15 julho 2024
3 minutos
15 julho 2024
3 minutos
O Mato Grosso é um estado famoso por suas belezas naturais e pelas muitas opções de passeios ligados à natureza, principalmente no Pantanal, um dos grandes símbolos da região centro-oeste do país. Também há cachoeiras, montanhas, além de atrativos mais urbanos na capital, Campo Grande. Descubra o que fazer no Mato Grosso e aproveite nossas dicas para montar o roteiro da sua viagem!
Localizada a apenas 69 km da capital, Cuiabá, é um dos principais destinos turísticos do Mato Grosso, com muitas cachoeiras, formações rochosas diferentes, pinturas rupestres, cavernas, cânions e mirantes em meio à vegetação típica do cerrado. Lugares tão incríveis que já foram até cenário de novelas. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 com o objetivo não só de ser um local turístico, mas também de promover a preservação dos ecossistemas locais. Ele ocupa uma área de mais de 300 km e fica a 13 km da cidade de Chapada dos Guimarães, que é a principal base para quem quer conhecer a região. Seu principal cartão-postal é a Cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda d'água. A melhor época para visitar é entre os meses de abril a junho, pois de julho a outubro, no período da seca, há possibilidades de incêndios. Já entre dezembro e março é época de maior incidência de chuvas. Entre os programas imperdíveis está o circuito das cachoeiras, uma trilha de aproximadamente 6 km (contando a ida e a volta) passando por sete cascatas. Também é possível fazer caminhadas, praticar ciclismo, tomar banhos de rios e observar as diferentes espécies da fauna brasileira. A entrada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é gratuita, mas alguns passeios precisam ser feitos com guias autorizados - pagos à parte. Funciona todos os dias de 8h30 às 16h.
A região que fica às margens do Rio Cuiabá, na capital do Mato Grosso, é uma das mais tradicionais da cidade. Recentemente passou por uma revitalização e se tornou um dos principais pontos turísticos. Com mais de 1 km de extensão na Avenida Manoel José de Arruda, tem um amplo calçadão para caminhadas, academia ao ar livre, árvores, bancos para descansar, pontos para contemplação do Rio Cuiabá. E muitos bares, restaurantes, além de vários casarões coloridos que foram construídos recriando um estilo colonial, dando um charme ainda mais especial ao local. O espaço também tem lojas, esculturas que homenageiam nomes de cuiabanos que fizeram história, e recebe feirinhas de artesanato com produtos regionais. E é palco para a realização de apresentações culturais diversas. A Orla do Porto vai até a Praça Luís de Albuquerque, onde fica o Museu do Rio, com fotos e informações que contam um pouco da história do bairro e vale uma visita. Os bares e restaurantes da região são boas opções para quem quer sair à noite em Cuiabá .
Mais uma dica de o que fazer em Cuiabá é esse museu, que era o antigo reservatório da cidade e virou um espaço cultural onde são realizadas exposições e outros eventos. Foi construído no século XIX, com caixas d’água submersas que recebiam água do Rio Cuiabá, abastecendo toda a cidade por mais de 142 anos. Depois, com o crescimento da população e a necessidade de outras alternativas, ficou inativo e teve outras finalidades, como sede de emissora de rádio e de blocos carnavalescos. Até que em 2007 foi restaurado, passou a funcionar como museu e entrou na lista de programas imperdíveis da capital matogrossense. Em uma visita é possível conferir o acervo permanente com itens que marcaram a história do local, além de mostras temporárias com obras de artistas locais. Tem ainda uma área externa com palco, restaurante, ponto de contemplação do visual e uma queda d'água de 7 metros de altura. E a construção, considerada Patrimônio Cultural da cidade, por si só já impressiona, principalmente o aqueduto. O Museu Morro da Caixa D'Água funciona de segunda a sexta de 8h às 11h e de 13h às 17h, e nos fins de semana de 9h às 12h e de 13h às 17h. A entrada é gratuita. Endereço: Rua Nossa Senhora de Santana, 1105, Centro Sul - Cuiabá/MT.
Nobres é uma cidade cercada de muitas belezas naturais e não poderia faltar na lista com o que fazer no Mato Grosso. Localizada a 145 quilômetros de Cuiabá, é um lugar paradisíaco, bem preservado, e que ainda não é tão explorado pelos turistas, o que faz com que seja também uma opção mais tranquila e com melhor custo-benefício. Um dos seus atrativos que mais encantam é o Aquário Encantado, formado por três nascentes e cujo acesso é feito por uma trilha simples – a primeira parte em um veículo do local, depois com uma caminhada de 500 metros sobre uma passarela, com uma grande diversidade de flora e fauna pelo caminho. O passeio pode ser feito todos os dias das 7h às 17h30, sempre por meio das agências da região, que oferecem os equipamentos necessários (como máscaras e coletes), treinamento de adaptação e também a presença de um guia especializado. Nas águas azuis e transparentes do Aquário Encantado é possível ver peixinhos, fazer flutuação e mergulho em superfície. O local tem ainda um restaurante e algumas redes ao ar livre para quem quer relaxar.Além dos atrativos da região e das belas paisagens, Nobres é também uma boa cidade para ter como base ao fazer uma viagem para conhecer o Pantanal matogrossense .
Os hotéis da Accor no Mato Grosso são as melhores opções ao escolher onde ficar durante uma viagem aos principais destinos do estado. Há opções para todos os estilos, dos mais simples aos mais sofisticados, mas sempre mantendo o padrão de qualidade da rede. E com o programa de fidelidade ALL, a cada viagem você acumula pontos que depois podem ser transformados em descontos e outros benefícios, possibilitando conhecer ainda mais lugares pelo Brasil e pelo mundo!
Tranquilidade e praias sem igual, quer combinação melhor que essa? Confira a nossa lista de praias desertas e planeje a sua próxima viagem. Leia!
Confira algumas dicas para curtir um dia neste bairro chileno!
Tudo o que você nunca imaginou ver durante sua hospedagem
Veja algumas das maravilhas do bairro que conquista corações
A tribo dos índios Tupé, em Manaus, é um dos destinos perfeitos para quem quer viajar para conhecer aldeias indígenas no Brasil