29 abril 2024
2 minutos
29 abril 2024
2 minutos
Olá, sou Richard Bohn, designer gráfico e fotógrafo. Moro em Munique, na Baviera, Alemanha. Mudei-me há alguns meses para esta cidade, que estou descobrindo pouco a pouco. Comecei a tirar fotos urbanas e compartilhá-las no Instagram há pouco mais de quatro anos, quando me apaixonei pelos charmosos bairros antigos. Adoro revelar detalhes escondidos e a beleza das coisas comuns – e, no geral, prefiro composições sem pessoas, porque acredito que um lugar se basta. Como sou novo por aqui, quero compartilhar um olhar mais turístico de Munique. Espero que você goste.
Decidi começar meu dia no topo da Torre da Prefeitura. Quando exploro uma nova cidade, procuro sempre seus pontos mais altos. Gosto de ter uma visão geral do lugar e de observar aquelas miniaturas de pessoas de cima. Em Munique, há duas torres que oferecem vistas maravilhosas do centro e da cidade velha, que fica perto da prefeitura e do "Marienplatz", principal mercado da região.
É, eu sei... Difícil ser mais turístico, né? Assim como Marienplatz, no centro da cidade, aqui é um daqueles locais que todo visitante vai ver – e, por isso mesmo, imperdível. O que eu mais gosto no Palácio é do seu grande parque, com pequenos pavilhões escondidos e belos ângulos. Eu bem que gostaria de ver este lugar deserto, mas, a cada 15 minutos, chegam novos ônibus cheios de turistas!
Provavelmente minha parte favorita de Munique – até agora. Haidhausen fica do outro lado do rio Isar e é cheia de construções antigas e lojinhas encantadoras, com muita área verde. Quando caminhamos por esta região, nem parece que estamos em uma cidade grande, barulhenta e frenética. Aqui o tempo desacelera e, quando o clima está bom, todo mundo ocupa as calçadas, para bater papo e curtir um drinque após um dia de trabalho.
Meu escritório fica no coração do Parque Olímpico, construído para os Jogos de 1972. Trabalho aqui há seis meses e ainda não fui conhecer o Olympic Hill. Costumamos almoçar em um restaurante ao lado do Lago Olímpico, com vista para a colina. Sempre prometo a mim mesmo que irei lá em breve.
Outro lugar por onde passo todos os dias, mas nunca parei para visitar é o Canal de Nymphenburg, com vista para o Palácio Nymphenburg. Capturar a simetria e os ângulos em parques e espaços abertos em uma cidade é um das minhas paixões – me traz a sensação de que há uma ordem natural nas coisas. Na ponta do canal está o "Hubertusbrunnen", com uma pequena fonte. Nos fins de tarde, as pessoas costumam assistir ao pôr-do-sol de seus degraus, apreciando a vista.
Com boa parte da minha família mora em Berlim e em seus arredores, sou um usuário frequente do transporte público, principalmente o metrô. Não sei dizer o porquê, mas sempre tive uma queda por todas essas estações, com seus azulejos e padrões únicos. Além de explorar as cidades a pé e de bicicleta, gosto de cruzá-las de metrô. Distante do centro, esta estação é uma das mais bonitas que já vi. Gosto dos seus amplos espaços e grandes luminárias. Um fato curioso: quando chove lá fora, a água escorre pelas paredes – é como estar em uma caverna.
Descubra os melhores teatros do Brasil para visitar e vivenciar a arte em nosso país
Se jogue no Carnaval multicultural do Brasil!
A jornada histórica das cidades oferece um acervo cultural admirável