12 julho 2024
5 minutos
Toda a brasilidade e simpatia na recepção do Grand Mercure. Confira!
12 julho 2024
5 minutos
Nada melhor do que chegar em um ambiente e ser surpreendido pelo aroma que só aquele cafezinho recém-feito tem - exatamente do tipo oferecido pela parceria entre Café Orfeu e Grand Mercure.
Aliás, tem uma opção ainda mais apaixonante: poder experimentar a bebida e sentir sabores únicos e autênticos, com origem em uma produção 100% artesanal, a cada vez que se hospedar nos hotéis da marca. Curioso para saber mais sobre como funciona essa recepção com sabor tipicamente brasileiro? É só seguir na leitura deste texto para descobrir tudo sobre essa experiência de sabor!
Permitir que os hóspedes possam experienciar os mais altos padrões internacionais e um inconfundível senso de identidade local é parte do DNA dos hotéis Grand Mercure. E quer algo que seja mais a cara do brasileiro do que o ritual de tomar café? Cai bem para começar o dia, logo após o almoço ou mesmo no meio da noite, para dar aquela dose extra de energia. O hábito de tomar café conecta pessoas e marca bons momentos. Mas você sabe como tudo isso começou? A história conta que as propriedades da planta foram descobertas por um pastor de cabras na Etiópia. Essa passagem, que teria sido registrada em manuscritos datados de 575 d.C., refere que ele percebeu os animais mais alegres e cheios de energia depois de mastigar as folhas e os frutos do cafeeiro. Com a ajuda de um monge, então, preparou uma infusão, que ajudou a comprovar as propriedades da planta. Se é verdade ou não, é difícil saber, mas não custa agradecer por essa descoberta. No entanto, a bebida só ganhou o sabor e a forma que conhecemos hoje no século XIV, especialmente quando a Turquia recebeu a primeira cafeteria do mundo, a Kiva Han, em meados de 1475. Dali em diante, beber café se transformou em um verdadeiro ritual de sociabilidade. No Brasil, a primeira muda da planta só chegou em 1727, nas mãos de Francisco Melo Palheta, que iniciou o cultivo no Pará. Ainda assim, foi só no século XIX, na região do Vale do Rio Paraíba, que as plantações ganharam mais espaço no país. A partir daí, se transformou em um dos principais produtos de exportação da economia brasileira. Ainda hoje, é uma das maiores fontes de renda de centenas de municípios. Isso sem falar da importância cultural que a bebida ganhou por aqui: oferecer um café é demonstrar hospitalidade e cuidado, em um experiência que desperta, ao mesmo tempo, paladar e olfato.
Para oferecer a brasilidade traduzida em forma de bebida, o lobby de todas as unidades dos hotéis da marca Grand Mercure disponibiliza aos hóspedes um Café Orfeu fresquinho, coado na hora. A unidade Grand Mercure São Paulo Itaim Bibi sofreu recentemente uma reformulação e conta com o melhor da culinária contemporânea brasileira. O hotel também conta com um ritual de boas-vindas que mostra a preocupação em permitir que o cliente viva, desde a sua chegada, a experiência de apreciar os aromas, as belezas, os sabores, os sons e as texturas da cultura local. E, por falar nisso, o café sempre é acompanhado de um doce típico da região do hotel Nos quartos, o toque especial fica por conta das máquinas Nespresso, compatíveis com as cápsulas produzidas pela Orfeu ‒ vamos falar mais sobre elas na sequência.
Por que a escolha do Café Orfeu? As parcerias firmadas pela Grand Mercure não representam apenas um acordo comercial, mas também uma troca que envolve admiração e identificação com a marca. A Orfeu é, hoje, o café brasileiro mais premiado no mundo na categoria Especial. Um resultado da capacidade em manter na produção o vínculo com a cultura regional, sem perder o requinte e os mais rigorosos padrões de qualidade. A maior parte dos grãos são cultivados nas altas montanhas do sul de Minas, na Fazenda Sertãozinho, que tem como símbolo um Jequitibá Rosa de 1.500 anos - uma árvore milenar que simboliza longevidade, respeito à natureza, força e tradição. Além disso, há ainda a Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama, São Paulo, e a Fazenda Laranjal, de Poços de Caldas, Minas Gerais, cada um delas com uma identidade única. Tudo isso se traduz nos próprios valores da empresa: “Fazer com paixão. Para você se apaixonar” e “Acreditar na sofisticação que está na simplicidade, na naturalidade e na autenticidade” são alguns dos principais deles.
