Saiba tudo que é necessário para planejar sua viagem de volunturismo

Um programa de turismo ético nem sempre é o que os voluntários esperam. Mas com a ajuda deste guia, você saberá o que esperar para planejar a melhor viagem.

Tem interesse em fazer uma viagem ecológica com uma dimensão social e ambiental e se conectar com pessoas? Então o "volunturismo" é para você. Esse modelo de turismo gera um debate acalorado pois, às vezes, suas boas intenções podem bater de frente com interesses claramente comerciais. Antes de planejar sua viagem, dedique um tempo para entender bem o que está em jogo e diferenciar o que é fato do que é fake.

Em que consiste o turismo voluntário

Você já deve ter sido alvo de diversas campanhas de marketing de agências de volunturismo. As agências mostram visuais de tirar o fôlego e paisagens idílicas como um chamado para que você faça sua parte pelo planeta, aliando uma viagem de turismo ao trabalho voluntário, ideia que fez surgir o termo "volunturismo". A ideia é simples: você dedica tempo a um projeto social ou ambiental em um país em desenvolvimento ou em uma área isolada em troca de uma experiência de viagem inesquecível. Entretanto, alguns esquemas de volunturismo não hesitam em apelar à sua consciência social e ambiental para vender uma viagem por um preço salgado.

Comparação com turismo humanitário

Alguns fatores podem ajudar a diferenciar programas de volunturismo de uma viagem humanitária:

  • Tempo de permanência: viagens humanitárias levam mais tempo e podem durar meses ou até anos.

  • Nível de experiência necessário: diferentemente de uma viagem humanitária, o volunturismo não exige habilidades específicas.
  • Supervisão: viagens humanitárias são supervisionadas por ONGs ou programas de ajuda internacional, enquanto o volunturismo geralmente é organizado por operadores privados.

Resumindo, uma viagem humanitária é mais adequada para profissionais ou voluntários que desejam assumir um compromisso social ou ambiental mais duradouro. Por outro lado, o volunturismo tem como objetivo criar lembranças de viagem mais profundas e realizar seu desejo de contribuir com uma causa.

Um modelo controverso

O volunturismo deu origem a muitas experiências gratificantes desde que surgiu, nos anos 2000, mas também gerou decepção. Mesmo quem se dedica a uma causa de corpo e alma pode acabar negociando com uma agência de viagem privada que enxerga o turismo sustentável de outra forma.

A France-Volontaires, plataforma francesa de intercâmbio internacional e voluntariado para causas filantrópicas, é financiada pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Exteriores da França. Confira as recomendações da plataforma para quem estiver pensando em fazer volunturismo:

  • O complexo de salvador: cuidado com programas de volunturismo que criam fantasias heroicas inspiradas na cultura ocidental. Nem sempre esses ideais condizem com a realidade.

  • Pagar para fazer trabalho voluntário: parece contraditório, não é? Cuidado com agências que cobram uma fortuna pela sua boa intenção.
  • Falta de apoio: a organização não presta nenhum apoio, seja durante o processo de reserva ou depois que você chega ao destino.

  • Agentes de trabalho voluntário em massa: vendem esquemas que não têm um impacto duradouro.

  • Malefícios: alguns projetos são contraprodutivos e prejudicam comunidades locais e o meio ambiente.

De acordo com a France-Volontaires, 80% das crianças consideradas órfãs no mundo todo na realidade nem são órfãs. Em 2016, um relatório da UNICEF indicou um aumento de 75% no número de orfanatos no Camboja, entre 2005 e 2010. No entanto, estudos oficiais mostram uma redução drástica do número de órfãos no país.

A boa notícia é que você precisa apenas identificar operadores conceituados e fazer as perguntas certas para participar de um programa de viagem ético que faça a diferença.

Como escolher um programa de volunturismo ecológico e ético

Tenha em mente suas intenções

Antes de querer participar de um programa para proteger a biodiversidade ou contribuir com o ensino de crianças carentes, pense bem por que você quer fazer essa atividade. Liste todas as situações que seriam decepcionantes para você ao chegar ao seu destino.

