24 julho 2024
6 minutos
24 julho 2024
6 minutos
Famoso por ser o bairro onde está localizado o Cristo Redentor, principal símbolo do Rio de Janeiro e imagem brasileira mais conhecida no mundo, o Cosme Velho tem muito mais a oferecer, como belas construções antigas preservadas, muita natureza, espaços culturais e artísticos, bares e restaurantes. Venha com a Accor descobrir o que fazer nesse bairro histórico, tradicional e cheio de charme!
O Cosme Velho está localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. É um bairro residencial, conhecido principalmente por ser o bairro onde fica o Morro do Corcovado, onde está a estátua do Cristo Redentor. Alguns bairros vizinhos ao Cosme Velho são: Laranjeiras Flamengo Catete Santa Teresa Botafogo
Existem diferentes opções para quem quer chegar ao bairro Cosme Velho. A mais prática é o metrô. A estação mais próxima é a do Largo do Machado. Lá é preciso descer e pegar o ônibus Integração Cosme Velho (580) ou seguir a pé, em um trajeto de aproximadamente 2 km, que pode ser feito com uma caminhada que leva menos de 30 minutos. De ônibus, para quem está na Zona Sul RJ, uma das linhas que atende o bairro é o 583, que passa por Laranjeiras, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico. Da Central do Brasil, há as linhas de ônibus linha 117 - Troncal 7 (Central – Cosme Velho, via Túnel Santa Bárbara). Da Av. Presidente Vargas, nas paradas BRS 2, passa a linha 422, no sentido Zona Sul Para ir de carro, a partir da Zona Norte é preciso pegar a Estrada das Paineiras no bairro Alto da Boa Vista. Da região central, o acesso pode ser feito pela Rua Almirante Alexandrino no bairro de Santa Teresa. E, da Zona Sul, seguindo a Rua das Laranjeiras.
A região onde hoje fica o Cosme Velho já era habitada pelos índios Tamoios quando os portugueses chegaram, dando início a algumas construções, ainda no século XVI. Antes de se chamar Cosme Velho, era chamado Vale do Rio Carioca, devido à presença do rio Carioca, que cortava o bairro e era o responsável pelo abastecimento da cidade. Mais tarde, o nome foi alterado em homenagem a um comerciante português que vivia na região. No final do século 19, já com o bairro bastante urbanizado, a Princesa Isabel sugeriu que um monumento religioso fosse colocado sobre o Morro do Corcovado, que, com mais de 710 m de altitude, se destacava no bairro. Assim surgiu o Cristo Redentor, inaugurado em outubro de 1931 e hoje principal ponto turístico do Rio de Janeiro. Tudo isso fez com que se tornasse uma região muito tradicional. E muitos dos imóveis antigos ainda estão presentes e podem ser vistos pelo bairro, que é um ótimo passeio para turistas e para cariocas.
No início foi habitada por alguns nobres da corte. Depois, foi, também, residência de muitas pessoas famosas, como: Cecília Meireles Euclides da Cunha Manuel Bandeira Roberto Marinho Machado de Assis (um de seus moradores mais ilustres) Machado de Assis: o eterno bruxo do Cosme Velho O escritor Machado de Assis, maior nome da literatura brasileira, foi um dos moradores ilustres do bairro. Descendente de escravizados libertos, ele nasceu no Morro do Livramento e, ao longo da vida, morou em diferentes regiões do Rio de Janeiro, como o bairro da Lapa e o Cosme Velho, para onde se mudou em 1883 e morou até sua morte, em 1908. Os moradores da região o apelidaram de “bruxo do Cosme Velho”, pois tinha o hábito de queimar velhas cartas e papéis em um caldeirão no quintal ou jardim - e os vizinhos pensavam ser algum tipo de magia. A casa onde ele morava com a esposa ficava perto do local que hoje é a estação do Trem do Corcovado, que leva até o Cristo Redentor. Ela foi demolida e deu lugar a um prédio. Na parte de baixo, há estabelecimentos comerciais e uma placa indicando ser o endereço onde o escritor viveu.
A Rua Cosme Velho é uma continuação da Rua das Laranjeiras. Ao longo de toda a sua extensão, há muitas praças, muito verde, residências e construções antigas com diversos estilos arquitetônicos. É uma rua muito charmosa, perfeita para caminhar com calma, observando cada detalhe, aproveitando a vista de alguns pontos para o Cristo Redentor e, principalmente, sentindo um pouco do estilo de vida da cidade fora das regiões mais turísticas.
O Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. Tudo isso faz com que seja um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. E, para chegar até a estátua, a forma mais tradicional é o Trem do Corcovado, que sai da estação localizada na Rua Cosme Velho 513. O endereço é presença certa nos roteiros de quem viaja ao Rio de Janeiro. Lá começa a linha férrea que sobe por dentro do Parque Nacional da Tijuca, em meio a belas paisagens, até chegar ao topo do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor.
Para quem já está no bairro do Cosme Velho, é muito fácil chegar a pé ao Corcovado. Basta seguir pela Rua Cosme Velho até a altura do número 513. Há uma praça e, logo ao lado, uma construção antiga onde funciona a estação do Trem do Corcovado, que fica em frente à Igreja São Judas Tadeu e bem perto do Largo do Boticário, um dos pontos mais conhecidos da região. Já para quem está em outras regiões da cidade, a melhor forma é pegar o metrô e saltar na estação Largo do Machado e seguir de ônibus ou a pé até a estação. O Corcovado fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, a segunda maior floresta urbana do mundo reflorestada pelo homem e que tem centenas de espécies da fauna e da flora em meio à Mata Atlântica. E da estação do Corcovado sai o trem que sobe pela centenária estrada de ferro, atravessando o Parque Nacional da Tijuca, até chegar aos pés do Cristo Redentor. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, esse é o passeio turístico mais antigo do país.
A melhor forma de conhecer o bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro, é andando a pé pelas ruas, admirando os belos casarões e casas antigas da região, e aproveitando para conhecer os bares, cafés, bistrôs, restaurantes, lojas e espaços cheios de arte. Veja algumas dicas do que visitar:
Para quem está procurando uma boa hospedagem no Rio de Janeiro na região do Cosme Velho, a dica é o novo hotel Joe&Joe. Ele está aos pés da montanha do Corcovado e fica perto de todos os pontos de interesse do bairro. Está próximo, também, do Túnel Rebouças, com fácil acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas e aos tradicionais bairros de Ipanema e Leblon, além de estar a poucos minutos de caminhada do Largo do Machado, onde há uma estação de metrô para se deslocar a outras partes da cidade. O Jo&Joe mistura o estilo descolado de um hostel, com ambientes compartilhados para convívio dos hóspedes e quartos coletivos, mas tem toda a comodidade de um bom hotel, com quartos privados, café da manhã e opções de lazer. Conta ainda com várias piscinas, restaurante e bares abertos ao público. Uma ótima opção para turistas que viajam para o Rio de Janeiro ou mesmo para moradores que querem conhecer melhor o bairro do Cosme Velho.
Confira a lista dos melhores hotéis, a vantagem de cada um e escolha o melhor para sua viagem. Leia agora!
Descubra o que fazer no bairro do Rio de Janeiro