O que fazer em Cuiabá

Descubra atrações imperdíveis que vão além do Pantanal

cuiaba; mato grosso

Muitos turistas passam por Cuiabá com o intuito de visitar o Pantanal e a Chapada dos Guimarães. Se esta é a sua intenção, saiba que a cidade tem vários pontos turísticos, muita história e uma culinária única. Por isso, vale considerar esticar um pouquinho a sua estadia para conhecer melhor a capital mato-grossense e realizar alguns passeios em Cuiabá. Prepare-se para as altas temperaturas e embarque nesta aventura pelo coração da América do Sul. Veja dicas sobre o que fazer em Cuiabá.

1. Centro Geodésico da América do Sul

Cuiabá está exatamente no centro da América do Sul. Por isso, foi construído um Obelisco que demarca o local exato do centro geodésico do continente. Com pouco mais de 20 metros de altura, o monumento foi criado pelo artesão Júlio Caetano e está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral. É uma das paradas obrigatórias em Cuiabá.Endereço: R. Barão de Melgaço, 2902 - Centro Sul, Cuiabá.

2. Centro Histórico de Cuiabá

Um dos principais pontos turísticos de Cuiabá é o seu Centro Histórico, que é reconhecido como patrimônio histórico nacional e foi tombado oficialmente pelo Ministério da Cultura do Brasil. Foi nesta região da cidade que surgiram as primeiras vias urbanas e, por conta disso, aqui há vários prédios com as características arquitetônicas preservadas. Para apreciar as construções antigas, passeie pelas ruas Galdino Pimentel, Ricardo Franco e Pedro Celestino (antigamente conhecidas como ruas de Baixo, do Meio e de Cima). Se estiver pelo bairro, aproveite para visitar a Igreja do Rosário e São Benedito, que é um dos marcos de fundação da cidade e um belíssimo exemplar da arquitetura barroca. Ainda no Centro, é possível visitar também o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), o Palácio da Instrução e o Museu do Rio Cuiabá. Quer ficar pertinho do Centro Histórico de Cuiabá? O ibis Styles Cuiabá   é um hotel econômico, moderno e descolado, com decoração inspirada no Xingu. 

3. Ácqua Park

Com o calor de Cuiabá, todo mundo só quer uma coisa: se refrescar! Visitar um parque aquático é uma boa pedida para quem pensa em fazer turismo em Cuiabá – ainda mais para quem visita a cidade acompanhado de crianças. O Ácqua Park fica na Rodovia Vicente Bezerra Neto e conta com tobogãs, pedalinhos, tirolesa, piscina natural, arvorismo e escalada.Endereço: Rodovia Vicente Bezerra Neto, km 05 (24,06 km).  

4. Parque Mãe Bonifácia

Outra opção para fugir do calorão cuiabano é o Parque Mãe Bonifácia. Considerado uma “pequena floresta dentro da cidade”, o parque permite aos visitantes ver um pouquinho da paisagem do cerrado através da vegetação local.  Aqui é possível fazer algumas trilhas, praticar exercícios, fazer um piquenique, levar as crianças para brincar no parque infantil e subir no mirante para ter uma bela vista da cidade. Endereço: Av. Miguel Sutil, S/N - Duque de Caxias, Cuiabá.

5. Parque das Águas

Uma das atrações que faz sucesso por aqui é o Parque das Águas, com seu Túnel de Água, no qual os visitantes podem passar por baixo. Há também o splash zone, no qual jatos de água jorram do solo. À noite, o show das águas encanta os visitantes - jatos d’água com até 70 metros de altura, iluminados por luzes coloridas, dançam acompanhando o ritmo de músicas. Se a fome bater, não se preocupe – o Parque das Águas conta com um food park, com diversos restaurantes.Endereço: Av. Hermina Torquarto da Silva - Centro Político Administrativo, Cuiabá

6. Parque Tia Nair

Não é à toa que Cuiabá é chamada de cidade verde – atualmente ela abriga diversos parques e praças. Bastante voltado para a diversão em família, o Parque Tia Nair reúne pistas de caminhada e ciclismo, cascata de três metros de altura, pedalinho, amplo parquinho e academia ao ar livre. Um dos diferenciais do parque é a sua tirolesa, com uma descida de 24 metros cruzando o lago. Está muito calor durante o dia? Sem problemas, o parque fica aberto até as 23h e conta com uma iluminação bem adequada e segurança. Endereço: Av. Érico Prezza, s/n, Jardim Itália – Cuiabá

7. Museu do Morro da Caixa D’água

Durante 142 anos, o local foi o único reservatório de água da cidade de Cuiabá. Em 2007, o espaço foi redescoberto e transformou-se em um museu. O local abriga algumas exposições permanentes, com objetos da sua própria história, como tubos de ferro e registros. Além disso, o museu recebe também algumas mostras rotativas de artistas locais.  O mais impressionante é observar sua estrutura interna, com galerias e o aqueduto. Endereço: R. Nossa Sra. de Santana, 1105, Centro Sul - Cuiabá.

8. Teatro Sesc Arsenal

Esta unidade do Sesc ganhou este nome pelo fato do prédio ter pertencido ao exército. Em 2001, abriu suas portas para artistas e conta com biblioteca, sala de música, choperia, cinema, galeria de artes e teatro. Às quintas-feiras, sua programação inclui o “Bulixo”, uma feira que reúne cultura, entretenimento, gastronomia e artesanato.  Uma ótima programação para conhecer mais da cultural local. 

9. Bom Jardim

Se você tiver um tempinho a mais na cidade de Cuiabá, aproveite para dar um pulo em Bom Jardim (cerca de 150 km). O lugar é uma espécie de “Bonito” do Mato Grosso e oferece aos turistas a possibilidade de flutuar em rios e nascentes de águas entre o azul-celeste e o azul-turquesa, com muitos peixes, tomar banho de cachoeira e descer o rio de boia. Se você quiser fazer um bate-volta, a ideia é sair bem cedinho para aproveitar bem o dia por lá, já que as atrações têm horários limitados. 

Nossos artigos recentes