Tenha uma visão clara do projeto e de seu impacto

O nível de transparência é um indicador sério de confiança. Pesquise muito bem o site do projeto do seu interesse e avalie os prós e contras no longo prazo. As comunidades serão realmente beneficiadas? Para onde vai o dinheiro? O projeto é uma parceria com uma organização humanitária local?

Identifique o valor agregado

A síndrome do impostor é um problema quando o assunto é volunturismo. Você não quer se sentir inútil fazendo trabalho voluntário. Faça uma lista de todas as suas habilidades, manuais ou intelectuais, capazes de fazer a diferença em um projeto. Tenha a certeza de que a sua participação contribuirá de fato com as comunidades em seu destino. Será que essas atividades não poderiam ser realizadas por um profissional da região?

Atenção aos preços salgados

Embora seja comum arcar com custos de transporte, não é tão frequente precisar pagar por toda a estadia. Fique alerta se uma organização de hospedagem cobrar todos os custos relativos à sua alimentação e alojamento.

Escolha uma agência certificada para suas férias de volunturismo

Confie em organizações que sejam parceiras de órgãos governamentais ou ONGs, como a France-Volontaires ou a Friends-International. Quanto mais apoio você tiver, melhor será. O programa conta com uma sessão de apresentação ou um treinamento básico? Isso é um bom sinal.

Desde 2021, práticas como atividades pagas e voltadas ao lucro que se passam como trabalho voluntário ou voluntariado são consideradas enganosas e passíveis de punição por lei. Os valores cobrados nessas atividades não financiam o projeto inicial e nem apoiam iniciativas de interesse geral.

Estadia em um hotel ético: a chave para sua missão de volunturismo

Fazer a sua parte já pode começar na hora de escolher onde ficar. Alguns hotéis podem contribuir com uma hospitalidade sustentável colaborando com projetos filantrópicos locais em prol da inclusão ou estabelecendo fundos financeiros para combater a desigualdade social, por exemplo. Você pode escolher hotéis que contribuem com a comunidade local ou apoiam programas de proteção a ecossistemas naturais e biodiversidade. Ao escolher uma hospedagem de forma consciente e alinhada com seus valores, você pode viajar com paz de espírito – inclusive para destinos acessíveis por trem. Existem hotéis ecocertificados que participam de iniciativas voltadas a comunidades no mundo todo.

Viagem ecossustentável no Brasil

A boa notícia é que você não precisa viajar ao outro lado do mundo para encontrar um estabelecimento ecológico. Na França, os Hotéis Greet convidam você a descobrir o artesanato local e a promover iniciativas da região. O Sofitel Marseille Vieux Port fechou uma parceria com a organização sem fins lucrativos Planète Mer. O objetivo da iniciativa é reunir pessoas para retratar a biodiversidade ao longo do litoral da França compartilhando imagens pelo aplicativo Biolit. As fotos são depois enviadas para análise na Estação Marina de Dinard. No Mercure Bordeaux Centre Gare Atlantic, a iniciativa Solid'Air dá a famílias carentes a chance de fazer uma viagem com todas as despesas pagas uma vez ao mês. Por sua vez, a rede Novotel está ajudando a proteger nossos mares e oceanos, apoiando projetos de conservação da vida marinha. Entre eles, temos a proteção dos prados da benéfica grama-de-netuno (Posidonia), extraordinária erva marinha que cresce no Mar Mediterrâneo e vem se tornando uma arma secreta na batalha contra as mudanças climáticas; a proteção de tartarugas marinhas no mundo todo; além da localização e remoção de plásticos que poluem o fundo do mar.

Essas são apenas algumas das ações ecossustentáveis incentivadas por esses hotéis. Em sua próxima viagem, venha participar dessas ações fazendo a sua reserva em um deles.