Conheça as 11 praias mais incríveis de São Paulo

As praias de São Paulo escondem belezas naturais únicas e áreas extremamente preservadas. Se você ainda não conhece o litoral paulista, não faltam motivos para visitar. Neste texto, a gente vai apresentar 11 deles. São sugestões para você conferir com seus próprios olhos como São Paulo e suas praias não perdem nada para outros destinos mais concorridos do Brasil. Que tal adicionar um desses paraísos ao seu roteiro com a família ou amigos? Acompanhe!

Por que conhecer as praias de São Paulo?

As praias de São Paulo ficam a uma distância acessível da capital e são uma ótima alternativa para momentos divertidos ou relaxantes. Passar algumas horas no sol de uma praia paradisíaca pode dar um clima diferente para os seus dias de descanso e adicionar uma nova dimensão à sua experiência de viagem por São Paulo. Além disso, é um passeio que agrada a toda a família e não exige um investimento alto.  Ou seja, o melhor tipo de lazer!

Saiba quais são as melhores praias de São Paulo para visitar em 2020

Quer mais motivos para conhecer as praias de São Paulo? A gente tem! A partir de agora, vamos trazer detalhes e curiosidades sobre 11 destinos imperdíveis no litoral paulista.


Praias para conhecer o litoral norte de São Paulo

Quando ouvimos falar em litoral norte, a primeira coisa que vem a cabeça é, sem dúvidas, Ilhabela. Ilhabela não é só um destaque entre as melhores praias do litoral norte de SP.  Essa região tem algumas das melhores praias de São Paulo como um todo e também está entre as mais bonitas do Brasil. O arquipélago é um destino de verão inesquecível para qualquer apaixonado por sol.  Por lá, você encontra águas cristalinas e puríssimas, de um azul que parece que nunca viu a presença humana. A flora do local passa a mesma sensação: é preservada, vasta e repleta de plantas nativas, quase como uma viagem no tempo. Por essas e outras tantas razões, seria impossível falar de Ilhabela entre as praias de São Paulo e dar apenas uma indicação para o seu mergulho.  Anote algumas sugestões e monte o seu roteiro com esses visuais paradisíacos!


Praia do Pinto

A Praia do Pinto não pode ficar de fora do seu roteiro pelo litoral norte de SP.  Para chegar lá de carro, é preciso acessar uma rua residencial desconhecida pelos turistas e encontrar espaço em um dos poucos estacionamentos existentes na região.  Por isso, muitas pessoas acabam evitando a Praia do Pinto e ela se torna um lugar ainda mais tranquilo. Porém, existe também a opção mais bonita: caminhar até lá desde a Praia da Armação, em um passeio à beira-mar que permite ainda avistar as tartarugas na água.  Indescritível! Ela é mais uma dessas praias de São Paulo bem pequenininhas: a faixa de areia só tem 400m de extensão, mas é larga, de uma areia clarinha e cercada por lindas árvores. Porém, a areia não é o único atrativo por lá.  O mar é calmíssimo e azul, ideal para quem curte ver vida marinha.  Um pouquinho de exploração é suficiente para encontrar peixes de várias cores e tartarugas bem próximas dos banhistas. Além disso, a Praia do Pinto também conta com uma infraestrutura de quiosques e restaurantes que trazem os seus petiscos até mesas posicionadas na areia.  Banheiros também são disponibilizados para os clientes.


Praia de Castelhanos 

Ao contrário da Praia do Pinto, essa é uma das mais extensas praias de São Paulo: são 2km de faixa de areia para relaxar ao sol. O acesso, porém, não é o ponto forte de Castelhanos.  Afinal, você irá precisar pegar um meio de transporte até a praia de qualquer forma.  As opções são uma estrada de 22km que atravessa por dentro de um parque estadual ou pegar um barquinho até a faixa de areia.  Mas fique tranquilo que vale a pena!  O mar de Castelhanos é um dos mais cristalinos e azuis entre as praias do litoral norte de SP.  Além disso, a mata preservada que cerca a faixa de areia também surpreende quem está acostumado ao sudeste brasileiro.


Praias para conhecer o litoral sul de São Paulo

Mudando de direção, chegamos ao litoral sul paulista. E aqui também temos praias para encantar qualquer turista. Vamos falar mais especificamente sobre uma delas, que fica na concorrida Ubatuba.


