17 julho 2024
6 minutos
17 julho 2024
6 minutos
Você sabe como fotografar o pôr do sol? Para muitas pessoas, conseguir o clique prefeito pode ser um desafio e tanto. Mas saiba que você não precisa ser nenhum expert em fotografia para garantir bons resultados. Com um pouco de conhecimento e dedicação, é bem provável que logo você já esteja tirando onda por aí com seus posts no Instagram. Ficou interessado? Então, vem com a gente nesse tutorial com várias dicas práticas para você começar a praticar agora mesmo!
Já diziam por aí: o sol nasce para todos. E se põe também! Isso significa que, para fotografar o astro rei, basta botar os pés para fora de casa - às vezes, nem isso E quem não ama apreciar uma bela foto de pôr do sol, não é mesmo? Então, calma que você chega lá. Antes, vamos aos preparativos iniciais.
Estude com antecedência sobre a região que pretende fotografar Os points mais frequentados da sua cidade para apreciar o pôr do sol são ótimas referências Praias , fortes e lugares amplos são ótimas pedidas! É importante, no entanto, que você consiga ter uma boa visão do horizonte, e que, de preferência, possa acompanhar o sol descer até o fim. Além disso, não se esqueça de checar a previsão do tempo para o dia da foto - mas não deixe de sair de casa se o tempo estiver nublado. Às vezes, as nuvens podem produzir um efeito espetacular no cenário, surpreendendo positivamente.
Se você já tentou tirar fotos de pôr do sol e falhou, saiba que não está sozinho: é bem provável que elas tenham ficado claras ou escuras demais Isso é absolutamente normal, e acontece porque há sempre uma quantidade enorme de luz no início, e quase nada no final. Tudo muda muito rápido O segredo para a foto perfeita está no conhecimento dos controles manuais que sua câmera oferece: ISO, abertura de diafragma e velocidade do obturador são os principais.
ISO é a graduação de quanta luz a sua câmera recebe do ambiente. Quanto maior o ISO, mais luz a sua câmera vai captar Níveis de ISO baixos, como 80 ou 100, funcionam muito bem durante dias com bastante luz. Assim que a luz vai diminuindo, você pode testar o ISO um pouco mais alto para tirar aquela foto top do pôr do sol.
Enquanto a abertura do diafragma corresponde à quantidade de luz que entra na câmera, o obturador determina por quanto tempo essa luz atinge o sensor da câmera Para efeitos de pôr do sol, o ideal é trabalhar manualmente com o diafragma enquanto o obturador funciona no automático, se ajustando à abertura de sua preferência. Isso porque a luminosidade muda rapidamente nesse período, e ajustar a quantidade de luz que entra na sua máquina manualmente pode ser a forma ideal de encontrar o equilíbrio que precisa para a sua foto O importante é que o trio ISO, obturador e diafragma se encontrem em harmonia. Quer uma dica? Comece com as seguintes configurações:ISO: 100 Abertura: entre f8 e f12 Velocidade automática.
Ninguém quer perder a chance de registrar um pôr do sol matador Mas o que fazer quando você não tem sua câmera em mãos? Nessas horas, saiba que seu celular também pode quebrar um galhão Com o avanço da tecnologia, os novos aparelhos já conseguem entregar um resultado bem próximo do profissional Para garantir fotos de celular incríveis, se liga nestas dicas: 1. Limpe as lentes Cuidado para não tirar fotos com a lente suja. Limpar a lente, mesmo que com sua camiseta, ajuda a deixar as fotos mais nítidas, e as cores, muito mais vibrantes - principalmente durante o pôr do sol. 2. Evite usar o zoom A maioria dos celulares conta apenas com zoom digital, que, além de dificultar a estabilização da imagem, também contribui para a perda de qualidade. 3. Explore o foco. Você pode mudar o foco da imagem pressionando em diferentes partes da tela. Assim, é possível desfocar a frente da imagem e dar uma ênfase maior ao sol que está ao fundo, por exemplo Além disso, você também pode aumentar e diminuir a luminosidade na própria tela. Normalmente, o recurso é sinalizado por um ícone de lâmpada ao lado da área de foco. 4. Ajuste as configurações. Alguns celulares vêm com a opção de controles manuais Isso significa que você mesmo pode modificar a abertura do diafragma, aumentar ou diminuir o ISO, entre outras funções Outro recurso interessante é o HDR (high dynamic range). Quando o modo HDR está acionado, seu celular tira três fotos em diferentes exposições de luz e as combinam para encontrar a luminosidade ideal para cada pedacinho da sua foto. Esse mecanismo é super válido em fotos do pôr do sol, já que, nesse momento do dia, há tantas nuances de luz e sombras.
