Férias de verão:

8 destinos para viajar nas próximas férias

Já sabe onde vão ser suas próximas férias de verão? Dá até para sonhar acordado só de ouvir falar, não é mesmo? Vento no rosto, frutos do mar no prato, aquela sensação de relaxamento de não precisar pensar em nada. Há quanto tempo você não tira umas férias de verão daquelas bem aproveitadas, com tudo que você gosta e mais um pouco? Sim, você merece! E está na hora de definir onde vai ser. Se já começou a pesquisar o seu próximo destino para as férias de verão, confira neste artigo oito sugestões de viagens que vão agradar você.

Afinal, o que fazer nas férias de verão?

As férias de verão são o período mais esperado do ano por muita gente.  Não apenas é a garantia de que a família inteira estará reunida por conta da festas de fim de ano e do encerramento do período letivo das crianças. Também é o momento em que o clima do país está no seu auge. Praticamente qualquer viagem funciona bem durante o verão brasileiro. Por isso, não há regras quanto ao que fazer nas suas férias. O mais importante é planejar com antecedência (por conta da quantidade de turistas nessa época) a ida para um local que combine perfeitamente com os passeios que você gosta de realizar. Para os mais aventureiros, uma boa ideia pode ser optar por lugares com chapadas e trilhas que levem a cachoeiras cristalinas. Para quem curte tranquilidade, nada como uma praia deserta, regada a sombra e água fresca.  Para quem gosta de animação, um parque aquático ou uma cidade que ofereça programação intensa ao longo do dia. E, para os desbravadores dos mares, a nossa sugestão é uma viagem que contemple balneários pelo mundo. Está sem ideia? Confira, nos próximos tópicos, oito destinos que valem muito a sua visita.

Onde passar as férias de verão no Brasil

Para começar nossa lista de sugestões, vamos começar por dois parques: um deles tem a natureza como protagonista, enquanto o outro é para se molhar e se divertir.

1. Parque Nacional da Chapada das Mesas, Maranhão

Não é uma praia paradisíaca, mas a Chapada das Mesas tem tantas opções para se refrescar que também merece estar entre as opções para curtir as férias de verão.  Esse local fica totalmente imerso na natureza da região e oferece atrações para agradar desde os viajantes mais tranquilos aos mais aventureiros. Inclua no seu roteiro uma viagem ao Encanto Azul, um poço com água tão azul que parece tingida. O Poço Azul também é outra boa opção, um espaço de água verde cristalina formado pelo acúmulo entre as formações rochosas da região. Por lá, você consegue nadar ou só ficar deitado ao sol, apreciando esse visual único que a natureza criou. E, para garantir ainda mais mergulhos nas suas férias de verão no Maranhão, existe um outro complexo, vizinho à Chapada das Mesas, chamado Pedra Caída. Por lá, você encontra várias cachoeiras disponíveis para banho, com passagens, pontes e trilhas confortáveis para o turismo. Assim, fica mais fácil explorar sem precisar contar com longas horas de caminhada floresta adentro.

2. Beach Park, Aquiraz (CE)

Onde passar as férias de verão? Se refrescando em meio a muita água, é claro!  Para isso, a visita ao Beach Park é perfeita: são 13km² de parque aquático, considerado o melhor da América Latina! Porém, engana-se quem acha que essa seria uma viagem totalmente família, com diversão apenas para as crianças. No Beach Park, adultos de todas as idades aproveitam o espaço como se estivessem em uma montanha-russa digna de parque da Disney. Por lá, você encontra 16 atrações diferentes, com direito a um toboágua que oferece 5 opções de descida e outro que chega a 105km/h, além das piscinas de ondas, corredeiras e que mais conseguir pensar em termos de diversão na água. Para as crianças, existe uma área totalmente dedicada ao entretenimento infantil, com direito a parquinho aquático com diversas opções de brinquedos. A infraestrutura do local conta com cabanas onde as famílias podem se abrigar do sol em sofás confortáveis, com direito até a frigobar. Quem gosta também pode desfrutar de opções de sauna seca e a vapor, para fugir um pouco da agitação das piscinas. Além disso, há palcos com apresentações musicais e uma área de convivência inspirada em uma vila de pescadores, onde é possível fazer compras e se alimentar nos 8 restaurantes disponíveis. O Beach Park fica em Aquiraz, do ladinho de Fortaleza, e é um daqueles lugares onde você vai passar as férias de verão sem ter que esquentar a cabeça com mais nada.

