Hostel: o que é, como funciona e vale a pena?

hostel, hostel brasil, jojoe

Na hora de organizar a viagem e escolher onde se hospedar no destino dos sonhos, o hostel pode surgir como uma opção viável não só para quem quer economizar, mas também para os turistas que procuram por experiências culturais muito

O que é hostel?

Hostel, antigamente conhecido como albergue da juventude, no Brasil 一 é um tipo de acomodação que prioriza a integração dos hóspedes, seja nos dormitórios ou até mesmo em espaços compartilhados, como cozinhas, lavanderias e ambientes de convivência. Essas acomodações costumam ser mais econômicas do que os tradicionais hotéis, uma vez que a ampla maioria dos quartos são compartilhados, podendo ser divididos com três ou mais pessoas. No entanto, o valor a ser pago para se hospedar em um hostel não é o mais importante para os fãs deste tipo de hospedagem. A grande vantagem em ficar em um hostel é ter a oportunidade de conhecer diferentes culturas através da socialização e, assim, desenvolver relacionamentos interpessoais muito divertidos durante a viagem.

Qual é a diferença entre hostel e hotel?

Quando falamos em hotel, a imagem de ambientes sofisticados e luxuosos vêm à mente instantaneamente. Não que os hostels não possam oferecer o mesmo requinte das estruturas de grandes hotéis, mas existem grandes diferenças entre os dois conceitos. Enquanto o hotel é um tipo de acomodação clássica, escolhida por turistas tradicionais, executivos e empresas que procuram por ambientes que atendam a eventos corporativos, o hostel foi idealizado para aqueles que desejam se conectar com o destino escolhido. Apesar de ser possível encontrar espaços de socialização e lazer em diversos hotéis, é nos hostels que a cultura da diversidade é colocada em prática. Se você pretende se hospedar em um hostel na sua próxima viagem, prepare-se para dividir as principais acomodações com outras pessoas e culturas e voltar para casa com a bagagem ainda mais cheia de experiências.

Como funciona um hostel?

Se você nunca dormiu em um hostel, ainda não sabe como funciona esse tipo de hospedagem e quer descobrir se essa é a melhor opção para a sua viagem, acompanhe os tópicos abaixo. Ao chegar em um hostel, você será apresentado aos ambientes da casa ou do prédio (em alguns casos, as propriedades podem ter mais de dois andares e muitos quartos disponíveis). Boa convivência é o lema de qualquer tipo de hostel e, com certeza, você encontrará diversas pessoas assim que se acomodar. Os quartos de um hostel podem ou não ser compartilhados, bem como os banheiros das suítes. Por não hospedarem um grande número de pessoas ao mesmo tempo, diferentemente dos hotéis, a cozinha completa dos hostels pode ser utilizada por todos os hóspedes, desde que cada um realize as tarefas de manutenção da limpeza. Vale ressaltar que, atualmente, é possível encontrar vários estilos de hostels espalhados pelo mundo. Então, o compartilhamento de espaços, valores e estrutura do local podem variar, e muito.

Tipos de quartos de hostel

Em um hostel, é possível encontrar basicamente três tipos de acomodações:

  1. Quartos privados Quartos compartilhado Quartos fechados

É claro que os nomes podem variar de hostel para hostel, mas as opções continuam as mesmas. O quarto simples é aquele que hospeda duas pessoas ou até mesmo uma família de quatro pessoas. É composto, geralmente, por uma cama de casal. O quarto compartilhado faz jus ao nome e pode ser dividido com até nove pessoas, que dormem em beliches espalhadas pelo dormitório. Nesse caso, alguns hostels adotam os quartos mistos ou exclusivamente femininos ou masculinos. A terceira opção é o quarto fechado, ou seja, um quarto compartilhado que pode ser reservado por um grupo de amigos ou também familiares. Nesse quarto, a estrutura de camas é a mesma, a única diferença é que você estará entre conhecidos. É claro que nem todos os hostels dividem suas acomodações dessa maneira. Então, lembre-se: a sua experiência dependerá do hostel escolhido.

