O que fazer na Bahia: um guia com 4 sugestões

o que fazer na bahia

As cidades da Bahia estão sempre na lista de destinos preferidos dos brasileiros. E motivos não faltam! Há belas praias, lugares históricos, atrações culturais, calor praticamente o ano inteiro, um povo simpático, muita animação e ótimas opções gastronômicas. Para ajudar a planejar sua viagem, confira algumas dicas do que fazer na Bahia!

Conhecer o Pelourinho

O Pelourinho é um dos cartões postais de Salvador e sempre presente em qualquer roteiro pela capital da Bahia. O bairro fica no centro histórico, na parte alta da cidade, e no passado era o local onde puniam as pessoas escravizadas, além de ter uma localização estratégica que facilitava na defesa contra invasores. Mais tarde, se tornou uma região turística, principalmente pelo conjunto arquitetônico barroco que segue preservado. E desde a década de 1980 o Pelourinho é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Pelas ruas estreitas com calçamento de paralelepípedo há muitas construções coloridas que dão um charme especial à região. Há, também, muitas igrejas e outros pontos turísticos importantes. Os principais são a Igreja e o Convento de São Francisco, o Largo Terreiro de Jesus, a Catedral Basílica de Salvador, a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu Afro-Brasileiro, a Igreja do Santíssimo Sacramento do Paço (famosa por ter sido cenário do filme "O pagador de promessas"), entre outros. Também há comércio variado, bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e apresentações culturais, inclusive de grupos famosos, como o Olodum, um dos principais nomes da música baiana. E do Pelô, como o Pelourinho é popularmente chamado, é possível pegar o Elevador Lacerda e descer até a cidade baixa, onde fica o Mercado Modelo, outro local que está sempre na lista de passeios turísticos em Salvador.

Visitar o Projeto Tamar

Pertinho de Salvador, na Praia do Forte, município de Mata de São João, está uma das unidades do Projeto Tamar, que atua na preservação das tartarugas marinhas. O espaço conta com vários tanques e aquários enormes para ver de perto diferentes espécies de tartarugas, painéis interativos para aprender mais sobre elas, espaços temáticos, atividades interativas e culturais, além de restaurante e bar. É um tipo de passeio que agrada a crianças e adultos. E é possível fazer um bate e volta de Salvador para visitar o Projeto Tamar, pois a distância da capital é de apenas 75 km de distância, trajeto que pode ser feito em aproximadamente 1h30 pela BA-099 (Estrada do Coco). O funcionamento é de quarta a domingo das 11h às 17h. E os ingressos custam R$ 35,00 - com meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e crianças a partir dos 6 anos. Até os 5 anos a entrada é gratuita. Se o passeio for feito entre os meses de novembro e março é possível experimentar ainda uma experiência diferente e acompanhar o nascimento das tartaruguinhas, quando os ovos eclodem e os filhotes são colocados imediatamente na água.

Curtir a cidade de Feira de Santana

Fora do litoral, Feira de Santana nem sempre é lembrada quando se fala no que fazer na Bahia. Mas a cidade, que é a segunda mais populosa do estado, tem boas opções de passeios e pode surpreender. Um dos pontos turísticos mais visitados é a Igreja Senhor dos Passos, com arquitetura em estilo neo-gótico. Outra igreja famosa na cidade é a Catedral Metropolitana de Sant'Anna. No Museu Parque do Saber é possível conhecer mais sobre a história de Feira de Santana. Outros espaços culturais interessantes são o Museu de Arte Contemporânea e o Centro de Cultura Amélio Amorim, ambos com exposições diversas. E, para comprar lembrancinhas e presentes, o melhor lugar é o Mercado de Arte Popular, que tem mais de 100 anos de existência e muitas opções de artesanato, culinária local, além de apresentações culturais. Embora seja possível fazer um bate e volta de Salvador, que está a 116 km de distância, a melhor opção é pernoitar na cidade, para poder conhecer tudo com calma. Experimente se hospedar no ibis Feira de Santana, um hotel econômico, bem localizado e com restaurante que tem pratos típicos nordestinos.

Relaxar nas praias de Salvador

Impossível falar de Salvador sem falar nas praias. Uma das mais famosas é a Praia do Porto da Barra, onde está o Farol da Barra, um dos símbolos da cidade. Como a faixa de areia não é tão extensa, ela está quase sempre muito cheia e, para aproveitar, a melhor dica é chegar cedo. Quem prefere ambientes mais vazios vai gostar de conhecer a Praia da Ondina, que fica em uma região muito bem estruturada e faz parte de um dos principais circuitos do Carnaval de Salvador. Há ainda a Praia do Buracão, no bairro do Rio Vermelho, que tem um visual incrível e é uma das preferidas dos moradores. A região conta também com muitos bares, restaurantes e hotéis. E tem bastante movimento, principalmente nos fins de semana. Para se hospedar, o Novotel Salvador Rio Vermelho é uma ótima opção, pois fica bem perto da praia, tem piscina com vista, espaço kids e café da manhã com itens regionais. E fechando a lista, a Praia de Itapuã, imortalizada na canção de Vinícius de Moraes. Com suas piscinas naturais cercadas por coqueiros e uma areia dourada, também não pode ficar de fora do roteiro em uma viagem à cidade.

Curta a Bahia com a Accor!

A rede Accor tem diversos hotéis na Bahia, em várias cidades, com opções que vão das mais simples às mais luxuosas, mas sempre com muito conforto e qualidade na hospedagem, para que você possa escolher o mais adequado para a sua viagem e aproveitar ao máximo. E viajar pode ficar ainda melhor com o programa de fidelidade ALL. Ao se inscrever, você acumula pontos que depois se transformam em vantagens exclusivas, como descontos e outros benefícios para vivenciar novas experiências nos seus destinos preferidos, seja no Brasil ou no exterior. Venha conhecer!

Nossos artigos recentes