Cairo pelo olhar de Laura El-Tantawy

Laura El-Tantawy é uma fotógrafa documentarista britânica-egípcia, além de escritora e cineasta experimental. Filha de egípcios, ela nasceu em Worcestershire, na Inglaterra, e, hoje, vive entre Londres, no Reino Unido, e Cairo, no Egito. Seu trabalho é reconhecido por um olhar lírico e impressionista sobre a realidade. Laura se apaixonou pela fotografia como uma forma de expressão artística sem barreiras, e adora o desafio de descobrir beleza e cor em meio ao caos. Seu trabalho já foi exposto e publicado internacionalmente, incluindo a Time, a Afar Magazine, o Le Monde, entre muitas outras publicações. Descubra o Cairo sob um novo ângulo na companhia de Laura!

Nunca me canso de visitar um dos maiores ícones do Cairo: as Pirâmides de Gizé. Essa é uma foto obrigatória, que tiro toda vez que visito minha cidade. Contemplando este lugar histórico, penso em toda a riqueza dos meus ancestrais e aproveito o momento para meditar, sonhar e pensar no futuro.

Com uma população de cerca de 17 milhões de habitantes, o Cairo nunca deixa de me surpreender. Aqui, uma pessoa pode ficar horas na cobertura de um prédio do centro, contemplando a cidade que vai se revelando sob seu olhar. Este clique foi difícil, mas adoro explorar e apreciar o Cairo de diferentes pontos de vista.

Uma garota brinca no balanço feito com uma boia pendurada em uma colorida Felouka. Esses famosos veleiros do Cairo são encontrados por todo o Rio Nilo – e podem ser uma experiência muito mais tranquila e silenciosa do que os barcos motorizados.

Em uma tarde chuvosa no Cairo, pessoas atravessam apressadamente um movimentado cruzamento na ponta da Praça Tahrir (Praça da Liberdade). Localizada no coração da cidade, a Praça foi palco de milhares de manifestantes pró-democracia, que invadiram as ruas em 25 de janeiro de 2011, exigindo "pão, liberdade e justiça social". Fotografei os protestos na época. A Tahrir é um local para onde sempre volto – para lembrar desse momento que entrou pra história.

Da minha janela, uma vista magnífica. As luzes do Cairo têm um sabor muito particular. O canto dos pássaros, as palmeiras e a luminosidade suave me lembram que esta é uma das cidades mais agradáveis do Egito.

No Cairo, cada estação tem sua luz. Aqui, uma cortina de fumaça paira sobre a cidade, que se prepara para o tranquilo anoitecer de um dia de outono.