24 julho 2024
6 minutos
Conheça os benefícios do longstay e como fazer essa transição passo a passo!
24 julho 2024
6 minutos
Existem várias vantagens de morar sozinho, como a sensação de liberdade e independência.
Ainda assim, muita gente acaba adiando ou nunca vivendo esse sonho. Pode ser pela falta de um plano, pelo medo de tentar ou por não encontrar as condições ideais, tanto em termos financeiros quanto em conforto e qualidade de vida. Se esse é o seu caso, fique tranquilo. A proposta deste texto é ajudar você a tirar todas as dúvidas para tomar uma decisão com mais confiança. Vamos mostrar quais as vantagens de morar sozinho, por que pode ser importante para o seu desenvolvimento, quanto se gasta e qual é o primeiro passo para isso. E já adiantamos que, se você está entre casa e apartamento, morar em um hotel pode ser a solução ideal. Acompanhe as dicas!
Não faltam razões para morar sozinho. Ainda neste texto, vamos trazer detalhes sobre as principais, mas vale adiantar alguns pontos que mostram por que essa etapa é tão importante para a vida adulta. Podemos dizer, por exemplo, que este é o cenário ideal para quem quer ter seu próprio espaço, além da maior liberdade. Até mesmo para quem sente que é hora de ter independência, como ao sair da casa dos pais. Muitos vão descobrir as vantagens de morar sozinho por causa da faculdade, por um novo relacionamento, por uma separação, por um projeto dos sonhos ou porque decidiram ser a hora certa, mesmo. Sobretudo, é uma questão de amadurecimento, de ser responsável por si, pelo seu sustento e atitudes. Faz parte da evolução natural de cada um de nós. Não por acaso, segundo esta pesquisa do SPC Brasil, metade daqueles que moram sozinho tomaram essa decisão por vontade própria. Ou seja, para eles, trata-se de um projeto de vida.
Ainda na pesquisa do SPC Brasil, 41% dos entrevistados afirmaram que querem continuar morando sozinhos, sem voltar a dividir seu lar com outras pessoas. Este é um grupo que sabe bem quais são as vantagens de se morar sozinho. Entre as principais, destacamos as seguintes:
Você tem todo o poder de escolha para realizar desde as atividades mais básicas até as mais pesadas, quando sentir necessidade ou vontade.
Arcar com custos que antes eram pagos por outras pessoas ou divididos com amigos é outra mudança sentida na pele por quem opta por morar sozinho. Para alguns, é um fator negativo, mas como se tratam de duas competências importantes para o desenvolvimento pessoal, incluímos entre as vantagens de morar sozinho.
As cobranças em relação a costumes, hábitos ou até mesmo cumprimento de horários não existem mais. Você só precisa seguir as ordens do chefe no trabalho (isso se tiver um).
Deixar a casa com a sua cara é, sem dúvida, uma das maiores vantagens de morar sozinho. É ter seu próprio cantinho para personalizar e curtir depois de dias corridos e muitas vezes cansativos - e não há coisa melhor em saber que é seu.
Como a casa é sua, você pode fazer o que quiser ou até mesmo receber os convidados que quiser, sem precisar dar satisfação para terceiros. Isso é bastante útil, principalmente se gosta de ter seus amigos sempre por perto ou organizar encontros.
O custo depende do padrão de vida desejado. Em geral, existem quatro despesas principais: aluguel ou parcela do financiamento, contas (como água, internet e luz), móveis e mercado. Dependendo da região do país, isso pode representar um gasto mensal de cerca de R$ 2 mil, sem contar custos com móveis, decoração, roupas de cama e alimentação, entre outros. Assim sendo, é importante saber que esse é um sonho que requer certo esforço. Para chegar lá, procure cortar despesas desnecessárias e economizar seu dinheiro. Veja algumas modalidades de morada e quais os custos relacionados:Aluguel (além do custo mensal da locação, de móveis e com mercado, o inquilino também deve pagar contas de água, gás, luz e a taxa de condomínio, se for o caso) >Compra de imóvel (exige o valor integral do imóvel no momento da compra e todos os documentos e impostos envolvidos, assim como contas, custos com móveis e com mercado) Financiamento imobiliário (é quase como o aluguel, com a diferença que o custo do aluguel é trocado pelo valor da parcela do financiamento) Long stay hotel (você não precisa de fiador ou seguro e só paga o valor da diária correspondente aos dias que usou o hotel e os serviços usados durante a estadia).
Se, por um lado, morar sozinho pode ser uma experiência para lá de prazerosa, por outro, é um tanto quanto desafiadora. Por isso, é normal bater aquela insegurança. Mas como a gente prometeu lá no início do texto, é hora de descomplicar e fazer esse sonho se tornar realidade, tendo como primeiro passo um hotel. Veja quais são as etapas passos para isso:
O primeiro passo é colocar no papel o quanto ganha e o quanto irá gastar. O ideal é que as despesas fixas nunca ultrapassem 50% do orçamento. Mas é preciso também construir uma reserva de emergência para eventuais despesas extras, como em imprevistos e questões de saúde.
Para facilitar a sua decisão entre as diversas possibilidades de morar sozinho, basta observar os seus próprios hábitos e objetivos. >Responda as questões abaixo e trace seu plano:
Se você cozinha em casa, o mais indicado é alugar, comprar ou reservar diária em um apart hotel, como o Adagio , que já é equipado com cozinha.
Se fizer academia, procure um imóvel que fique perto do estabelecimento ou consulte se o hotel oferece o serviço para os hóspedes. Este serviço pode ser facilmente encontrado pelos filtros de busca no próprio site da rede de hotéis.