Como escolher um hostel: o que levar em conta

Ficar em um hostel pode ser muito legal e econômico, mas é preciso fazer essa escolha conscientemente. Afinal, nem todo tipo de turista se adapta facilmente ao estilo dos hostels, principalmente aqueles acostumados a frequentar hotéis mais sofisticados. Porém, se você chegou até aqui é porque está considerando se hospedar em um hostel nas próximas férias. Então, aqui vão algumas perguntas que você precisa fazer antes de reservar o seu quarto. Economizar é uma prioridade? Se sim, o hostel pode ser a opção ideal. Estou disposto a compartilhar um quarto? Se a resposta é não, procure por um hotel. Mas, lembre-se que é possível encontrar quartos privados em um hostel. O hostel fica perto dos principais pontos turísticos? Se a resposta for não, responda a primeira pergunta novamente. Estou disposto a fazer minhas próprias refeições e manter os ambientes organizados? Reflita sobre este tópico. Quero conhecer outras culturas e fazer amizades? Se você respondeu sim sem pensar duas vezes, escolha um hostel agora mesmo!

Quando vale a pena ficar em hostel no Brasil?

Economia é a palavra-chave quando o assunto é ficar em hostel, não importa o destino.  No Brasil, existem diversos tipos de hostels espalhados nas principais cidades, principalmente aquelas que recebem turistas de todo o mundo. Se você quer economizar na hospedagem durante a viagem pelo país, procure por esse tipo de acomodação. Mas, não leve apenas o fator econômico em consideração para a sua estadia em um hostel. Sinta-se em casa, faça amigos e se divirta como nunca antes! É preciso desmentir a ideia de que hostels são locais de passagem ou sem conforto. Existem acomodações deste tipo que oferecem máximo conforto para os hóspedes, como os hostels da marca JO&JOE, criados a partir do conceito de Open House.

Open House JO&JOE

Em tradução livre, Open House significa “casa aberta” e é esse conceito que a JO&JOE desenvolveu para tornar a estadia de turistas em hostels ainda mais singular. Nos hostels JO&JOE, localizados na França, no Brasil, na Áustria e na Colômbia, você pode se sentir em casa enquanto desfruta de um ambiente tranquilo, descolado e cheio de personalidade. Fique à vontade para viajar e conhecer novas pessoas, relaxar, cozinhar e rir muito! A casa é sua!

Hostel no Rio de Janeiro: JO&JOE é opção descolada na Zona Sul

Quer conhecer a Cidade Maravilhosa e ainda não sabe onde ficar? O JO&JOE Largo do Boticário é o melhor hostel do Rio de Janeiro! Os hostels da JO&JOE foram idealizados para que você viva a experiência dos  ambientes coletivos e descontraídos de um hostel tradicional com a comodidade e o conforto que só os hotéis Accor oferecem. Já pensou em se hospedar em um hostel que oferece o melhor dos dois mundos e ainda curtir um dos bairros mais importantes do Rio de Janeiro? Conheça o hostel JO&JOE no Rio de Janeiro e curta a Zona Sul da capital carioca do jeito certo e mais econômico!

JO&JOE Medellín: o seu hostel na cidade da primavera eterna

No coração de Medellín, na capital colombiana, mais um hostel JO&JOE está pronto para receber aqueles que procuram por um ambiente artístico em meio à Colômbia. Conheça as opções de dormitórios e ambientes enérgicos decorados com arte urbana do JO&JOE Medellín: o mais novo hostel da América do Sul! Hospede-se em um bairro animado, rodeado pela natureza e com um rooftop com vista para as montanhas.

Hostel costuma ser opção para mochileiros na Europa

Não são apenas os estrangeiros que vêm ao Brasil e optam por ficar em hostels para conhecer novas pessoas. Os mochileiros que viajam para a Europa também optam por esse tipo de acomodação que, geralmente, é mais barata e prática. Se o objetivo é conhecer diversas cidades ou até mesmo países em uma só viagem ao exterior, não esqueça de procurar os melhores hostels pelo caminho. Você vai encontrar diversos estilos e, então, é só escolher aquele que faz você se sentir em casa. 

Hostel na França: JO&JOE é ambiente descolado para se sentir em casa

Vai para a França e não quer gastar muito dinheiro com hotéis luxuosos em Paris? Procure pelos hostels JO&JOE espalhados pela capital francesa e arredores e conheça a cultura local em dormitórios aconchegantes e serviços amigáveis. Você não vai querer dormir em outro lugar!

Nossos artigos recentes