5 dicas para ajudar seus filhos a se desconectarem nas férias

Como ajudar seu filho a "quase" passar para o modo avião durante as férias em família?

filho,desconectar,móvel

Últimos dias antes de viajar. Tudo sob controle para que sua pequena tribo passe as melhores férias... exceto por um detalhe! Seu atual quebra-cabeça: como fazer para que a garotada não fique com os olhos vidrados no celular durante toda a hospedagem? Não entre em pânico! Eis algumas ideias para ajudar seus filhos a usarem com moderação os tablets e smartphones.

No modo digital detox!

Você pode tomar uma medida radical escolhendo um destino sem internet, ou um hotel que propõe ofertas Digital Detox. Crianças e jovens adoram competir, então desafie-os para ver quem usará menos o celular. A última solução, mais trabalhosa, é proibir categoricamente o uso do celular. Mas, impor uma abstinência digital a seus adolescentes seria correr o risco de tê-los mal-humorados durande toda a hospdagem... 

Você pode fazer do celular um companheiro de férias

Você não quer passar suas férias lutando contra o celular? Então use-o a seu favor. Peça ao seu filho  para baixar os aplicativos das cidades ou lugares que vocês irão visitar. Que seu smartphone sirva para guiá-los pela cidade, encontrar um restaurante ou um museu, tirar fotos de toda a família ou acompanhar a meteorologia.

E se você der o exemplo?

Os adolescentes e pré-adolescentes têm um senso aguçado de injustiça, então, se verem você consultando regularmente seus e-mails profissionais e recebendo alertas do whatsapp, é provável que não escutem seus pedidos de desconexão. Essas férias são também uma bela ocasião para praticar um detox digital familiar.

Você pode ocupá-los sem telas... à moda antiga!

Mesmo que você ache que seus filhos passaram da idade de contar histórias antes de dormir, alguns ainda  gostam de uma boa história. Um ritual que a vida cotidiana nem sempre permite e que as férias em família podem reviver. E para evitar encher sua mala com grossas coletâneas de contos, pense no livro digital, mais prático!  Na lista das atividades offline, um jogo em grupo adaptado à idade deles pode fazer com que sejam compartilhadas crises de gargalhadas.

Imersão no mundo virtual deles

As férias são o momento ideal para conhecer o mundo virtual de seus filhos, pedindo para escutar as músicas prediletas deles e, por que não, para explicar como funcionam o Snapchat, Twitter ou Instagram. Torná-los professores de uma tecnologia que dominam, geralmente melhor que você, também é uma maneira de compartilhar preciosos momentos juntos. E de parecer velho, mas isso já é outra história!