29 abril 2024
1 minuto
Explore a capital mineira a bordo de um veículo inusitado
29 abril 2024
1 minuto
A novidade que vem causando buzz na capital mineira é a invasão do tuk-tuk: um triciclo motorizado bem tradicional na Índia.
A empresa Tuk Tour oferece diferentes opções de passeios em Belo Horizonte, incluindo roteiros que exploram os principais spots da cidade, e ainda permite que o viajante escolha quais locais quer visitar. Nossa sugestão é o tour que desbrava a região da Praça da Liberdade e o bairro Savassi, com paradas estratégicas nos lugares abaixo. Prepare a câmera para os melhores cliques e curta tudo com calma.
Vai ser bem fácil se encantar com o conjunto arquitetônico ao redor da Praça da Liberdade. Além de uma extensa área verde, com jardim e fonte inspirados no Palácio de Versailles, o espaço abriga oito construções que vão do estilo neoclássico ao pós-moderno. Uma das principais obras do local é o Palácio da Liberdade, antiga sede oficial do governo do estado. Não deixe de conhecer o espaço por dentro: o trajeto, que passa por 30 cômodos, dura cerca de uma hora e revela um rico mobiliário.
Uma das construções que integra o circuito cultural da Praça da Liberdade é a do Centro Cultural Banco do Brasil. O prédio, que costuma sediar algumas das exposições mais interessantes da cidade, conta com duas salas para mostras permanentes e um teatro, onde são realizadas peças, oficinas e palestras. Vale a pena conferir a programação no site oficial antes de passar por lá.
Localizado dentro de um edifício centenário – também integrante do circuito cultural da Praça da Liberdade – o Museu das Minas e do Metal reúne um grande acervo de minerais e metais combinado com atrações tecnológicas. Uma delas é a Chão das Estrelas, uma sala com lunetas que revelam detalhes dos minerais expostos no chão. Outra atração de sucesso é a moderna balança eletrônica, que estima a quantidade de substâncias minerais presentes no corpo.
Se o passeio for em um domingo, inclua no roteiro a Feira da Afonso Pena. Conhecida também como Feirinha Hippie, é considerada a maior da América Latina e o lugar certo para adquirir artesanato local e itens descolados, como objetos de decoração, artes plásticas, bijuterias, roupas, móveis e tapeçarias. São famosas também as barracas de comidas, com receitas vindas de todos os cantos do Brasil. A feira funciona das 7h às 14h e já deixamos a dica: quanto mais cedo, menor a movimentação.
Confira a lista dos melhores hotéis, a vantagem de cada um e escolha o melhor para sua viagem. Leia agora!
Descubra o que fazer no bairro do Rio de Janeiro