Bagagem de bordo: o que pode ou não levar na sua viagem de avião

Viajar é uma delícia, e o que menos queremos nesse momento é preocupação, certo? Por isso, verificar com antecedência quais itens são permitidos na bagagem de bordo do avião é fundamental para garantir uma viagem sem sustos e sem ter que deixar nada para trás. Que tal ler mais sobre isso? Vem com a gente!

Passagens compradas, hotéis reservados, passeios organizados… Tudo pronto para a viagem, agora só falta o detalhe final: preparar as malas! Mas, afinal, o que é permitido e proibido levar quando você viaja de avião?Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o passageiro pode levar até 10 kg de bagagem de mão sem custos adicionais, porém cada companhia aérea pode estabelecer limites de altura, largura e comprimento dessa bagagem. Por regra, ela pode ser acomodada na cabine do avião, mas, em casos específicos, pode ser que o transportador indique o despacho da bagagem no porão da aeronave por motivos de segurança ou de capacidade. Geralmente, as empresas aéreas também permitem que o passageiro leve um item pessoal com ele que possa ser acomodado embaixo do assento, como uma bolsa de ombro ou uma mochila pequena. É recomendado que você leve nela os itens de maior importância e valor, como celular, passagens e documentos.

O que levar na bagagem de bordo e o que deixar na mala de viagem?

Algo importante a saber é que nem todos os itens que você não pode levar na bagagem de mão devem ficar em casa. Em algumas situações, você pode despachá-los dentro da mala que vai no porão da aeronave. Por isso, é muito importante que leia as regras estabelecidas pela companhia aérea do seu voo para saber o que exatamente é permitido em cada bagagem, bem como conferir as regras definidas pela ANAC. Para facilitar esse processo, separamos algumas dicas para você, mas reforçamos a importância de sempre confirmar as regras mais recentes antes de viajar, afinal, elas podem mudar. Itens permitidos Além de seus documentos, celular e passagens, você pode levar itens como câmera fotográfica e troca de roupa em sua bagagem de mão. Abaixo, listamos outros exemplos de itens que podem ser transportados na bagagem de bordo, de acordo com o nível de segurança do voo, mas é sempre recomendado que você consulte antecipadamente a empresa aérea em caso de dúvidas. Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinhos usados em exames médicos. Além desses itens, você também pode levar: Aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças), aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 mL ou 300 g por passageiro em voos nacionais), termômetros de medição térmica, relógio de pulso com alarme, eletrônicos permitidos a bordo (consulte antecipadamente a companhia aérea).

Itens proibidos Preste atenção na lista abaixo. Esses são os objetos que você não pode levar na sua bagagem pessoal e de mão segundo a última atualização da ANAC , em 2021. Armas De fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.  Objetos pontiagudos ou cortantes Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.  Ferramentas de trabalho Pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fenda e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarme.  Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis

Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.  Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos. Importante: voos internacionais possuem regras específicas para as bagagens de mão. Você não pode levar quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100 mL e o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético. Todos os líquidos devem estar acondicionados em embalagens plásticas que facilitem a inspeção, caso necessário. Essa regra não altera a proibição de transporte dos líquidos perigosos já mencionados. Medicamentos devem ser acompanhados de prescrição médica e, assim como os alimentos de bebês e líquidos de dietas especiais, devem ser transportados apenas na quantidade necessária para a utilização no período do voo e de eventuais escalas.

Dicas para organizar sua bagagem de mão

Ao preparar sua bagagem de bordo, o importante é pensar nos itens indispensáveis a você ao chegar no seu destino final e nas primeiras horas lá (considerando um cenário no qual você demore para retirar a sua bagagem que foi despachada). Assim, respeitando as limitações citadas ao longo do texto, lembre-se de levar: Documentos pessoais; Documentos de viagem (passaporte, bilhetes, cartão de embarque e documentos que comprovem reservas de hotel, informações de contato de emergência e seguro de viagem); Carteira e cartões de crédito e/ou débito que serão utilizados; Celular com carregador; Itens de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, desodorante e produtos de beleza alocados em recipientes pequenos que respeitem as regras de transporte de líquidos; Roupas extras ou pelo menos roupas íntimas e uma camiseta para utilizar em casos de emergência; Casaco ou moletom já que as temperaturas nas aeronaves podem variar; Opções de entretenimento, como livros e palavras cruzadas.

Cuidados e precauções para se ter no aeroporto

Para evitar qualquer tipo de incômodo no aeroporto, lembre-se de sempre carregar documentos e objetos de valor junto a você em um local que sua visão alcance. Ou seja, evite deixá-los em bolsos externos de mochilas, por exemplo. Ter os documentos à mão também facilita procedimentos como revista e embarque. Além de tomar cuidado com as bagagens de mão, esteja atento ao seu entorno e às malas que irá despachar. É importante etiquetá-las para garantir fácil identificação quando chegar ao seu destino e precisar retirá-las.  Antes de ir para o aeroporto, certifique-se de conhecer as regras locais, como o uso de máscara facial ou vestimentas adequadas, para evitar desconfortos. Por fim, mas não menos importante, nunca deixe as crianças sozinhas ou com desconhecidos.

Nossos artigos recentes