17 julho 2024
7 minutos
Confira as principais dicas com a Accor. Leia agora!
17 julho 2024
7 minutos
Viajar para João Pessoa (PB) vai muito além de ver o sol nascer primeiro: é encontrar praias paradisíacas, muita história e natureza exuberante. Com orla preservada, edifícios baixos e muitos coqueiros, Jampa, como é carinhosamente conhecida, já foi até eleita a capital mais verde do mundo. E o título não se deu por acaso.
Suas ruas arborizadas, tranquilas e repletas por construções barrocas do século 16, levam seus visitantes até mesmo a esquecerem que estão em uma capital. Mesmo sendo a terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa reserva atrações para todos os perfis de viajantes. Um mar com diferentes tonalidades de azul, pontos turísticos que contam sua história e um pôr do sol musical na praia são alguns exemplos. Quer conhecer mais sobre este destino, quando ir, onde ficar e o que fazer em João Pessoa ? Continue a leitura deste texto para conferir tudo o que precisa saber antes de viajar para a capital paraibana.
Fundada em 5 de agosto de 1585 por colonizadores portugueses, João Pessoa levou 345 anos para ganhar esse nome. Até então, era chamada de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, como uma forma de homenagear a santa do dia. Mas a verdade é que já trocou de nome várias vezes até chegar a João Pessoa, como é conhecida hoje. Curiosidade à parte, já se chamou Filipéia de Nossa Senhora das Neves para homenagear o rei da Espanha, além de Frederica e até mesmo Parahyba do Norte. >No entanto, foi em 1930 que passou a se chamar João Pessoa. Essa foi uma homenagem ao presidente nascido no estado da Paraíba e assassinado por negar apoio a Júlio Prestes. Seus casarões mais antigos estão localizados nas margens de um afluente do rio Paraíba, o Porto do Capim no bairro de Varadouro.
Quente durante todo o ano, João Pessoa é conhecida como Porta do Sol por ficar no ponto mais oriental das Américas. Como é terra em que o sol nasce primeiro - antes das 5 horas - vale a pena acordar cedo, até mesmo se não tem esse hábito. Com temperaturas que variam de 23ºC a 31ºC ao longo do ano, um verão longo e inverno curto, o clima de João Pessoa é agradável o ano inteiro. Em dúvida sobre a melhor época para viajar para a capital da Paraíba? Veja algumas dicas para planejar sua viagem, de acordo com os objetivos que tem em mente: >Se o que mais deseja é curtir as águas cristalinas e mornas das praias de João Pessoa, o mais indicado é viajar entre dezembro e março Prefere um clima mais fresco? Então viaje entre abril e agosto, época das chuvas Se adora o clima de festas de São João , programe o passeio para o mês de junho Já se preferir mais tranquilidade e passagens mais baratas, a dica é visitar a cidade na baixa temporada.
Com clima agradável durante todo o ano, também vale a pena conhecer João Pessoa na baixa temporada e aproveitar preços mais acessíveis em passagem e hospedagem. Isto é, fora do verão, das férias escolares e dos feriados prolongados. É considerada baixa temporada em João Pessoa meses como: março, junho, agosto, setembro, outubro e novembro.
O melhor lugar para se hospedar em João Pessoa é próximo às principais atrações da cidade, na orla de Cabo Branco, Manaíra e Tambaú. Se optar pela praia de Cabo Branco e estiver em busca de uma hospedagem confortável, econômica e cheia de praticidade, considere ficar no ibis João Pessoa. Um hotel de frente para o mar, com comodidades como almoço com buffet, bar aberto 24 horas, parque de estacionamento e Wi-Fi grátis. Com fácil acesso aos pontos turísticos de João Pessoa, o hotel está a 2 km do Centro Estação Ciência, concebido por Oscar Niemeyer, a 5 km dos mercados de artes e ofícios, e a 22 km do aeroporto.
Com uma culinária que varia entre cozinha sertaneja e frutos do mar , João Pessoa tem uma cozinha que agrada a todos os paladares. Os principais destaques de seu cardápio são comidas fortes como arroz de leite, baião de dois, buchada de bode, carne do sol, feijão-verde e sarapatel. >Para os mais ousados, a dica é experimentar o famoso cachorro-quente paraibano feito com carne moída. >Já para a sobremesa, sempre cai bem delícias regionais como pamonha, queijo coalho assado com mel de engenho e tapioca. >Entre os restaurantes mais badalados da capital paraibana, destaque para quatro estabelecimentos:
A vontade é turistar pela cidade e se render aos encantos históricos deste destino? Opções de programas em João Pessoa é o que não faltam. >Elas passam por casarões, igrejas e museus do século 18. Confira dicas de atrações turísticas em Jampa para incluir em seu roteiro de viagem:
Caminhar pelo centro histórico de João Pessoa é como viajar pelo tempo. Construções antigas e coloridas dão um charme especial ao local, tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A arquitetura fascina por ser rica em detalhes em art-déco, art-nouveau, barroco colonial e rococó. É em uma de suas vielas que se encontra o Centro Cultural São Francisco, um dos complexos arquitetônicos barrocos mais importantes do Brasil. A beleza do acabamento e sua imponência fascinam turistas que passam pelo local que abriga ainda o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco.
Projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco chama atenção por seu formato hexagonal e formas curvilíneas. No jardim logo em frente, esculturas do artista plástico Abelardo da Hora dão um toque especial ao jardim. >Já dentro da estação, exposições temporárias e mostras interativas tornam a experiência por João Pessoa ainda mais completa.
