Amsterdã sob o olhar de Vincent Versluis

Olá! Meu nome é Vincent Versluis, sou fotógrafo de publicidade e diretor de arte. Comecei a levar a fotografia a sério há cerca de dois anos, quando me apaixonei pela cena urbana. Às vezes, morar e trabalhar em Amsterdã pode ser muito frenético, então, fotografo para descontrair e relaxar depois de um dia cheio. Caminhando pela cidade, tento extrair desse intenso cenário cosmopolita imagens minimalistas e gráficas, que revelam a beleza de momentos aparentemente ordinários.

 Gosto de sair logo cedo e ir atrás do nascer do sol, enquanto a cidade ainda está dormindo e sonhando. A manhã é um momento fantástico para fotografar: a luz está linda e as ruas, mais vazias. Os primeiros raios de sol refletindo nos prédios de tijolos vermelhos de Amsterdã são um espetáculo. Esse horário também é perfeito para captar os moradores da cidade a caminho do trabalho, carregando seus guarda-chuvas e canecas de café enquanto correm para pegar o trem ou o ônibus.

 O leste de Amsterdã é uma das regiões menos conhecidas da cidade – e é o que a gente poderia chamar de bairro em formação. Não é uma área tão turística quanto o centro, mas vale a visita por sua bela e original arquitetura, como essa construção impressionante ao fundo – o Tropenmuseum. Na sua próxima viagem a Amsterdã, inclua este bairro no roteiro! 

 Adoro perambular pelas áreas mais industriais de Amsterdã atrás de uma composição interessante. Os viadutos da cidade e os trens que a atravessam são ótimos lugares para bater uma boa foto. 

 O Rijksmuseum é um passeio imperdível em Amsterdã e que atrai muitos turistas. Mas uma de suas melhores partes nem todo mundo conhece: a ciclovia que atravessa o coração do museu. É um lugar lindo! E, neste movimentado túnel, dá para ouvir os músicos urbanos tocando suas canções no pátio – onde, inclusive, esta foto foi tirada.

Ir para a rua fotografar durante o inverno de Amsterdã requer coragem, já que o clima pode ficar bem gelado na cidade. Gelado o suficiente para patinar no gelo em Museumplein, por exemplo! Aqui, você pode ver a pista de patinação com uma versão em miniatura da famosa Skinny Bridge. Aliás, não deixe de visitar a verdadeira Skinny Bridge – vale a pena!

 Amsterdã é super limpa, e, por isso, muito agradável de fotografar. Além disso, os diferentes estilos de arquitetura a tornam uma cidade muito interessante. Modernos edifícios de vidro contrastam – e, ao mesmo tempo, se misturam – com os antigos prédios de tijolos vermelhos. Amo muito esses opostos que se atraem!