4 praias para visitar nas férias de verão

É praia que você gosta? Então, confira estas quatro sugestões que deixamos para você!

3. Praia do Caxadaço, Ilha Grande

Ilha Grande fica perto de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.  A região como um todo é um local perfeito para as férias de verão e encanta os turistas ano após ano, com uma praia mais bonita do que a outra, todas extremamente preservadas e limpas. Entre elas, está a Praia do Caxadaço, uma faixa de areia pequenininha em um mar para lá de cristalino. Tudo isso é cercado de uma mata original da região e abundante. Porém, o grande destaque de Caxadaço é uma enorme rocha localizada no seu lado direito, acessível por uma trilha rápida e fácil, que torna a praia quase um esconderijo.  Do alto dessa rocha, o visitante tem uma visão privilegiada para a praia escondida e para o mar aberto que banha essa região. Além de uma vista linda de se ver do alto, é possível também mergulhar da rocha direto para o mar.  Vale, porém, ter cuidado com os vários barcos de turismo que circulam por lá, levando os turistas para Caxadaço. Para chegar nesse pequeno pedaço do paraíso, é preciso encarar uma trilha de 6 horas entre ida e volta com trechos de mata fechada e sem sinal de celular ou fechar um dos vários passeios pela ilha que passam por lá.

4. Praia de Moreré, Ilha de Moreré (BA)

Vizinha à famosa Boipeba, a Ilha de Moreré é o exemplo perfeito de tranquilidade para as férias de verão no Brasil.  Essa vila de pescadores ainda tem ruas feitas de areia e um ambiente bem simples, dando aquela sensação acolhedora de estar vivendo em um lugar deslocado do tempo. O dia por lá começa cedo, quando a água do mar está rasinha e dá para caminhar por uma faixa de areia enorme na praia. É nesse momento que se formam as piscinas naturais da região, cheias de peixinhos para deixar os turistas encantados com a fauna marinha do local. O cenário é mesmo de filme: você caminha sobre uma areia fofa e bem branquinha, vendo as águas sempre mornas, calmas e cristalinas se movendo suavemente pela praia. Os coqueiros ao redor da areia fazem sombra suficiente para dar um refresco aos turistas, mas não tanta que prejudique o seu ritual de bronzeamento. À tarde, a maré sobe e toma de volta para o mar a faixa de areia, forçando a programação a mudar. É nesse momento que os turistas optam pelos banhos de rio ou pelos passeios guiados pelo mangue, que permitem observar espécies naturais da região. E ao pôr do sol, enquanto uma variedade de passarinhos cantam escondidos nas árvores, você desfruta de uma comida baiana fresca e rica, feita por quem vive em Moreré. Para alcançar esse sonho a partir de Salvador, é necessário pegar um carro e depois um barco. O percurso leva algumas poucas horas e é totalmente compensado pela experiência vivida na ilha.

5. Praia dos Carneiros, Tamandaré

Esse pedaço de paraíso escondido em Pernambuco fica a 113km de Recife, capital do estado, de onde é possível chegar de carro, ou a 50km de Porto de Galinhas, que oferece também fácil acesso de barco. Na Praia dos Carneiros , você encontra águas calmas e quentinhas o ano todo, altos coqueiros margeando o cenário, areia branca e fina para caminhar, além de um mar de um azul inexplicável - uma visão digna de qualquer viagem ao Caribe. As suas férias de verão lá serão repletas de calmaria, banho de mar, visitas às piscinas naturais adjacentes à praia para interagir com a fauna marinha, snorkelling pelo mar, passeios de lancha e banhos das mais variadas argilas na praia vizinha, de Guadalupe. Quando bater a fome, no acesso à praia, há opções de restaurantes de culinária local, fresquinha e gostosa. E, se você tiver sorte, é possível também observar os casamentos e batizados que acontecem ao longo de todo o ano na capela de São Benedito, ponto turístico que dá direto nas areias de Carneiros. Essa construção data do final do século XVII e se tornou o cartão postal oficial do lugar, conquistando seu lugar nas fotos de viagem ano após ano.

