Veja o que é e como fazer turismo ecológico no Brasil

turismo ecologico

O turismo ecológico é uma ótima opção para quem deseja passar alguns dias em contato com a natureza, vivenciando experiências diferentes em destinos que ficam em meio a cenários fantásticos. No Brasil, há muitos lugares indicados para esse tipo de viagem. Venha com a Accor descobrir mais sobre o turismo ecológico e conhecer alguns dos melhores destinos!

O que é turismo ecológico?

De acordo com definição do Ministério do Meio Ambiente, o conceito de turismo ecológico pode ser descrito como uma “atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista”. Além disso, é um tipo de turismo que proporciona um contato mais próximo com o meio ambiente, por meio de diferentes atividades e vivências, sempre buscando promover o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população local. Mais que uma viagem, é uma experiência e vem se tornando uma tendência em todo o mundo, sendo o tipo de turismo que mais cresce atualmente. No Brasil, muita gente tem procurado destinos em meio à natureza. Opções não faltam, afinal, o país é muito rico em belezas naturais, como praias, montanhas, cachoeiras, rios, vales e muitas outras possibilidades, espalhadas pelas diferentes regiões. As viagens de turismo ecológico no Brasil são motivadas não apenas pela beleza das paisagens dos lugares, mas também pela vontade de conhecer melhor a biodiversidade do país. São boas opções para se desligar um pouco da correria da rotina e passar um período em lugares mais tranquilos, onde é possível relaxar.

Diferença entre turismo ecológico e ecoturismo

Muita gente se confunde em relação a turismo ecológico e ecoturismo. Apesar da diferença na nomenclatura, o significado é o mesmo. São atividades turísticas realizadas em contato com a natureza, baseadas sempre em uma relação sustentável, que contribua de forma positiva com a conservação ambiental e a proteção do patrimônio natural e cultural, buscando a preservação de rios, lagoas, mares, mata nativa e espécies da fauna. Paralelamente aos passeios e às atividades realizadas, acontece uma conscientização dos visitantes para entenderem na prática a importância de respeitar e proteger o meio ambiente. O turismo ecológico ou ecoturismo também se preocupa com o desenvolvimento socioeconômico dos destinos e da população local, pois ajuda a valorizar a região e os recursos naturais, cuidando das áreas onde as viagens são realizadas. Esse tipo de viagem ajuda a movimentar a economia do país, pois promove a capacitação das comunidades, cria empregos e gera renda. Assim, beneficia tanto os turistas, que podem vivenciar momentos inesquecíveis em diferentes lugares, quanto os moradores e o meio ambiente. Em relação ao turismo tradicional, a preservação é a principal diferença. Em destinos com foco no turismo ecológico, não há incentivo a grandes construções, como acontece em locais turísticos mais urbanos. Derrubadas de árvores, pesca e outras atividades são proibidas. As atitudes podem parecer pequenas, mas geram resultados importantes, principalmente a longo prazo.

Principais atividades do turismo ecológico

Além de saber o que é turismo ecológico, é interessante conhecer algumas atividades práticas que se encaixam nessa categoria para incorporá-las nas viagens para destinos de natureza. Seja qual for a sua atividade preferida, o mais importante é que você a pratique com respeito às condições naturais e às comunidades locais, sempre com atitudes sustentáveis e sem agredir o meio ambiente.

Mergulho

Observar a vida debaixo d'água de perto é uma atividade que pode ser feita em águas doces ou salgadas, sempre com a supervisão de profissionais. Há opções de mergulho para todos os níveis, do inexperiente ao mais preparado, em baixas profundidades ou de forma totalmente subaquática. Isso pode ser feito com aparelhos de respiração mais simples, como o snorkel, ou mais complexos, como os cilindros de oxigênio. Entrar em contato com um universo diferente e estar em meio a espécies únicas de fauna e flora é uma experiência fantástica e surpreendente. Porém, vale lembrar que a orientação em um mergulho é nunca tocar nem alimentar essas espécies, respeitando sempre o habitat delas, no qual os mergulhadores são os visitantes.

Rapel

Quem tem um perfil mais aventureiro certamente vai gostar de praticar o rapel, que pode ser feito em montanhas, paredões ou quedas d'água, sendo muito comum em destinos com grandes cachoeiras. A prática consiste basicamente em descer pendurado por uma corda e com os equipamentos adequados para garantir a segurança. O rapel utiliza algumas técnicas de alpinismo, exige concentração e força para superar limites, o que faz com que seja benéfico tanto para o corpo quanto para a mente. Deve ser feito em grupos de no mínimo três pessoas. Para os inexperientes, deve haver sempre acompanhamento de instrutores.

Cavalgada

Andar a cavalo em meio a paisagens exuberantes pode ser uma experiência relaxante, tranquila e divertida, além de ser uma boa opção em trajetos mais longos ou de difícil acesso, onde nem sempre é possível chegar por meio de caminhadas. Esse tipo de atividade é muito comum no turismo ecológico, em regiões com serras, matas fechadas, rios e cachoeiras. As cavalgadas costumam ter acompanhamento de monitores, de forma que possam ser feitas por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não têm prática.

Ciclismo

Assim como a cavalgada, o ciclismo é uma forma diferente de contemplar alguns cenários fantásticos. Exige um pouco mais de condicionamento físico, além de uma bicicleta preparada para os tipos de trajetos e equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras e outros. Usar a bicicleta também é uma forma de ajudar a preservar o meio ambiente. O ciclismo pode ser feito com mais tranquilidade ou mais emoção e adrenalina, dependendo do local. Há quem prefira os terrenos irregulares, com muitas subidas e descidas, mas há quem goste mais dos que são planos. Há outras atividades de turismo ecológico, como caminhadas, trilhas, escaladas, montanhismo, exploração de cavernas e muito mais. A melhor prática vai sempre depender de cada local e do perfil de cada pessoa.  

3 destinos nacionais de turismo ecológico

A grande diversidade de biomas, com um extenso litoral, muitos rios, parques e regiões preservadas, faz com que o Brasil seja considerado um dos países com maior potencial para o turismo ecológico. Veja alguns dos melhores destinos nacionais.

Amazônia (AM)

A região onde fica a maior floresta tropical intacta do mundo não poderia ficar fora da lista de destinos de turismo ecológico do Brasil. Na Amazônia, é possível fazer caminhadas pela mata, passeios de canoa pelos rios, observação de botos, entre outras atividades. Um dos destaques é o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Uma boa base para fazer os principais passeios pela região é Manaus , capital do Amazonas e cidade mais bem estruturada para o turismo. Tem uma localização estratégica, perto do Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com 400 ilhas, dezenas de lagos e rios, além de rica flora e fauna. A cidade de Presidente Figueiredo tem mais de 100 cachoeiras e opções de atividades, como rafting, tirolesa, rapel e trilhas.

Brotas (SP)

Brotas, no interior de São Paulo, é conhecida como a capital do ecoturismo, por ser uma referência quando o assunto é o turismo ecológico no Brasil. É um destino com muitas nascentes de águas cristalinas, belas cachoeiras, rios, parques naturais e outros atrativos perfeitos para quem gosta de natureza. Entre os locais mais famosos para visitar, estão a Cachoeira Três Quedas, a Cachoeira Saltão, a nascente Areia que Canta e o Planetário CEU. A lista de atividades conta com trilhas, tirolesa, flutuação, cavalgada, rafting e fazendas abertas aos turistas, muitas delas com restaurantes, sempre mantendo a preocupação e o cuidado com o meio ambiente.

Jalapão (TO)

Nossos artigos recentes