Praia do Cedro

Situada em Ubatuba, a Praia do Cedro pode ser encontrada através de uma caminhada por uma trilha de 40 minutos, partindo da Praia Grande do Bonete ou da Praia da Fortaleza. Esse paraíso é muito diferente das demais praias de São Paulo, porque tem uma faixa de areia tão pequena que fica praticamente escondida em meio às pedras.  Ou seja, a sensação é de estar quase em uma cachoeira, sem a queda d’água. Como fica distante de lugares mais badalados, ela é absolutamente preservada e pouco frequentada, o que facilita para que o banhista aproveite uma água limpa, verdinha e transparente. Além disso, o mar por ali é calmíssimo, o que também favorece para um banho tranquilo.

Quais praias são mais próximas da cidade de São Paulo?

Para quem está na capital, a boa notícia é que o litoral não fica tão longe. É claro que isso depende da sua exata localização na cidade de São Paulo. Porém, de modo geral, em cerca de duas horas, você pode avistar o mar e curtir um merecido descanso. Confira as nossas dicas!

 

Praia de Iporanga

Mais uma entre as praias do litoral sul de SP, Iporanga fica no Guarujá, a cerca de 120km da capital. Apesar da proximidade com a cidade, ela é uma das mais escondidas entre as praias de São Paulo, o que facilita para que tenha um mar bem limpo para banho. A areia também nunca está lotada. A Praia de Iporanga fica dentro de um condomínio fechado, que limita a entrada dos banhistas, garantindo conforto para quem está na ao sol.  Porém, isso pode significar que você vai ter que sair de casa especialmente cedo para garantir o seu lugar. O ponto alto de Iporanga é a cachoeira que deságua dentro da praia.  É quase inacreditável de tão bonito.

 

Praia de Itaguaré

A apenas 127km da capital, a praia de Itaguaré fica em Bertioga e é uma das mais selvagens de São Paulo. Para chegar até lá, caminhe a partir do final da Riviera de São Lourenço, onde a praia é mais famosa e cheia de turistas.  A partir de uma trilha, que pode ser acessada na última rua da Riviera, você chega em Itaguaré em apenas 5 minutos. Itaguaré é uma praia pouco conhecida, bastante preservada e vazia, com uma areia extensa que permite uma experiência extremamente pacífica.  Seu mar cristalino é bom para o surfe ,mas, se você prefere se molhar em águas mais calmas, vale apostar no trecho da areia na qual um rio deságua.  Por lá, são formadas piscinas naturais ideais para o banho. Não conte, porém, com nenhuma infraestrutura.  Em Itaguaré, você estará imerso na natureza.

Quais são as melhores praias de São Paulo para ir com a família?

Vai a família toda para a praia? Fique tranquilo, pois tem boa opção para curtir tanto no litoral norte quanto no litoral sul de São Paulo.


Praia do Jabaquara

A Jabaquara é uma das praias de São Paulo que fica situada em Ilhabela, o arquipélago que falamos acima e que concentra diversas praias do litoral norte de SP. No extremo norte dessa ilha, a praia do Jabaquara fica um pouquinho escondida. Para chegar, será preciso dirigir um pouquinho por uma estrada de terra e fazer uma pequena caminhada (sem obstáculos, não é perigoso para crianças). A recompensa ao final da exploração é uma praia com pouca gente e muita natureza, ou seja, pura tranquilidade. A faixa de areia é pequenininha (cerca de apenas meio quilômetro) e é cortada por rios dos dois lados, o que só ajuda a construir a beleza desse paraíso.  O mar por lá também colabora, trazendo uma água calma e limpa, de um verde intenso. O rio que deságua na direita da praia cria uma lagoa em miniatura bem rasinha.  Por isso, é o local ideal para deixar os pequenos brincando enquanto os adultos relaxam ao sol. Agora, se os seus filhos já são adolescentes, a Praia do Jabaquara tem uma boa infraestrutura de diversão.  Por lá, é possível alugar pranchas para stand up paddle e fazer passeios de caiaque também. Já para os pais, a faixa de areia oferece mesas para se sentar e petiscos à venda.  Assim, vocês não precisam se preocupar em levar comidas para a praia e ficam tranquilos que os pequenos serão alimentados. Por conta do mar tranquilo, da faixa de areia pequena e pouco disputada, é quase impossível perder os filhos de vista, o que só torna essa uma das melhores praias de SP para família.  Porém, um bom conselho para quem pretende sair de lá pelo pôr do sol é levar um repelente, já que a mata nativa também atrai insetos indesejados.


