19 julho 2024
7 minutos
vale a pena entrar nessa moda?
19 julho 2024
7 minutos
Você já aderiu à moda das roupas sustentáveis? Essa tendência é cada vez mais comum em marcas do mundo todo e está dominando as passarelas a cada estação. Há boas razões para isso, é claro. E, neste artigo, a gente resume os principais conceitos da moda sustentável. Já se você é um grande fã desse modo mais consciente de consumir, siga a leitura para ver uma lista de marcas que já aderiram a esse movimento e estão espalhando suas roupas ecologicamente corretas no mercado brasileiro. Acompanhe!
Roupas sustentáveis são peças produzidas com materiais que geram o menor impacto possível à natureza, além de contarem com boa expectativa de durabilidade e respeitando uma lógica de trabalho ética, em respeito aos colaboradores. E de onde será que vem a motivação para produzir roupas ecologicamente corretas? Em parte, ela se explica por que a indústria da moda é a segunda maior poluente do mundo. Sozinha, responde por 8% a 10% das emissões de gases estufa anuais. Entre os vários fatores que contribuem para isso, um deles é relativo aos materiais empregados na produção. Ao invés de tecidos sustentáveis, boa parte das roupas produzidas mundialmente é feita com poliéster. O problema é que essa única fibra sintética consome mais de 70 milhões de barris de petróleo ao ano e leva 200 anos para se decompor. Além disso, a cada lavagem, são liberados pelo poliéster pedaços de microplástico invisíveis, que vão parar nos oceanos, são consumidos pelos animais e chegam à sua mesa. Ao todo, são 500 mil toneladas anuais de microfibras nos oceanos por ano, todas elas decorrentes da lavagem de roupas. A indústria da moda também é famosa por ter um regime de produção que explora populações de países mais pobres, pagando apenas centavos por hora de trabalho. E, por fim, ela responde também por 20% das águas residuais do planeta. Ou seja, uma água que é devolvida à natureza contaminada por aditivos químicos. É para contornar esses danos ambientais que novas formas de criar roupas sustentáveis surgem todos os anos, trazendo uma lógica de produção em maior harmonia com a natureza.
Apesar de frequentemente usados como sinônimos, a produção de roupas ecologicamente corretas e o consumo consciente não têm o mesmo significado. Entenda a diferença entre os termos.
Já que a composição das roupas sustentáveis é fundamental para que recebam esse “título”, vale entender do que elas são feitas. É o que vamos explicar a partir de agora.
As roupas sustentáveis, assim como os sapatos, bolsas e acessórios que também seguem essa linha de produção, precisam de mais do que apenas tecidos. Para que as peças fiquem prontas, são necessários botões, fechos, solados, pingentes, amarras e todo tipo de finalizações ou adornos. Na produção desses adereços, alguns dos materiais sustentáveis para roupas são argila, madeira (como nos botões ou nas hastes dos óculos escuros, por exemplo), cordas e cortiças. Porém, para que algo seja sustentável, ele não precisa ser produzido do zero. Assim, a indústria da moda tem reaproveitado até mesmo cápsulas de café ou latinhas de refrigerante para fazer colares e brincos, lonas publicitárias para criar bolsas, entre outros exemplos do uso de materiais sustentáveis.
Já na produção das vestimentas em si, as roupas sustentáveis precisam ser um pouco mais inventivas, olhando para tecidos que não são tão comuns no fast fashion. Alguns tecidos sustentáveis e de baixo impacto são a lã (apesar de rejeitada por muitas marcas pela sua origem na exploração animal), o linho, o cânhamo, os tecidos de bambu e de soja, os couros de cacto, maçã e abacaxi, além de criações como o liocel e o modal (feitos a partir de polpa de madeira). Novamente, o reaproveitamento de materiais também entra em cena. É possível reutilizar garrafas PET para criar roupas impermeáveis, redes de pesca de nylon antigas para a produção do econyl, entre outras reinvenções para reduzir o impacto ambiental da moda.
É interessante observar que o assunto roupas sustentáveis não está livre de polêmicas. Em tempos de fakes news, as notícias falsas, vale esclarecer o que é mito e o que é verdade a esse respeito.
As consultoras de estilo costumam calcular o valor real de uma peça de roupa não pelo preço que foi pago nela, mas fazendo uma relação entre esse número e a quantidade de vezes que foi usada. Isso é, quanto mais vezes se usa uma mesma peça de roupa, mais “barata” ela fica, já que o preço que ela custou está sendo justificado. É por isso que muitas roupas sustentáveis têm preços elevados, mas não são caras. Como o objetivo é ser neutra, atemporal e de qualidade, elas vão combinar com muitos looks, te acompanhar em várias ocasiões diferentes e permitir que você reutilize uma mesma peça durante anos a fio, barateando o seu custo.
Não é preciso ser minimalista ou adotar um estilo mais alternativo para investir nos tecidos sustentáveis. Hoje em dia, a oferta de roupas sustentáveis é farta em cores e estilos variados, combinando com todos os gostos. Bons exemplos disso são os desfiles da famosa grife de luxo Stella McCartney ou o vestido criado pela Calvin Klein para a atriz Emma Watson , todo feito de garrafas PET recicladas. Assim como a tecnologia se desenvolveu nos demais setores, a moda não ficou para trás e soube atualizar o casamento entre o ecológico e o moderno.
Quer saber onde encontrar roupas sustentáveis à venda no Brasil? A seguir, confira nossas sugestões de três diferentes lojas.
A Osklen é uma das marcas com a alma mais carioca que existem. Ela surgiu em 1989 em Búzios, um balneário turístico famoso no Rio de Janeiro, produzindo uma moda moderna, leve e descolada. Hoje, a Osklen está presente em mais de 20 estados brasileiros, com diversas lojas em cada um deles, além de criar moda feminina, masculina, infantil e moda praia. Quanto à sustentabilidade, ela abraçou essa causa ainda na década de 90, sendo uma das pioneiras no uso de tecidos sustentáveis no Brasil. Entre os materiais adotados para criar as suas roupas sustentáveis, estão o couro de pirarucu, a eco-juta, o algodão orgânico e os tecidos que usam plásticos reciclados.
Yes I Am Jeans Dá para acreditar que uma única calça jeans pode gastar até 4.000 litros de água para ser produzida e distribuída? Além disso, quanto mais rasguinhos e desgastes na cor, mais produtos químicos são dissolvidos nessa água. É para resolver esse problema que surgiu a Yes I Am Jeans, uma empresa focada na criação de peças de jeans, como calças, jardineiras, shorts e jaquetas. Ela usa o mínimo de produtos químicos possível e cores neutras para garantir lavagens que não agridem o meio ambiente. E o que falta em variedade de tons, sobra em estilo, já que ela garante modelos modernos e confortáveis. A compra pode ser feita pelo site da empresa, com frete grátis para todo o Brasil, ou nas lojas que estão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Fortaleza.
Pantys As roupas de baixo e de moda praia também têm espaço quando o assunto é tecidos sustentáveis. A Pantys oferece opções de calcinhas, sutiãs, biquínis e maiôs. Todas as peças existem em modelos e cores variados para oferecer conforto e caber na vida da mulher moderna. A ideia da Pantys é disponibilizar roupas íntimas que absorvam o ciclo menstrual feminino, substituindo materiais de uso único ou que exigiam o descarte de plásticos. As peças podem ser encontradas online, no site da marca, e são enviadas para todo o país. Ou seja, você não precisa nem sair de casa para adicionar roupas sustentáveis ao seu armário.