6. Galés de Maragogi, Maragogi

Um dos passeios mais famosos de Maragogi é a visitação às galés, as famosas piscinas naturais formadas por recifes quando a maré está baixa.  Existem três conjuntos dessas piscinas: as principais, que ficam mais próximas à orla da cidade, as piscinas de Taocas e as de Barra Grande. Essas duas últimas são um pouco mais afastadas. Para chegar até qualquer uma delas, é preciso contratar o passeio de barco, seja ele um catamarã para muitos turistas ou uma lancha mais reservada. As próprias embarcações costumam oferecer óculos de mergulho para os turistas conseguirem observar a fauna marinha que se esconde por lá. Nas galés, existem partes mais rasas, onde é possível aproveitar a paisagem sentado na areia e vendo os peixes a olho nu, e partes mais profundas, onde dá, inclusive, para fazer mergulhos de cilindro que passeiam por cavernas subaquáticas para conhecer a sua fauna. Nas férias de verão, prepare-se para encontrar águas especialmente cristalinas, mas também muitos turistas. Portanto, uma boa dica é ir bem cedo, quando a procura é menor. As galés de Taoca e Barra Grande também costumam ser menos procuradas por serem mais distantes da costa, mas oferecem a mesma experiência. Ou seja, são uma alternativa para desfrutar do passeio com mais tranquilidade. E, à noite, você ainda estará em Maragogi, um vilarejo agradável de Alagoas, com muitas opções para comer uma refeição gostosa e local.

 

 

Férias de verão internacional: 2 destinos para conhecer

Quer passar suas próximas férias de verão fora do Brasil? Então, para encerrar nossa lista, temos dois destinos internacionais .

7. Nice, França

Parte da Côte d’Azur, Nice é uma das cidades mais descoladas e menos pomposas da região, mas o ar de elegância da Riviera Francesa ainda permanece. Por lá, você pode aproveitar a praia em uma orla que parece não ter mais fim, com um mar super azul. Também é possível aproveitar a tarde para caminhadas no sempre movimentado calçadão da cidade ou para alugar uma bicicleta e pedalar por esse lugar tão gostoso de se admirar. Quando o sol estiver caindo, boas opções são observar o pôr do sol tomando um bom vinho na orla e seguir para um dos vários restaurantes de culinária francesa e internacional refinados que a cidade oferece. Caminhe pelas ruazinhas, explore a arquitetura acolhedora desse balneário e escolha pelo caminho o destino do seu jantar. 

8. Palma de Mallorca, Espanha

Mallorca é a maior ilha do arquipélago espanhol das Ilhas Baleares.  Por isso, para chegar até lá, é preciso pegar um voo a partir da Europa continental (inclusive, com várias opções low cost) ou mesmo um ferry boat a partir de algumas das principais cidades costeiras da Espanha, como Barcelona e Ibiza. Por lá, as suas férias de verão encontram uma cidade cheia de construções com uma arquitetura antiga e charmosa, influenciada pela herança de diversos povos que a conquistaram anteriormente. Há ruas de compras com opções de marcas tanto nacionais quanto internacionais, bares cheios de pessoas de todo o mundo, além de restaurantes com comidas frescas, deliciosas e temperadas com o sabor da comida espanhola. Se não bastasse tantas opções na cidade, tudo isso está de frente para um mar enlouquecedor de tão azul, com o caliente clima mediterrâneo. Algumas das praias mais encantadoras de lá são Caló des Moro e S’Almenia. A primeira está situada em uma natureza intocada, com água puríssima e acesso por trilhas. A segunda parece uma pequena baía, cercada de pedras cobertas por vegetação, o que faz com que o mar lá dentro fique calminho, calminho - além de cristalino! Mas fique tranquilo, você não tem só duas praias em Palma de Mallorca para explorar e dividir com os demais turistas. Outras (das várias) opções são Cala Carbo, Es Trenc e Playa de Mondragó.

 

Nossos artigos recentes