Praia de Tijucopava

A Tijucopava fica entre as praias do litoral sul de SP, no Guarujá. Está dentro de um condomínio fechado e, portanto, seu acesso é controlado.  Com isso, as famílias podem ter a tranquilidade de saber que não vão perder seus filhos em meio a uma multidão: eles estarão visíveis e poderão brincar mais livres. Além disso, o condomínio oferece uma estrutura com duchas e banheiros.  Ou seja, é um bom pedido para quem gosta de mais infraestrutura, para sair da praia direto para um restaurante ou outro programa sem levar areia consigo.

Praias de São Paulo perfeitas para conhecer em julho

Muito se engana quem acha que só dá praia em São Paulo no verão. Em pleno inverno, no mês de julho, tem ótimas opções para você visitar.


Praia Branca

A Praia Branca é conhecida por ser uma das praias do litoral sul de SP mais bonitas. Ela fica a 124km da capital, no Guarujá. Para chegar lá, o acesso pode ser feito por barco ou caminhando por uma trilha que começa ao lado do barco para Guarujá/Bertioga e se estende por 3km em meio à vegetação. Ela é escondida mesmo, então, é preciso levar lanches e bebidas, porque não é possível contar com infraestrutura no local.  A vantagem disso é a total sensação de imersão na natureza. Deserta, sem construções e comércio por perto, a Praia Branca conta com uma faixa de areia da mesma cor que seu nome e extensa, um mar azul cristalino e muita vegetação nativa. Por conta da sua beleza, a Praia Branca costuma ficar cheia na alta temporada.  Por isso, é perfeita para a lista de praias de São Paulo para visitar em julho.


Praia de Maresias

Maresias é uma das praias do litoral norte de SP mais badaladas. Ela fica em São Sebastião, a 180km da capital do estado. São 5km de extensão de uma areia branca e macia, banhada por um mar cristalino e que atrai os surfistas de São Paulo. Para se distrair, a faixa de areia comporta slacklines, redes de tênis de praia e de futevôlei.  Na orla, a ciclovia também não para, com pessoas patinando, pedalando e andando de skate ao longo do dia. Ao redor da praia, os banhistas encontram uma variedade imensa de restaurantes, bares e hotéis.  À noite, festas que vão até a madrugada. Essa combinação atrai jovens de todas as cidades ao redor, que disputam o espaço na areia pelas manhãs. Por essas e por outras que essa é uma das praias de São Paulo mais visitadas e que recebe mais turistas, ainda mais na alta temporada.  Isso significa que a melhor opção para visitá-la pode ser na baixa temporada, quando o ambiente não fica tão disputado.

Praias de luxo paradisíacas em São Paulo

Agora, se o que você quer é levar para casas belíssimas recordações, com fotos de verdadeiros paraísos,mas tudo com muito luxo e requinte, São Paulo não fica devendo. Temos duas dicas para você que valem muito a visita.

 

Praia Enseada 

Essa é uma das praias do litoral sul de SP mais badaladas  A praia da Enseada fica no Guarujá e é bastante urbana. A areia do local, branca e fininha, forma uma faixa longa e larga, que ocupa 7km (a mais extensa da cidade) e oferece espaço ao sol para muitos banhistas. A infraestrutura do local conta com vários quiosques, como o da Beth, o Aquarela e o É Show.  Eles fornecem drinques variados, aluguel de guarda-sol, petiscos e duchas para os banhistas clientes, além de atrações musicais. Além disso, o mar é calmo e há uma ciclovia coberta de sombra por coqueiros, ou seja, a receita perfeita para quem gosta de praticar esportes. Com tantas opções, faz sentido que a Enseada seja uma das praias de São Paulo mais procuradas, seja para aproveitar a orla ou deitar ao sol.

 

Praia do Curral

Essa é uma das praias do litoral norte de SP preferidas pelos turistas.  Ela, definitivamente, está entre as mais famosas de Ilhabela e é uma das praias de São Paulo mais badaladas, especialmente nos meses mais quentes. A Praia do Curral é urbana: nas suas proximidades, existem diversos estacionamentos, pousadas, hotéis e restaurantes que vão de opções com frutos do mar à culinária japonesa. Na orla, os vários quiosques oferecem mesas e cadeiras para os clientes, duchas de água doce para se refrescarem e banheiro.  Além disso, é possível também alugar pranchas de stand up paddle e caiaques para esportes marítimos.  Todas essas opções atraem um público de frequentadores jovens, que chegam às areias da praia às centenas nos dias de alta temporada procurando por agito. Já no quesito natureza, o mar por lá é calmo e claro, margeado por um trecho de área verde que oferece sombra aos banhistas.