimar qual é o valor a ser pago para utilizar um coworking, já que as variáveis são muitas. Os preços podem mudar em cada cidade, mas principalmente em relação ao uso que você fará do espaço. É possível fechar um pacote para o uso mensal, semanal ou diário, a quantidade de pessoas também influencia no valor e ainda quais serviços você vai utilizar. Nossa sugestão é que você compare preços, estabeleça prioridades e pense nisso como um investimento necessário para o sucesso do seu negócio.
A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar de casa todos os dias. Nesse cenário, o home-office se tornou realidade com bastante rapidez, sendo uma vantagem dos profissionais que podem adotar esse modelo de trabalho. Porém, nem sempre é possível atender algumas demandas, como reuniões, apresentações, entrevistas ou consultas na sua residência. Pensando nisso, a ALL - Accor Live Limitless criou o Room Office by WOJO, uma opção para quem precisa de um tempo fora, em um ambiente mais profissional, mas que garanta segurança e conforto. O Room Office remodela os quartos dos hotéis da maneira que você necessita e o transforma em um escritório. Qualquer profissional pode fazer uso do serviço e pelo tempo que preferir - escolha reservar por um dia, uma semana ou um mês e tenha seu espaço garantido. Além de toda praticidade, você ainda tem a segurança de estar em um ambiente preparado e higienizado seguindo os protocolos mais rígidos para evitar a contaminação pela Covid-19. Acesse o site , faça sua reserva e não perca essa chance de trabalhar com bem-estar e inovação!