Construído em 1972, o Farol do Cabo Branco é um dos principais pontos turísticos de Jampa e mais visitados. Situado sobre a praia de Cabo Branco, fica cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, ponto mais oriental do Brasil continental. Diferente dos faróis de outras praias do Nordeste, tem uma torre triangular de 19 metros de altura e três projeções pontiagudas em forma de asa. Dica: suba ao mirante para curtir uma das vistas mais bonitas da capital da Paraíba.
Para entrar em contato com a natureza, a dica é ir até o Jardim Botânico Benjamin Maranhão e curtir suas várias opções de trilhas gratuitas. O local faz parte de uma unidade de Conservação de Proteção Integral e é classificado como Refúgio de Vida Silvestre. Sendo assim, ajuda a preservar a mata atlântica e também a fauna local.
Considerado um dos passeios mais famosos e inusitados de João Pessoa, o pôr do sol na Praia do Jacaré na verdade fica na vizinha Cabedelo. Além da surpreende paisagem do sol se pondo, os turistas podem apreciar o som do Bolero de Ravel tocado pelo músico Jurandy do Sax de cima de seu barquinho.
Depois de conferir os principais pontos turísticos da cidade, falta só conhecer as mais fascinantes belezas naturais de Jampa: suas praias. Com águas mornas, areias fofas e muito bem preservadas, são um convite para um dia de descanso e reconexão. Fique por dentro do que você vai encontrar nas praias mais famosas de João Pessoa:
Considerada a praia mais charmosa e famosa de Jampa, Cabo Branco é emoldurada por coqueiros e falésias, além de ter uma extensa faixa de areia. Com estrutura completa, tem quiosques, bares, restaurantes e ciclovia em sua orla. Para completar a experiência, é possível pegar uma embarcação para ver de perto as piscinas naturais de Picãozinho quando a maré estiver baixa. Animada e segura até mesmo à noite, a Praia de Cabo Branco tem agitada vida noturna com a presença de músicos e outros artistas por seu calçadão.
A 20,6 km de João Pessoa, no município de Conde, acontece o espetacular encontro das águas do rio Gramame com o mar na Barra do Gramame. >Se preferir águas mais calmas, nada melhor do que nadar na água doce do rio. >Já se preferir mais agitadas, o melhor é aproveitar o lado da praia. Com muitas barracas, a Barra do Gramame enche nos finais de semana, mas a experiência é tão valiosa quanto assistir ao pôr do sol nela.
Localizada no bairro de mesmo nome, a Praia do Bessa é uma das mais lindas de João Pessoa. Mesmo não tendo uma faixa de areia tão extensa, também tem águas mornas com cor verde esmeralda - o que dá o apelido de Caribessa - e piscinas naturais na maré baixa. Para completar o passeio sobram opções de quiosques e restaurantes ao longo de sua orla.
No ponto oriental mais extremo do Brasil, a Praia da Ponta do Seixas é repleta de beleza e também surpreende com suas piscinas naturais. Se quiser curtir uma praia e ainda nadar com os peixes e outros animais marinhos, também é uma ótima opção.
Em geral, existem dois passeios incríveis para fazer com as crianças em Jampa. Um deles é visitar o Parque Arruda Câmara, que mais parece um santuário ecológico em meio à capital paraibana com seus 500 animais de 80 espécies diferentes. >Outra opção é fazer um passeio com um barco pirata que vai até as piscinas naturais de Picãozinho. É pra lá de animado: tem até escorregador, trampolim e tubo, além de serviço de bordo com espetinhos, salgadinhos e bebidas!
Pensando em separar uma semana para conhecer João Pessoa? Pode ser uma ótima ideia! Para tornar o passeio melhor ainda temos uma sugestão de roteiro para cada dia da sua viagem. Olha só!
Para o primeiro dia, a dica é curtir a simpática orla da Praia de Cabo Branco e depois ir até o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) para conhecer as produções locais.
No segundo dia, que tal percorrer as atrações do centro histórico de Jampa, incluindo o Centro Cultural São Francisco, sem se preocupar em saber que horas são?
O terceiro dia pode começar com um passeio pelas piscinas naturais de Picãozinho e seguir por uma parada na Estação Cabo Branco, além do Farol do Cabo Branco.
Para o quarto dia, uma ida até o Jardim Botânico para entrar em contato com a natureza e renovar as energias.
Para aproveitar o quinto dia, a sugestão é sair das praias da orla urbana e conhecer outras águas, como a Ponta do Seixas, por exemplo.
No quinto dia, você pode pegar estrada para conhecer o litoral sul da Paraíba e outras praias próximas como Coqueirinho e a Barra do Mamanguape com o projeto peixe-boi marinho.
Para fechar a viagem para João Pessoa em grande estilo, a dica para o sétimo dia é, mais tarde, assistir ao inesquecível pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Jurandy do Sax.
Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em João Pessoa? Agora, é só programar a sua viagem para a capital da Paraíba e aproveitar o melhor que Jampa tem para oferecer, além de ver o sol nascer primeiro. Lembre-se da Accor quando reservar sua hospedagem. tanto em João Pessoa quanto em todo o Nordeste você pode contar com todo o conforto e comodidade que só os hotéis da ALL Accor Live Limitless oferecem. >Descubra o hotel mais próximo do seu destino e garanta já sua reserva para viajar com tranquilidade!
A grana está curta? Veja dez cidades baratas para visitar no Brasil
Planeje sua próxima viagem para esses destinos incríveis!
Confira como se desenvolver nesse período
Vai para Curitiba e não sabe onde se hospedar? A Accor te dá cobertura! Confira nossos hotéis na cidade e faça sua reserva. Confira!
6 experiências para viajar para lá da linha do Equador