Se tem tempo e disposição para limpar a casa, pule para a próxima pergunta. Se não tem, hotéis já possuem esse serviço como padrão. >Se optar por um apartamento ou casa, você pode incluir ainda nas despesas fixas do imóvel os gastos com um profissional de limpeza.
Se tiver carro, procure um local que tenha garagem para poder estacionar seu veículo em segurança. Caso não tenha, opte por um lugar com fácil acesso ao transporte público.
Caso precise trabalhar em casa, se certifique de considerar custos com internet e luz para dar conta da realização de suas tarefas sem imprevistos. Dentro dos hotéis, você já garante o wi-fi e ainda pode alugar equipamentos ou contratar impressões e pequenos serviços, pontualmente, sem precisar sair.
Os custos com animais de estimação também devem ser incluídos no cálculo das despesas para morar sozinho. Afinal, eles precisam ser bem cuidados. Hotéis aceitam pets, mas entre em contato com antecedência se o seu pet for algum bichinho exótico ou precisar de um lugar e cuidados especiais.
Controlar bem as despesas é fundamental ao morar sozinho, pois as contas precisam estar em dia para dar conta de suas necessidades básicas e possíveis imprevistos. >Já nos hotéis, todas as contas já estão incluídas em uma única fatura.
Se alugar um imóvel, lembre que é preciso ter um fiador que atenda a uma série de requisitos, como ter uma renda três vezes maior que o valor do aluguel e ser proprietário de um imóvel na mesma cidadeMesmo nas tarifas de longa estadia, ou long stay, você precisará apenas de um número de cartão de crédito no seu nome.
Antes de guardar dinheiro, o que você precisa ter em mente é um objetivo claro e alcançável. Isto é, encontrar a casa, apartamento ou hotel ideal para morar sozinho. Leve em consideração aspectos como infraestrutura da região, localização, tamanho e valores.
Feito isso, é hora de economizar dinheiro e acabar com os gastos supérfluos. Tendo um objetivo em mente, você vai perceber que fica bem mais fácil cortar custos desnecessários do seu dia a dia. Foco na vida nova: seu cantinho está à sua espera.
Depois, é só curtir sua nova fase de vida em um lugar só seu. Morar sozinho é começar uma etapa totalmente diferente, amadurecer e continuar a aprender.
Enquanto não tira a ideia de morar sozinho do papel, vale se hospedar por um período mais longo para começar a viver essa experiência e testar como você se comporta nela. Apart hotéis são apartamentos prontos para morar, com uma pequena cozinha e até mesmo com estrutura de lavanderia e que contam com serviços de hotel. Se você quer algo mais simples, sem cozinha, alguns hotéis econômicos ou midscale também oferecem tarifas especiais para mais de 30 dias de estadia. Uma solução interessante para quem não quer se preocupar com serviço de limpeza, segurança e portaria. Alguns oferecem, inclusive, estacionamento, café da manhã e academia, além de permitirem a acomodação de animais de estimação. Algumas pessoas gostam tanto da ideia que preferem morar em hotel do que alugar, comprar ou financiar um imóvel. Será o seu caso? Se for, vale prestar atenção nas dicas a seguir.
Para escolher o hotel para morar, basta estar atento ao seu próprio estilo de vida, às atividades e aos hábitos que fazem parte de sua rotina. >Em seguida, é hora de avaliar quais opções de estadia prolongada correspondem às suas expectativas e atendem às suas necessidades. Procure avaliar as vantagens, pacotes especiais que oferecem e também os serviços. E se você não sabe onde encontrar um bom long stay, a gente dá a dica antes de terminar este texto.
Gostou de conhecer as vantagens de morar sozinho e sentiu que é hora de planejar sua mudança? Então, procure iniciar essa nova fase dentro das suas possibilidades, ao seu tempo e sem cobranças desnecessárias. Assim, tudo flui melhor e você melhora a sua qualidade de vida. Você pode iniciar essa transição por um long stay da Adagio. Nele, você encontra todo o conforto, comodidade e segurança de um apart hotel de um dos maiores grupos hoteleiros do mundo. É tudo que precisa para fazer essa mudança sem se preocupar com mais nada. >Todos os apartamentos são equipados, oferecem cozinha e wi-fi gratuito. Outra vantagem é que a recepção é 24 horas e você pode deixar seu carro no estacionamento. Este conteúdo sobre as vantagens de morar sozinho foi útil para você? Então, aproveite para fazer um orçamento e conhecer as tarifas. E fique sabendo onde tem long stay Adagio: Curitiba (PR), com o Aparthotel Adagio Curitiba Batel >Jundiaí (SP),com o Aparthotel Adagio Jundiaí Shopping >Salvador (BA), com o Adagio Salvador Hotel >São Bernardo do Campo (SP), com o Adagio São Bernardo do Campo >São Paulo (SP), com o Adagio Alphaville , Adagio São Paulo Barra Funda , Adagio São Paulo Berrini , Adagio São Paulo Itaim Bibi e Adagio São Paulo Moema. >Estamos esperando você!
Levar uma vida sossegada, com paisagens de tirar o fôlego e serviços ao seu dispor, se aproxima da definição exata do que é estar em um resort all inclusive na América do Sul. As vantagens desse tipo de experiência vão além do que você pode esperar.
Veja dicas para sua viagem
Veja como essa modalidade pode ser a solução para seus problemas de estadia!
Está em São Paulo e precisa de um refúgio tranquilo? Confira a lista de hotéis Accor com spa para você esparecer e voltar recarregado para sua rotina. Acesse agora!
como escolher a lista dos vencedores
Conheça o universo dos resorts!
Piscina, Spa, restaurante, Bar dos Descasados e a vista privilegiada para a Cidade Maravilhosa encantam os hóspedes
Viaje o Brasil e se hospede nos hotéis Accor com acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida. Confira as vantagens!