“Um café categoria Especial que começa na natureza e termina fazendo parte dela”. É assim que a marca define outro de seus produtos: a cápsula biodegradável. Na prática, isso significa que ela oferece toda a praticidade de ter o seu café mesmo na correria da rotina, mas sem abrir mão do compromisso em preservar o meio ambiente. Mas como isso é possível? Pensada por meio de biotecnologia compostável, a cápsula Orfeu, quando destinada ao tratamento de lixo orgânico, leva no máximo quatro meses para se degradar completamente e se transformar em adubo. Outra boa notícia é que a opção é totalmente compatível com as máquinas Nespresso. E, melhor ainda: tudo isso sem perder o sabor e qualidade inigualável do Café Orfeu que você já conhece. Quem é cliente Grand Mercure conta ainda com uma vantagem especial: 10% de desconto em todos os cafés comprados no site.
Se você chegou até aqui e é um verdadeiro amante do café, já deve estar salivando. Pensando nisso, separamos três receitas nada óbvias para preparar em casa com o Café Orfeu.
Para quem gosta de ingredientes intensos, que na boca formam uma harmonização muito cremosa e levemente adocicada, o Drink Milky Way é a opção certa.
500ml de água 10 unidades de cardamomo. Misture tudo e leve ao fogo médio até ficar homogêneo. Deixe descansar por, no mínimo, 3 horas e depois coe.
1 cápsula Orfeu Intenso 50 ml de gim 50 ml de leite de coco Raspas de coco (a gosto). Prepare a cápsula conforme as orientações da embalagem. Em um recipiente, misture com o gim, o leite de coco e 10 ml de syrup de cardamomo. Adicione gelo e misture vigorosamente ‒ se você tiver uma coqueteleira em casa, ela pode ser de grande ajuda. Para finalizar, adicione as raspas de coco sobre o copo.
Já o Drink Brazilian Coffee traduz toda a essência do Brasil em uma bebida que harmoniza coco e mel. Pronto para provar? Anote os ingredientes e o modo de preparo:
300 ml de água 300 ml de água 30 ml de cachaça envelhecida em barrica 100 ml de óleo de coco. Misture o mel e a água até homogeneizar. Em outro recipiente, adicione a cachaça e o óleo de coco, misture bem e, em seguida, leve para o congelador por 6 horas. Passado o tempo, retire a camada de gordura formada e deixe apenas o líquido.
12 g de Café Orfeu Clássico (moagem grossa) 120 ml de água quente 30 ml de cachaça em coco Creme de leite natural (a gosto). Prepare o café em sua prensa francesa com a água quente. Ele deve ser deixado em infusão por 4 minutos. Em um copo, adicione a cachaça em coco, 15 ml do syrup de mel, o café e finalize com uma camada de creme de leite natural.
Para uma verdadeira experiência sensorial, a nossa última dica é o Drink Hocchino, bebida cremosa que oferece o contraste entre ingredientes suaves e intensos.
500 g de açúcar cristal 500 ml de água 10 unidades de cardamomo 200 g de gengibre. Misture o açúcar, a água, o cardamomo e o gengibre em fogo médio, até ficar homogêneo. Reserve o conteúdo por, no mínimo, 3 horas. Depois, coe.
1 cápsula de Orfeu Descafeinado Leite vaporizado (a gosto). Prepare a cápsula conforme as instruções da embalagem. Em um copo, misture o café com 15 ml do syrup de cardamomo com gengibre. Para finalizar, adicione leite vaporizado e sirva.
Quando o assunto é valorizar a cultura e permitir que os hóspedes possam vivenciar experiências únicas, os hotéis Grand Mercure estão sempre em busca de novas inspirações. Ao levar os produtos do Café Orfeu para o lobby, o ritual de apreciar um cafezinho é renovado e ressignificado de um jeitinho bem brasileiro, com todo o sabor e cuidado de uma marca que traz o que o Brasil oferece de melhor. É sobre a atenção na hora de selecionar os ingredientes, mas não menos sobre o cuidado com o meio ambiente - preocupação traduzida nas cápsulas biodegradáveis. Queremos que, ao chegar em sua hospedagem, você possa celebrar culturas e reviver rituais, seja do outro lado da cidade ou do outro lado do mundo. Então, pronto para definir o seu próximo destino e fazer turismo de um jeito diferente? A nossa dica final é acessar o site e descobrir onde estão os hotéis Grand Mercure, espalhados por 10 países cuidadosamente selecionados!