Quem nunca quis uma foto incrível no pôr do sol, digna de porta-retrato? Uma das formas de aproveitar a luz do fim do dia para criar fotos inesquecíveis é através do efeito silhueta Veja como fazer.
Fotos de silhuetas são efeitos super bacanas que aparecem quando fotografamos pessoas contra a luz Neste caso, como o ponto mais iluminado é o sol, a exposição é automaticamente configurada para o fundo, formando apenas silhuetas escuras e subexpostas em primeiro plano Para compor essas imagens, é preciso que o assunto esteja posicionado entre a fonte de luz (no caso, o sol) e a câmera Nas câmeras manuais, a dica é aumentar a velocidade do obturador para escurecer o objeto - vá fazendo testes até encontrar o desenho da silhueta ideal Uma outra forma de fazer isso é usando o “meio clique” no ponto mais iluminado, e, sem soltar o botão, voltar para o assunto e fazer o disparo definitivo. Assim, além de medir a iluminação do ambiente, a câmera também produz imagens com mais foco e nitidez.
Filmar o pôr do sol também pode render imagens incríveis Confira nossas dicas!
A golden hour - ou a hora de ouro - é aquele momento mágico que marca o fim do nascer ou do pôr do sol. É quando a luz está mais bonita e favorável para fotos e vídeos, com aquele efeito alaranjado fascinante Depois que o sol vai embora, a iluminação que toma conta do ambiente é especial porque mantém as cores ainda bastante vivas, mas sem a intensidade da luz do sol para deixar as fotos com aspecto estourado.
O efeito golden hour não dura mais que 25 minutos. Por isso, é sempre bom já estar com todo o equipamento a postos para iniciar as gravações com antecedência Se possível, inicie a filmagem antes mesmo de a golden hour começar, captando todos os caminhos da luz.
Muito provavelmente, a sua câmera - e até seu celular - possui um recurso chamado Time Lapse Basicamente, essa opção acelera a filmagem, fazendo com que um longo período de vídeo se transforme em um fragmento curto e divertido Este efeito fica fantástico durante o nascer e o pôr do sol, tornando todo o movimento dinâmico e agradável de assistir do começo ao fim. Por isso, prepare o tripé, configure sua máquina ou telefone de acordo com sua preferência e mande ver!
O nascer do sol também rende fotos maravilhosas Basicamente, as mesmas dicas que demos até agora também valem para este momento do dia - com a diferença que, neste caso, seu horizonte estará ao leste Então, aproveite a golden hour, inclua silhuetas e, se possível, insira também reflexos na sua composição - poças, rios e lagos podem dar um efeito duplicado incrível do nascer do sol Além disso, aposte nos espaços com bastante natureza, como praia ou montanha Por último, tenha calma. Assim como no por do sol, a hora ideal para o clique pode surgir a qualquer momento - podendo ser depois ou antes de o sol nascer e espalhar os seus raios sobre as nuvens.
Uma das maiores dificuldades de quem fotografa é lidar com a luz do sol de meio dia. Neste período, não é raro as fotos saírem com efeito estourado, ou seja, excesso de exposição Normalmente, o sol fica mais forte no comecinho das tardes E quando não é possível escolher outros momentos para fotografar, o jeito é enfrentar e mandar ver assim mesmo. Para trabalhar com a luz a seu favor, procure: Mapear o local - identifique os pontos de maior e menor iluminação e comece a explorar todos eles de acordo com o objetivo da sua fotografia. Seja qual ele for, é importante que a foto seja nítida e com a maior riqueza de detalhes possível Ajustar o ISO - um dia muito iluminado requer um ISO mais baixo. Comece testando na casa dos 100, e vá ajustando de acordo com sua preferência. Ao controlar o ISO, você evita a superexposição da sua foto. Usar as sombras a seu favor - no meio do dia, o sol está exatamente no centro do céu, deixando sombras muito marcadas. Isso não é necessariamente ruim. Ao invés de fugir das sombras, brinque com elas para criar efeitos bacanas nas imagens.
A grana está curta? Veja dez cidades baratas para visitar no Brasil
Planeje sua próxima viagem para esses destinos incríveis!
Confira como se desenvolver nesse período
Vai para Curitiba e não sabe onde se hospedar? A Accor te dá cobertura! Confira nossos hotéis na cidade e faça sua reserva. Confira!
6 experiências para viajar para lá da linha do Equador